Dicas para escolher seu cartão de crédito da melhor maneira

Encontrar o melhor cartão de crédito é, às vezes, bem complicado. Pode até parecer que todos os cartões são iguais. 

Mas ao compreender suas opções e fazer as perguntas certas, você pode encontrar o cartão mais adequado para seus hábitos de consumo e situação de crédito.

Então, siga estas quatro etapas para encontrar o melhor cartão de crédito para você!

1 – Verifique o seu crédito

Descubra quais ofertas de cartão de crédito você pode estar qualificado, verificando sua pontuação de crédito. Quanto melhor for sua pontuação, maior será sua chance de ser aprovado para cartões com melhores vantagens. 

Se o número não for o que você esperava, verifique seus relatórios de crédito para ver o que está causando o problema. 

Você pode então começar a descobrir maneiras de melhorá-lo, desde mudar seus hábitos de consumo até contestar um erro em seus relatórios, se necessário. 

A lei federal dá a você o direito de uma cópia gratuita de seu relatório de crédito. Ademais, encontrar um cartão de crédito sem anuidade é uma das melhores escolhas quando falamos de cartão.

2 – Identifique o tipo de cartão de crédito de que você precisa

Existem alguns tipos gerais de cartões de crédito:

  • Cartões que ajudam a melhorar seu crédito quando ele está limitado ou danificado;
  • Cartões que economizam dinheiro em juros;
  • Cartões que ganham recompensas;
  • Entre outros tipos.

O melhor cartão para você é aquele com recursos projetados para atender às suas necessidades específicas. Se você não viaja muito, por exemplo, o melhor cartão de viagem do mundo não vai te fazer muito bem.

Entre os outros tipos disponíveis é possível citar:

Cartão de crédito para estudante

Cartões de crédito de estudante e cartões sem garantia destinados a estudantes universitários que são novos no crédito, são mais fáceis de se qualificar do que outros tipos de cartão de crédito. 

Cartão com juros um pouco menor

Um cartão com inicial de 0% e juros baixos contínuos pode ser uma boa opção para você, principalmente se existe o planejamento de usar seu cartão de crédito em caso de emergência, ou se você tem uma renda irregular e carrega um saldo de vez em quando. 

Uma  oferta de transferência de saldo  pode ajudá-lo a pagar uma dívida com juros altos, mas sem juros. Lembre-se de que essas ofertas podem ser mais difíceis de encontrar se você tiver crédito médio ou ruim.

Cartões para ganhar vantagens

Um  cartão de crédito de recompensas é uma boa opção para você, principalmente se você pagar o seu saldo integralmente todos os meses e nunca incorrer em juros. 

Esses cartões normalmente têm juros mais altos, mas oferecem bônus de inscrição maiores e dão a você pontos, milhas ou dinheiro de volta para cada real gasto.

3 – Limite suas escolhas fazendo as perguntas certas

Dependendo do tipo de cartão escolhido, é necessário que o usuário faça algumas perguntas, principalmente para que o modelo se encaixe em suas necessidades diárias. Pensando nisso, separamos alguns tipos de cartão e algumas perguntas.

Para cartões de crédito de estudante e segurados

A primeira pergunta é: este cartão vai ajudar a construir meu crédito? Pensando nisso, procure um que informe seus pagamentos com cartão de crédito nas três principais agências. Muitos cartões protegidos não fazem isso.

Na sequência: quanto custa para abrir uma conta, incluindo a taxa anual? As recompensas nesses cartões geralmente não são altas o suficiente para garantir uma taxa anual.

A menos que você tenha um crédito muito ruim, então, provavelmente você pode evitar essa despesa. 

Para cartões com garantia, quanto menor o depósito de segurança, melhor, embora seu limite de crédito possa estar diretamente vinculado ao valor do depósito que você fizer.

Por fim: posso mudar para um cartão melhor mais tarde? Pois bem, escolha um cartão que permitirá que você construa seu crédito e faça upgrade para um cartão com condições mais competitivas. 

Isso torna mais fácil deixar seu cartão aberto por mais tempo, aumentando a idade média das contas a longo prazo.

Para juros baixos, taxa de 0% ou cartões de transferência de saldo

Primeira pergunta: qual é a duração do período de 0% e qual é o juros em curso? Para responder, procure um cartão que lhe dê tempo suficiente para saldar sua dívida sem juros.

Se você está planejando carregar saldos por vários anos, considere um cartão de crédito com baixa contínua.

Depois: qual é a política de transferência de saldo do cartão? Se você estiver fazendo uma transferência de saldo, consulte as taxas de transferência de saldo do cartão. 

Descubra quais tipos de dívida você pode transferir e se há um limite para o quanto você pode transferir. 

Por fim: o cartão oferece recompensas? Se você está procurando por apenas alguns meses de 0%  talvez em vez de um bônus de inscrição, você poderá encontrar um cartão que também distribua generosas recompensas contínuas.

Para recompensas, viagens ou cartões de reembolso

O primeiro ponto é: como gasto meu dinheiro? Procure um cartão que ofereça as recompensas mais altas para as categorias em que você gasta mais. 

Por exemplo, se você gasta muito, considere obter um cartão com uma taxa anual, claro, se seus ganhos com recompensas compensarem o custo. 

Se você planeja usar o cartão no exterior, procure um sem taxas de transação estrangeira e capacidade de chip e PIN, no lugar da tecnologia de chip e assinatura padrão do Brasil. Isso também se aplica a outros tipos de cartão.

Depois é necessário questionar: quão complicado é este cartão de crédito? Se você não quiser competir com a disponibilidade limitada de assentos de prêmios, limites de gastos, recompensas e níveis de fidelidade, considere um cartão com recompensas em dinheiro de taxa fixa.

Por fim: com que rapidez vou ganhar recompensas e quanto valem? Para isso, leia as avaliações de recompensas para encontrar as respostas para essas perguntas.

4 – Inscreva-se para obter o cartão que oferece o valor geral mais alto

Limitar suas escolhas é a parte fácil, mas decidir entre duas ou três cartas semelhantes pode ser bastante difícil. Se você já encontrou um vencedor claro após a Etapa 3, vá com ele. Se não, é hora de uma rodada de desempate.

Observe atentamente as diferenças. Todos os outros valores sendo iguais, aqui estão alguns fatores que podem diferenciar um cartão:

Para cartões de crédito de estudante e segurados

O limite de crédito aumenta automaticamente. Certos cartões permitem que você aumente seu limite após alguns pagamentos consecutivos dentro do prazo.

Para juros baixo, taxa de 0% ou cartões de transferência de saldo

Planejador de pagamento de dívidas. Alguns emissores permitem que você crie seu próprio plano de pagamento de dívidas em um portal online, uma ferramenta valiosa se você estiver sobrecarregado com dívidas.

Sem taxas de atraso ou penalidade, sendo que certos cartões dispensam essas cobranças. Se você atrasar os pagamentos, isso pode ser útil.

Para recompensas, viagens ou cartões de reembolso

Despesas exigidas mais baixas. Quanto menos você precisar gastar para se qualificar para um bônus de inscrição, melhor.

Sem data de validade nas recompensas. Em alguns cartões, você pode usar suas recompensas contanto que mantenha o cartão aberto.

Quando você finalmente escolher um cartão, lembre-se de que, no aplicativo, você pode incluir todos os rendimentos aos quais tem acesso razoável, não apenas seus rendimentos pessoais. 

Para os alunos, isso pode incluir dinheiro e bolsas de estudo ou mesadas dos pais. Para outros, pode incluir a renda de um parceiro ou do cônjuge.

Considerações finais

Escolher o melhor cartão de crédito é uma decisão importante, mas não pare por aí. Use seu cartão da maneira certa para obter o máximo de seu dinheiro. 

Se você está tentando estabelecer crédito, pague sua fatura integralmente todos os meses e não use muito do seu crédito disponível. 

Atenha-se ao seu plano de pagamento de dívidas se você conseguir um acordo com 0% de juros. E se você está tentando acumular recompensas, use seu cartão para compras diárias e pague sua conta integralmente todos os meses.

O cartão de crédito que você escolher deve ajudá-lo a atingir seus objetivos financeiros da maneira mais econômica e eficiente possível, esteja você tentando obter crédito, pedir dinheiro emprestado ou ganhar recompensas. Não se contente com menos!