negócio

Dicas para abrir um negócio de sucesso

Ser um empreendedor e ter seu próprio negócio envolve desafios e uma comunicação assertiva com sua persona ou público-alvo e até mesmo, o direcionamento dos investimentos.

Nesse artigo, vamos falar sobre dois tipos de negócio que são bastante promissores: a venda de alimentos como açaí e sorvete, assim como um negócio voltado à agricultura e produtos que facilitam a vida das pessoas que trabalham no campo.

Se você tem interesse por esses segmentos e deseja conhecer mais detalhes, prossiga a leitura desse artigo.

Venda de alimentos: o que você precisa saber?

Abrir um negócio de açaí e sorvetes pode ser muito promissor para um lanche da tarde ou passeio em família.

Para isso, é importante pensar nos equipamentos utilizados em sua loja como uma balança de supermercado para a venda de produtos por quilo, assim como o local que sua loja atuará e seu público-alvo.

O investimento necessário assim como o capital de giro e retorno, também devem ser levados em consideração para abrir esse negócio.

A contratação de funcionários assim como uma estratégia de divulgação e marketing também precisam ser pensadas pelo empreendedor.

Além disso, definir quem serão seus fornecedores para a venda de açaí atacado é importante, pois esse produto precisa ter qualidade para atrair os clientes.

Vale a pena destacar também que um local que vende produtos alimentícios deve ser muito bem higienizado, seguindo normas da vigilância sanitária.

Inclusive, o órgão de fiscalização fica responsável em ir até o local verificando as instalações sanitárias, higienização do local, validade dos alimentos, dentre outros.

Lidar com alimentação é ter influência direta na saúde das pessoas e por isso, esse é um trabalho de muita responsabilidade.

Outro detalhe importante é sobre as instalações do seu local de venda desses produtos.

Instalações hidráulicas e elétricas precisam de revisão, já que são responsáveis pelo deslocamento de fluidos e podem causar vazamentos, assim como as instalações elétricas que permitem o funcionamento das máquinas, freezer e geladeira.

No aspecto de tubulação, as conexões polipropileno podem ser utilizadas para facilitar, já que as mesmas são utilizadas em locais com temperatura de até 90 graus Celsius ou que precisam de pressurização.

Além disso, existem outros equipamentos votados a tubulação que precisam ser vistos com o objetivo de evitar acidentes e dores de cabeça, como infiltrações e vazamentos.

Elementos importantes para a agricultura e irrigação

A agricultura é um setor fundamental para a vida humana, já que é de lá que vem os alimentos que são consumidos não somente no Brasil, mas no mundo.

A inovação tecnológica já chegou nesse segmento favorecendo a criação de uma plantação com qualidade, animais saudáveis e otimizando esse tempo.

Uma das inovações tecnológicas no setor da agricultura se refere à distribuição de água, um recurso hídrico, natural e esgotável.

Ou seja, o uso da água na agricultura precisa ser visto com atenção e por isso o sistema de irrigação foi desenvolvido.

A irrigação direciona corretamente o uso da água para determinada plantação, fazendo com que a mesma não se perda ou seja desperdiçada.

Existem alguns tipos de irrigação como a por gotejamento e microaspersão.

Por gotejamento, existe uma tubulação que vai liberar gotículas de água em uma planta, sendo indicada para plantação de frutas e hortaliças (mais delicadas).

No caso da plantação de coqueiros, melancia e outros é indicado utilizar o aspersor para horta.

Ele possui um direcionamento e jatos de água em maior quantidade, direcionado ao “pé” da planta.

Esse material é obtido em lojas e segmentos que são especializadas em agricultura e em produtos para o campo.

Além de utilizar o aspersor ou até mesmo o micro aspersor para horta, que é fixado na terra e ligado a tubulação do local para o direcionamento de água, o empreendedor pode apostar na comercialização:

  • De sementes;
  • Adubo;
  • Produtos para irrigação;
  • Alimentos para animais, como ração;
  • Fortificantes do solo, como vitaminas.

Além disso, o negócio pode comercializar também as balanças digitais pequenas, que servem para verificar a quantidade exata de material que deve ser utilizado no campo. Na agricultura de precisão esse tipo de equipamento é utilizado.

Para investir nesse segmento ou negócio é importante estar atento ao tipo de produto que será vendido, seu público-alvo assim como o contato com fornecedores, para oferecer materiais de qualidade ao cliente.