gestão

Detalhes técnicos do seu negócio

A organização e a gestão de um negócio de forma eficiente são fundamentais para que os processos sejam produtivos dentro da empresa. De uma simples Locação de Impressora até processos admissionais, há uma série de detalhes técnicos que precisam ser cumpridos com muito controle e precisão.

No caso do aluguel de equipamentos como uma impressora, esse detalhe está muito ligado com a redução dos custos operacionais do negócio e a otimização de recursos.

A economia gerada com o aluguel de uma impressora laser pode, inclusive, retornar ao fluxo de caixa do negócio e ser direcionada para outras necessidades.

Além da organização dos materiais de escritórios, a gestão de processos administrativos que envolvem a emissão  de documentos como laudos técnicos trabalhistas são atividades que envolvem uma dedicação minuciosa.

Se você tem uma empresa e quer saber mais sobre os detalhes técnicos que envolvem a gestão do seu negócio, saiba que esse artigo pode te ajudar nessa missão. Confira alguns processos que funcionam na rotina de um negócio.

Locação de Impressora e outros equipamentos

Todo escritório precisa de uma estrutura adequada para a rotina de trabalho dos colaboradores e para o fluxo da própria empresa.

Neste cenário, a otimização de custos por meio do aluguel de mobília ou equipamentos têm se tornado comum.

A redução das impressões em papel, por exemplo, é cada vez mais estimulada pela consciência ambiental e responsabilidade socioambiental corporativa. Com isso, a Locação de Impressora é algo comum.

Isto acontece porque além das mudanças no uso do papel, a tecnologia está cada vez mais modernizando os processos de gestão de documentos.

Por isso,  comprar uma impressora pode não ser um investimento tão interessante quanto antes. Até mesmo equipamentos mais sofisticados como a chamada impressora laser já contam com a opção do aluguel.

Independente do equipamento ou do móvel, ter essa opção pode oferecer várias vantagens para o negócio, como:

  • Otimização de recursos;

  • Redução dos gastos;

  • Redução dos trabalhos operacionais;

  • Menos desperdício de materiais e equipamentos;

  • Terceirização dos custos de manutenção dos equipamentos.

Serviços de  RH: exame admissional e demissional

De acordo com as normas que regem a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), toda empresa precisa de um setor de recursos humanos que direcione processos de contratação e demissão de funcionários.

Quando um funcionário vai iniciar sua atividade profissional em uma empresa, é importante que ele passe por um exame admissional.

Esse serviço é importante tanto para a segurança da empresa que conta com informações importantes do colaborador, como para quem está sendo contratado.

Isso porque, além de atestar o estado de saúde a aptidão antes da empresa, a realização deste exame é algo obrigatório para pessoas que são contratadas em um regime trabalhista convencional.

Vale destacar que isso faz parte das normas que organizam a segurança do trabalho.

Assim como há todo um processo envolvendo o setor de recursos humanos e medicina ocupacional antes mesmo do colaborador começar a trabalhar, existe um processo demissional.

Esses detalhes técnicos e burocráticos são importantes, uma vez que, dependendo da atividade exercida pela pessoa, algum problema de saúde pode ter sido adquirido por causa do trabalho.

Um operador de telemarketing, por exemplo, precisa passar por testes de audiometria, dicção e exames que certifiquem a saúde da coluna antes de iniciar essa atividade profissional.

Como essa é uma atividade estressante, o profissional não está livre de adquirir algum problema de saúde e, por isso, a realização do Exame demissional CLT é importante.

Além dos exames de admissão e demissão, é natural que as empresas também façam exames periódicos na rotina da empresa para certificar que os colaboradores estão saudáveis.

Laudo pericial trabalhista

Em alguns ambientes de trabalho, como as indústrias ou empresas que sejam marcadas por condições muito específicas, a gestão dos processos de segurança do trabalho é muito importante.

Neste cenário, os laudos periciais são documentos que englobam informações como insalubridade, eficiência dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), informações sobre acidentes de trabalhos e outras situações.

Quando a pessoa solicita um afastamento por causa de um acidente de trabalho ou alguma situação semelhante, por exemplo, a justiça exige o dossiê dessas informações para analisar o caso.

É neste contexto que o Laudo pericial trabalhista assume relevância.

Para a elaboração desse documento, são necessárias uma série de informações técnicas. Por isso, se você ainda não conta com um setor de profissionais especializados na área de segurança trabalhista, é hora de reavaliar essa necessidade para melhorar a estrutura do seu negócio.