aviação

Serviços oferecidos por uma escola de aviação

Para encontrar a escola de aviação ideal, diferentes aspectos devem ser levados em consideração, como os instrutores, a programação oferecida, aeronaves e a experiência da instituição.

Essas questões possuem impacto no tipo de serviço oferecido, o que só reforça a necessidade de procurar com cautela e obter o máximo de conhecimento possível sobre as opções existentes.

Em meio às alternativas que podem ser oferecidas, é possível citar até mesmo processos online, como o de agente de aeroporto e piloto privado. Naturalmente, somente algumas questões teóricas são abordadas.

Além disso, existem também as alternativas semipresenciais e as aulas totalmente presenciais, o que pode ser mais favorável para algumas pessoas.

Entre os cursos que podem ser encontrados, é possível citar:

  • Mecânico de aeronaves;
  • Curso DOV;
  • Piloto privado;
  • Piloto comercial.

A primeira alternativa é muito abrangente, pois três especializações podem ser abordadas: a de célula, que corresponde a estrutura das aeronaves; aviônicos, que são os equipamentos eletrônico;s e de grupo motopropulsor, a respeito de motores e acessórios.

No entanto, o módulo básico é, naturalmente, indispensável para qualquer tipo de especialidade que seja almejada.

O módulo é uma alternativa que envolve disciplinas como a eletricidade básica, conexões, tubulações, sistema de combustível, desenho de aeronaves, física e ferramentas.

Já ao abordar o curso de DOV, é uma alternativa imprescindível para que grandes aeronaves sejam operadas.

É por meio dessa modalidade que disciplinas como navegação aérea, inglês aeronáutico, regulamentações, sistema de aviação nacional e internacional, monitoramento de voo, planejamento, entre outras são aplicadas em dois módulos.

O curso de piloto privado corresponde a basicamente o passo inicial para pilotar, no qual aeronaves de pequeno porte são conduzidas em condições meteorológicas adequadas, sem qualquer tipo de finalidade comercial.

É por meio da habilitação obtida com esse curso que são abertas as oportunidades para atuar como piloto comercial e voar em elementos monomotores como helicópteros e aviões, com prestação de serviços para companhias aereas e outras atividades.

No caso do curso de piloto comercial, para avião ou helicóptero, assim como em outros casos, as características podem variar de acordo com a instituição.

No entanto, de uma maneira geral, treinamentos práticos e teóricos são aplicados após atender os requisitos na formação de piloto privado, como conhecimentos técnicos da aeronave, regulamentos de tráfego aéreo e da aviação civil e determinadas horas de voo em aeronaves homologadas para atender a finalidade instrutiva.

Conheça mais características sobre DOV

O DOV (Despachante Operacional de Voo) está presente em diversas empresas, principalmente nas que operam com grandes aeronaves para o transporte.

Os requisitos para que essa profissão seja exercida são determinados por meio da ANAC (Agência de Aviação Civil e pela Organização de Aviação Civil Internacional.

Dessa maneira, é um profissional de grande importância para que os processos de decolagem das aeronaves atendam requisitos de segurança.

O despachante também lida com recursos relacionados com documentações para a liberação e monitoramento de progresso de cada transporte, além da possibilidade de prestar aconselhamento para a tripulação a respeito de alguma situação de risco.

A solicitação para obter a licença e habilitação de DOV deve ser realizada em empresas aéreas por meio de recursos específicos para essa finalidade, que normalmente são digitais e exclusivos de corporações devidamente certificadas.

Entre os requisitos para a solicitação estão elementos como a aprovação em exame da ANAC, documentos, certificado do curso de DOV, atestado de 40 despachos reais supervisionados, entre outros.

As funcionalidades de carimbos para empresas

O carimbo para empresa é um dos recursos que são aparentemente simples, mas muito úteis para o dia a dia de diferentes corporações, inclusive para escolas de aviação.

Nesse caso, pode assumir diferentes funcionalidades, principalmente para lidar com rotinas de assinaturas. Entre os processos que podem contar com carimbos estão pagamentos, certificações, autorizações e restrições.

Existem os carimbos com elementos textuais, somente números e datadores, além de opções que podem ser em madeira ou automáticas.

Devido a diversidade de funções que podem ser atendidas e os modelos disponibilizados, é importante analisar quais são as necessidades dos processos nos quais os carimbos serão aplicados.

É válido observar que com os recursos adequados em todos os setores da escola, existe a possibilidade de obter resultados eficazes com cada opção oferecida.

Hoje em dia, conforme abordado, até mesmo opções com parte do conteúdo digital podem ser encontradas, porém, independentemente do método ou curso que seja escolhido, a qualidade do ensino deve ser sempre uma prioridade.