destinos

Destinos baratos para conhecer no Brasil

Quem gosta de viajar sabe que o custo financeiro é um dos motivos pelos quais não se pode conhecer tantos lugares quanto se deseja. No entanto, viajantes experientes garantem que, com as escolhas certas, é possível conhecer novos destinos sem gastar muito.

Pesquisar bastante é um dos segredos. É bom ficar de olho na baixa temporada para aproveitar pacotes promocionais até mesmo em lugares que custam mais caro. Além disso, alguns destinos são mais acessíveis que outros – e não perdem em nada para passeios de alto custo.

Trindade, Rio de Janeiro

A pequena vila de pescadores, que fica no município de Paraty, é um daqueles paraísos para quem busca por contato intenso com a natureza. Lá há trilhas, cachoeiras, cavernas, piscina natural e um mar de águas cristalinas calmas ou agitadas, como o turista preferir.

O local conta com várias opções de hospedagens e restaurantes, para todos os bolsos e preferências. Diversos restaurantes servem pratos feitos a preço justo e quem está apertado pode dormir em um dos vários campings do local.

Porto Seguro, Bahia

Em quase todo o Nordeste é possível comer e beber sem gastar muito, o que é um ponto muito positivo para quem ama viajar. Porto Seguro, na Bahia, é um dos destinos mais visitados por turistas, porque tem praias de mar azul e morno e agito por todo lado, para quem pode e para quem não pode gastar.

Com uma boa pesquisa, é possível encontrar passagens aéreas baratas para o destino. As hospedagens no centro da cidade, mais longe das praias, também têm preços justos. Para quem quer economizar, é possível ir de transporte público para vários dos pontos mais famosos da cidade.

Ilha de Marajó, Pará

Maior arquipélago fluviomarinho do mundo, a Ilha do Marajó é banhada pelos rios Amazonas e Tocantins e pelo oceano Atlântico, com paisagens exuberantes no meio da Floresta Amazônica. É possível chegar até lá com uma viagem de Catamarã saindo de Belém, capital do estado.

Fora da alta temporada é possível encontrar hospedagem e comida a preços atrativos. Alguns dos programas, como caminhar pela selva ou observar a rica fauna e flora do local, podem ser feitos de graça. Outros, como passeio de búfalos ou rafting, são pagos, mas os preços não costumam ser muito altos.

Guarapari, Espírito Santo

Uma das cidades litorâneas mais baratas da região Sudeste, Guarapari tem mais de 50 praias e vários mirantes com paisagens dignas de filme. É possível encontrar alimentação e lugar para ficar com preços em conta e, mesmo nas regiões próximas às praias, as barracas não costumam ser tão caras quanto em outras cidades da região.

Vale tirar um dia para visitar o Parque Estadual Paulo César Vinha, que reúne rochas, praias, um arquipélago, lagoas com águas vermelhas e trilhas. Para alguns passeios é preciso contratar um guia, mas os preços são acessíveis.

Chapada dos Guimarães, Mato Grosso

A cerca de 60 quilômetros de Cuiabá, a pequena cidade tem um Parque Nacional com paisagem exuberante. O local reúne enormes paredões, quase 500 cachoeiras e pelo menos 60 nascentes de águas cristalinas, locais perfeitos para se refrescar no calor intenso que faz na maior parte do ano.

Há trilhas para iniciantes e algumas que exigem mais preparo. Para determinados trajetos é preciso contratar um guia, mas os preços costumam sair bem em conta, especialmente se você for em grupo. No local é possível levar sua própria comida e bebida nos passeios para economizar.

Texto: Gear Seo