Itens para quem deseja ter uma pizzaria

Ao abrir um restaurante, independentemente se for uma pizzaria, restaurante italiano, japonês, contemporâneo ou qualquer outro.

O dono do negócio precisa saber que é preciso adquirir alguns equipamentos para restaurante que são básicos para que ele consiga funcionar.

Além da equipe necessária, que vai ter o seu tamanho variando conforme o porte do restaurante, existe uma estrutura mínima para que o restaurante consiga atender o seu público.

No caso de um restaurante pequeno, por exemplo, a equipe deve ser composta por, pelo menos, cozinheiro, um auxiliar de cozinha, um garçom e uma pessoa que seja responsável pelo administrativo.

As cozinhas industriais são espaços fundamentais de onde parte o funcionamento de um restaurante.

bancada de aço inox para cozinha industrial é um item muito importante.

Além de ser mais resistente e durável, ela é mais fácil de ser higienizada.

Além da organização, higiene e perfeita execução do trabalho por parte de todos os funcionários.

Uma cozinha industrial é composta por alguns itens que não podem faltar fazendo com que as refeições sejam preparadas de forma ágil e produtiva.

Garantindo os equipamentos essenciais para o seu estabelecimento, como pia de inox e exaustão para cozinha industrial, por exemplo, o bom funcionamento e desempenho do negócio podem ser impulsionados.

O Brasil possui uma legislação rígida em relação aos negócios de produção e comercialização de alimentos.

Por isso, é importante estar atento às leis que regulam desde aos materiais de construção, regras sanitárias, documentação e alvarás para o funcionamento correto do estabelecimento.

Para cumprir todas as normas, vale a pena consultar os órgãos responsáveis pela fiscalização desses locais, como prefeituras, corpo de bombeiros e vigilância sanitária.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, impõe várias exigências que devem ser seguidas na hora de criar e executar um projeto de cozinha industrial.

Como materiais de acabamento do espaço, sistemas de gás, água, instalação de coifas e local ideal para se instalar e posicionar cada item da cozinha.

Depois de pronto e aprovado o projeto, chega a hora de adquirir os equipamentos. No caso de uma pizzaria, por exemplo, é indispensável um forno para pizza. 

Como montar uma pizzaria

Apesar de existirem muitas pizzarias esparramadas pelas cidades no Brasil, sendo um segmento de forte concorrência, montar uma pizzaria pode ser um negócio extremamente lucrativo.

A pizza possui origem italiana, mas caiu no gosto dos brasileiros há muito tempo. Existem, basicamente, quatro estilos de pizzaria, que podem ser:

  1. Pizzaria a la carte
  2. Pizzaria rodízio
  3. Pizzaria fast food
  4. Pizzaria delivery

A pizzaria a la carte é aquele modelo mais comum no mercado, em que o cliente escolhe o sabor da pizza com base nas opções do cardápio.

Já no modelo rodizio, o preço é fixo e existe uma grande variedade de sabores que ficam passando pelo salão. O cliente paga o valor estabelecido e pode comer a quantidade que quiser.

Já a pizzaria fast food possui fatias disponibilizadas para serem comidas de forma individual no local.

Por fim, a pizzaria delivery, que faz muito uso de caixa de pizza personalizada, possui o serviço de entrega em domicílio disponível.

É preciso analisar quais os seus concorrentes na região e o público-alvo do seu negócio para decidir por qual modelo é melhor optar.

A equipe de trabalho em uma pizzaria varia conforme a a estrutura do negócio, mas, obrigatoriamente, ela necessita de ter um pizzaiolo, cozinheiros, garçons, auxiliares de cozinha, atendentes, profissionais de limpeza, entre outros.

Na cozinha, um outro item muito usado é um balcão refrigerado para pizzaria. 

Itens fundamentais em uma cozinha industrial

Alguns outros itens são fundamentais na montagem de equipamentos para cozinha industrial, fazendo com que o seu negócio funcione da melhor maneira possível, atendendo às expectativas dos seus clientes.

Dentre eles, podemos citar: fogão industrial, estante de inox para cozinha industrial.

Sistema de exaustão de coifa, bancadas de aço inox com, pelo menos, duas pias, freezers e geladeiras comerciais, fornos, fritadeiras elétrica água e óleo.

Utensílios de cozinha como panelas, facas, talheres, tábuas de corte, pratos, vasilhas.

Raladores industriais, cortador de legumes, descascador de batatas, moedor de carnes, balança de ingredientes, processadores de alimentos, liquidificadores e espremedores industriais e máquina de lavar louças.

Ao optar por abrir um restaurante, é preciso listar quais itens são indispensáveis para o seu segmento de atuação.