Descontos on-line: um guia rápido

O brasileiro adora uma boa compra, se possível, feita com descontos. Cada vez mais empresas especializam-se em disponibilizar códigos especiais para que o consumidor possa economizar.

O foco desses negócios é mostrar como aproveitar promoções de uma forma ainda mais inteligente e vantajosa, otimizando a relação dos clientes com o comerciante final. 

Essa proposta tem popularizado-se por meio de sites de compras coletivas e cupons de desconto.

Com ofertas que mudam diariamente, um único site oferece uma variedade de marcas e produtos, possibilitando encontrar praticamente tudo o que você precisar.

É possível adquirir descontos tanto para compras corriqueiras, quanto itens de mobília ou de construção, para fazer uma reforma na sua casa, por exemplo.

Ainda é possível adicionar filtros de acordo com o que você quer comprar. As categorias variam: há as mais gerais, como farmácia, construção civil, eletrodomésticos e livraria, e as mais específicas, incluindo, moda praia, presentes e perfumaria masculina.

Essas plataformas ajudam o consumidor a traçar um caminho rápido e fácil até as lojas ou os produtos com melhor custo-benefício, atendendo uma ampla gama de setores do varejo. 

Navegação inteligente

Para tirar o melhor proveito desses recursos, o ideal é inscrever-se nos sites e consultar as ofertas diariamente.

Além disso, tome muita atenção ao preencher as suas preferências para gerar as informações corretas sobre o resultado que está buscando nesses serviços.

Afunile essa busca para obter respostas mais precisas, direcionando as marcas e os tipos de produtos de sua preferência. 

Alguns deles encaminham os principais destaques do dia ou da semana por e-mail, para que o internauta possa checar, em primeira mão, o que tem de melhor naquele período ou de acordo com as preferências indicadas. 

Para conseguir aproveitar campanhas maiores de desconto, é preciso acordar cedo: as promoções tendem a ser iniciadas entre 6h e 8h30.

Desse modo, quem está atento ao horário, consegue as melhores ofertas e até produtos, uma vez que alguns acabam rapidamente.

Lembre-se de estar sempre atento ao seu e-mail, principalmente, quando busca investir em algo importante, como uma viagem ou um curso profissionalizante. 

No caso dos cupons, verifique sempre se há limite de uso e qual é a porcentagem de desconto concedida na compra dos produtos.

Esta é uma forma de proteger o parceiro e garantir que outras pessoas também terão a chance de adquirir aquele mesmo bem ou serviço. Nesse caso, encontre uma boa quantidade de sites diferentes e confiáveis.

Outra dica importante é checar o prazo de validade dos cupons. Caso você queira utilizá-los no futuro, o ideal é deixar para pesquisá-los mais próximo à compra, pois os códigos possuem data de expiração e, se estiverem inválidos, isto será informado no momento da compra. 

Cada site terá um valor para aquele mesmo produto, por isso, busque pela melhor opção. Caso pesquise bem, poderá economizar bastante e até adiantar aquelas compras mais complicadas, como as de Natal, por exemplo.

Influenciadores digitais

Não é só por meio de sites que você pode ganhar códigos promocionais. Hoje, há a tendência do marketing de influência, que alia marcas e pessoas com alta visibilidade no meio digital. Nesta parceria, o influenciador passa a distribuir descontos enquanto realiza a divulgação da marca em suas redes pessoais. 

A seleção desses influenciadores é dada a partir do contexto do perfil e do estilo de vida daquela pessoa, que, geralmente, tem tudo a ver com os valores e o público-alvo do parceiro.

O fato do cliente utilizar o código personalizado para aquele influenciador mostra à empresa que apostar nessa figura é um bom empreendimento e ambos os públicos convergem. Ou seja, há uma coerência orquestrada. 

Por isso, sempre que ver um influenciador postando um publieditorial, um produto ou uma marca preferida na sua rede, vale ficar verificar se algum cupom promocional foi disponibilizado. Assim como nas plataformas, esses códigos podem vir com condições e diversos formatos, como:

  • primeira compra;
  • indique para amigos; 
  • compras até um prazo fixo (especialmente, em datas comemorativas),
  • de acordo com o método de pagamento.

Pacotes de assinatura

Sites de curadoria de produtos podem ser bem elaborados e despertar o desejo de querer comprar tudo! Afinal, todos os dias há novas seleções de itens para todos os cômodos e gostos. 

Pensando nesse dilema, o próprio mercado atualizou-se para contemplar a realidade de seus consumidores. Assim, surgiram os serviços que selecionam produtos que atendem às expectativas do público, de maneira bastante precisa e, muitas vezes, contando com a ajuda de profissionais especializados na área. 

Não sabe quais livros comprar? Tudo bem, há marcas que fazem uma curadoria especial para cada cliente, mês a mês, entregando o produto em casa. Está enlouquecendo com a variedade de linhas e produtos de skin care? Não mais! 

As empresas encontraram a solução nos chamados boxes. Você assina por um ou mais meses, informa uma série de dados sobre as suas preferências e voilá: uma caixa será entregue na sua casa com os melhores produtos para as exigências específicas do seu perfil. 

Os boxes podem ser escolhidos ou conter surpresas: muitas vezes, a marca fica responsável pela curadoria, sem que você saiba exatamente o que será selecionado para o seu caso.

Você também pode optar pela compra sazonal ou individual, sendo a segunda opção mais recomendada para quem quer testar o serviço, mas ainda não possui confiança no investimento. 

Além dos famosos boxes, que reúnem diversos produtos em um só pedido, há os chamados clubes de compra, que podem facilitar a vida de quem tem uma rotina atribulada.

Algumas dessas variações também fazem com que objetos de desejo se tornem mais acessíveis ao bolso.

A proposta é similar à compra de um kit que dá desconto no preço total que os produtos teriam separadamente. Isso é interessante para compras de produtos que buscam uma coerência interna, como itens para casa e decoração. 

Dicas imprescindíveis 

Antes de finalizar a compra, lembre-se de checar todas as informações concedidas dentro da página. Muitas vezes, um botão que mostra um cupom disponível, ou outras vantagens, fica imperceptível se não tivermos atenção.

Além disso, após montar o carrinho de compras, é preciso apenas ficar de olho em dois detalhes muito importantes e que podem comprometer a conclusão do processo: o frete e o prazo de entrega.

Em alguns sites, o frete acaba encarecendo muito o total final, tornando-o quase inviável.

Dependendo do tamanho do item adquirido e do local em que a pessoa vive, ele sai mais caro do que o produto em si. Já o prazo de entrega pode desafiar a paciência dos mais ansiosos. Por isso, é sempre bom checar o que o site informa antes de concluir a compra.

De acordo com o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, o “cliente pode desistir do contrato, no prazo de sete dias, a contar de sua assinatura, ou do ato de recebimento do produto ou do serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente, por telefone ou domicílio”.

Ainda há um parágrafo único que diz que o consumidor que se arrepender da compra pode ter o ressarcimento do valor pago pelo produto, que deve ser retornado em ótimo estado ao estabelecimento que o vendeu.

Texto: Gear Seo