Cosméticos naturais: tire suas principais dúvidas

A procura por produtos que realçam a beleza humana sem a presença exorbitante de substâncias químicas vem aumentando consideravelmente.

Com isso, um verdadeiro mercado está sendo construído, trazendo mais visibilidade, principalmente, para a preservação do meio ambiente.

No entanto, existem muitas dúvidas em torno da busca por cosméticos naturais. Por ser uma novidade para muitos, as marcas que vendem ou revendem esse tipo específico de produto são bombardeadas, diariamente, com perguntas acerca dos procedimentos de produção e venda.

Pensando especificamente neste tópico, apresentamos algumas das maiores dúvidas dos consumidores. Se você também quer saber as respostas para distintas indagações sobre os cosméticos naturais, basta continuar com a leitura!

Cosméticos naturais são tão efetivos quanto os que contém química?

A resposta é: depende. Para escolher entre um ou outro, é necessário saber qual é a ação final que o cosmético desempenhará. É fato que os cosméticos que possuem química podem ter uma ação mais rápida. No entanto, por outro lado, podem ser mais danosos ao nosso corpo.

Dessa forma, é muito subjetivo dizer qual é o melhor para a sua necessidade. Quando bem produzidos, ambos os cosméticos conseguem entregar um resultado final gratificante. Portanto, fica por conta do usuário decidir qual utilizar no cotidiano.

Médicos precisam indicar cosméticos naturais?

Por serem orgânicos e não conterem contraindicação, a não ser que o usuário tenha alergia a algum dos componentes, os cosméticos naturais não precisam de uma receita médica. Seja para fazer o cabelo crescer, diminuir as espinhas ou até clarear alguma mancha na pele, o uso dos cosméticos orgânicos está liberado.

No entanto, é sempre necessário consultar um médico especialista antes de iniciar qualquer tratamento. Dessa maneira, resultados finais indesejáveis serão evitados.

Ao utilizar cosméticos naturais, estou preservando o meio ambiente?

Uma das maiores preocupações das produtoras de cosméticos naturais é justamente não degradar o meio ambiente. Por isso, essas marcas não realizam ações que desmatam, por exemplo. Tudo é pensando naquilo que o meio ambiente pode oferecer ao ser humano sem provocar escassez.

Essas marcas, inclusive, também levam em consideração as suas embalagens. Quando não são feitas em materiais recicláveis, elas utilizam de componentes que são facilmente degradáveis.

Cosméticos naturais são mais caros?

Tudo pode variar de acordo com a região do país que você se encontra ou até a concentração do produto. Por exemplo, se um cosmético utiliza óleo de coco, será mais barato nas regiões que possuem grandes plantações de coqueiros, como é o caso do Nordeste.

Lembrando que o valor dos cosméticos naturais não deve ser pensado apenas monetariamente, mas, também, o quanto devolve ao meio ambiente. Ressaltando o tópico anterior, utilizar marcas que valorizam esse aspecto é contribuir para um planeta melhor.

Como eles são produzidos?

Diferente dos cosméticos que utilizam químicos na sua composição e necessitam de laboratórios enormes para serem produzidos, grande parte dos naturais costumam ter a sua obtenção de forma física. Ou seja, desde colheita, extração, decantação, prensagem, etc, há um profissional específico como responsável.

Lembrando que, para embalagem e preservação do produto, materiais como o plástico ou vidro podem ser utilizados.

Todo cosmético natural é vegano?

A resposta é: não. Existem muitos cosméticos que utilizam leite ou ovo, por exemplo, na sua concepção. Esses ingredientes não são utilizados na dieta vegana, justamente por conterem matérias-primas de fonte animal.

Caso você prefira um cosmético natural e vegano, cheque os ingredientes utilizados antes de adquirir qualquer produto. Além disso, não deixe de conferir se a produção está de acordo com as normas estabelecidas pela certificadora.

Texto: Gear Seo