Curiosidades sobre o bombeiro civil

O bombeiro civil é o profissional responsável por assegurar a proteção de patrimônios e pessoas de riscos de incêndios. Além disso, também realiza o teste e inspeção em equipamentos de segurança, que são indispensáveis para a prevenção e controle inicial de incêndios.

Qual é a principal diferença entre AVCB e CLCB?

Semelhança do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), com o Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (CLCB), pode fazer com que algumas pessoas se confundam a respeito da aplicação e exigências de ambos.

Por mais que ambos atestem que determinada edificação atende os critérios de segurança e prevenção contra incêndio, o AVCB envolve locais de maior risco, diferentemente do CLCB, que enquadra edificações com baixo potencial de risco.

Além disso, a forma de emissão também se distingue, uma vez que o certificado é emitido de forma mais ágil, após o pagamento necessário e a vistoria realizada por amostragem. Já o AVCB, tem como critério de fato uma vistoria no local.

Por mais que existam essas divergências, é importante citar que ambos exigem um profissional habilitado legalmente, como um engenheiro, para se encarregar do atendimento às medidas de segurança em cada tipo de edificação.

O CLCB é indispensável para a emissão de licenças de funcionamento, alvarás, entre outros documentos fundamentais para o uso dos locais. Ainda mais, apresenta a necessidade de renovação, onde o período estipulado depende muito dos riscos que o local apresenta.

Além disso, ambos os documentos abordados são obrigatórios em alguns casos, de acordo com o risco, como em modificação do uso, restauração, ampliação do local construído e no processo de regularização de locais de risco. Já em moradias unifamiliares, não é obrigatório, a menos que existam ocupações mistas que não apresentem separação por meio de compartimentação.

A solicitação do certificado de licença pode ser efetuada quando se trata de uma edificação térrea, armazenamento máximo de 250L de combustível ou líquido inflamável, locais que não comercializam GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) e não possuam qualquer outro tipo de item inflamável em cilindro ou tanque.

O local deve dispor de equipamentos imprescindíveis, para que a edificação seja regularizada, como sinalização de emergência, luminárias, suporte para extintores, extintores, entre outros itens que podem ser decisivos para estabelecer um ambiente mais seguro para todos.

O que é a central de alarme de incêndio?

Ao abordar a central de alarme de incêndio, é interessante citar que se trata de um dos componentes indispensáveis para o sistema de detecção e alarme de incêndio, juntamente com os seguintes itens:

  • Detector de fumaça;
  • Acionador manual;
  • Sinalizador audiovisual;
  • Detector de temperatura.

Os quatro itens apresentados são importantes, para emitir alertas quando o indício de incêndio é detectado. Esses dispositivos são conectados a central, que recebe as informações e é responsável pela transmissão dos comandos, que ativam o alarme de incêndio.

Por esse motivo indispensável que a central de detecção, o painel repetidor e o alarme estejam em áreas de visualização simplificada e frequente vigilância. Além disso, também é fundamental que o alarme geral possa ser escutado em toda a edificação.

Principais aspectos do curso de bombeiro civil

No curso de bombeiro civil, os alunos são qualificados para atuar na prevenção e atendimento em emergências, em especial, para proteger o meio ambiente, as pessoas e edificações.

Naturalmente, a carga horária do curso de bombeiro pode variar de acordo com a instituição de ensino, porém, de forma geral, é em média de 200 horas.

Com o curso, a atuação no mercado é muito ampla, pois além de realizar técnicas de primeiros socorros, responder a emergências e operar os equipamentos adequados, o profissional também será capaz de atuar no processo de regularização de locais de risco, identificar riscos de acidentes ou incêndios, entre outras possibilidades.

É importante estar atento aos tipos de pré-requisitos de cada local de ensino, que normalmente envolve a entrega de um atestado médico de saúde, que tenha citação de apto para trabalho em espaço confinado e em altura ou para atuar como bombeiro civil.

Conforme pode ser notado, o bombeiro civil é um profissional imprescindível para a segurança. Afinal, além de proteger edificações e pessoas, inspecionar e testar equipamentos, esses profissionais também realizam primeiros socorros e salvamentos em diferentes cenários, como em alturas, terrestres e aquáticos.