Curiosidades sobre escolas de aeromoça

Escola de aeromoça está a cada dia mais conhecida. Isso porque essa é uma profissão desejada por muitas pessoas, principalmente as que gostam de voar e conhecer diversos lugares, culturas e pessoas.

Uma carreira de voo é de extrema responsabilidade da aeronáutica. Para quem não conhece essa profissão é responsável pela segurança de cada passageiro, mantando o bem-estar e calma dos passageiros a bordo.

Se sonha em seguir a carreira, quer conhecer a área ou pretende abrir um negócio para oferecer esse curso, confira o artigo abaixo e veja algumas curiosidades sobre o meio e de como fazer o seu negócio decolar.

Carreira

Conhecido também como comissario de voo, o nome da profissão foi adotado há décadas por padrão em todas companhias brasileiras, internacionalmente conhecida como Flight Attendants.

Essa carreira pode ser vista como uma linha de frente em caso de emergências, mantendo atenção em tudo que ocorre em volta.

Para realizar o curso é necessário procurar uma escola de aviação certificada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), responsável por emitir um certificado de procedência, com carimbo de assinatura, garantindo destreza para realizar o serviço.

Isso ocorre porque o curso com certificação da ANAC garante o cumprimento de diversas exigências e normas, além de maior segurança para os voos e aprimoramentos na área de aviação.

Para quem deseja ser aeromoça é necessário ter algumas características pessoais como:

  • Espírito em servir;

  • Ser bilíngue;

  • Facilidade de lidar com pessoas;

  • Rapidez;

  • Atenção.

Aparência física

Hoje não é necessário ser homem ou mulher para exercer essa profissão. Mas é preciso ter uma boa aparência com peso compatível com a altura.

De modo geral, para mulheres é necessário ter entre 1,58cm e 1.80cm e homens entre 1,67 e 1,85 cm.

O avião possui um espaço pequeno e, desse modo, se a pessoa for muito alta terá dificuldade de locomoção. Já se for muito baixa, não alcançará os compartimentos de bagagens que ficam na parte superior.

Outro ponto que vale ressaltar é que esse trabalho é de contato direto com o público, o cuidado com a aparência é fundamental para garantir uma boa relação com as pessoas.

Requisitos

É necessário ter no mínimo 18 anos, ensino médio completo, ter concluído o programa de instrução teórica do manual de curso de comissário de voo e ser aprovado no aval da ANAC.

Existem algumas etapas para a contratação com carimbo dessa profissão, que são: entrevista pessoal, exame médico, teste psicológico, entrevista de qualificações e dinâmicas em grupo.

No final, a escolhida passa por um treinamento fornecido pela empresa contratante, antes de começar a exercer a função, para padronizar comportamentos e atendimentos de acordo com os padrões da companhia.

Qual a importância desses requisitos?

Esses requisitos são extremamente importantes para se manter na profissão a longo prazo. O idioma e a altura são itens básicos para um primeiro passo. Já as especializações podem trazer oportunidades ainda maiores.

Vale lembrar que é necessário que você tenha algo a mais pra oferecer, se diferenciar no mercado e aumentar as chances de conseguir uma vaga.

Nesse sentido, ter uma comunicação diferenciada e falar dois ou três idiomas – em muitos casos – já ajuda a te destacar.

A concorrência pela vaga em grandes corporações é muito alta, sendo assim, qualquer um dos diferenciais citados aqui poderá ser a peça fundamental para garantir um destaque dentro do mercado.

Vantagens

Esse profissão te permite voar pelo mundo conhecendo muitas culturas, pessoas, lugares entre outras vantagens muito atrativas, como conseguir carimbo a cada país diferente.

Além disso é possível, como iniciante, ter um bom salário. Além dos carimbos e um piso salarial atrativo, é possível receber outros benefícios como: recompensa chefe de cabine, gratificação em tempo de empresa, repouso remunerado, horas de voo diurno, horas de voo noturno, horas de voo aos finais de semana, entre outros.

Chave Gorja

Esse modelo de chave é uma das mais simples e utilizadas. A chave de gorja serve para várias portas e é utilizada para portas externas por conta da sua alta segurança.

Chave gorja é muito utilizada em banheiros de aviões ou navios, por ainda apresentar um mecanismo de segurança para casos de emergência, oferecendo uma rápida abertura.

Como vimos, é preciso ter um número bom de aptidões para se candidatar a esse cargo, afinal é uma função de contato direto com um variado público que pode – ou não – ser exigente.

Sendo assim, é preciso ter um temperamento controlado e uma personalidade um pouco maleável. Uma das principais vantagens (e que na verdade é o maior atrativo desse segmento) são as viagens realizadas, sendo possível conhecer vários locais, aprender várias línguas e vislumbrar várias culturas.