idosos

Cuidados a idosos devem ser acompanhados por profissionais

Um ambiente preparado para receber moradores da terceira idade, os idosos,  não é novidade nos dias de hoje.

Muitas pessoas que chegam nesta fase da vida precisam de um acompanhamento médico, como geriatras, profissionais de enfermagem e cuidadores que podem auxiliar de maneira exata, conforme as necessidades de cada pessoa idosa.

Com quartos aconchegantes e climatizados, uma cozinha equipada para oferecer alimentos nutritivos saborosos, além de planejamentos agendados para a medicação, estar em um lugar projetado para receber o público da terceira idade é um privilégio que deve ser ponto de debate entre os familiares que não dispõem de tempo ou espaço dedicados a esses moradores.

Rotina adaptada para cada morador

Pessoas mais velhas já têm uma vida toda com experiências, vontades e manias. Antes de instalar um idoso em uma casa de repouso, é preciso atentar para que sua rotina não seja alterada de forma brusca.

Há muitas formas de fazer este tipo de adaptação, como inserir atividades que fazem parte do dia a dia, se o mesmo tiver a possibilidade de fazer tarefas simples, como ir ao toalete sozinho, tomar banho e se medicar nos horários corretos.

Neste ambiente preparado para receber pessoas da terceira idade, diversos profissionais estão capacitados para incluir novas ações sociais, como atividades culturais e exercícios físicos, para garantir uma mente sadia, assim como a postura, sem prejuízos musculares ou às articulações.

A presença de atividades recreativas também sinaliza a apreensão e o esmero com a saúde dos moradores das casas de repouso.

As horas de lazer proporcionam momentos de felicidade, ativando a mente e melhorando diversos pontos importantes, como:

  • Coordenação motora e agilidade;
  • Capacidades cognitivas e concentração;
  • Influencia o bom humor;
  • Interação social entre moradores e cuidadores.

Todas essas atividades valorizam na possibilidade de criação de novos laços de afetividade, amenizando os efeitos que o envelhecimento proporciona, gerando novas memórias positivas, com descobertas, interações e muita descontração.

Na individualidade, o quarto de idoso moderno deve constar de equipamentos eletrônicos, como televisão com TV a cabo, rádio e, para os mais atualizados e acostumados com tecnologia, computadores plugados na internet e celular, para se comunicar com amigos e familiares.

Dessa forma, a ideia de isolamento se afasta, mostrando que é possível estar presente, mesmo que de forma virtual, para os filhos, netos e bisnetos, além de amigos e familiares.

Profissionais devem atender requisitos

Para oferecer uma experiência agradável e uma permanência com toda assistência que este tipo de ambiente precisa, os profissionais são parte essencial de um todo.

Da manutenção dos equipamentos utilizados no dia a dia, a preparação dos alimentos por profissionais da cozinha, em conjunto com nutricionistas, além de toda a equipe médica, o acompanhante de idosos é imprescindível, em qualquer tipo de cenário.

A rotina de um morador de uma casa de repouso terá a presença desse profissional em todos os momentos, inclusive durante o período noturno, para evitar qualquer tipo de acidente, preparado para atuar nos primeiros socorros, caso seja necessário.

O acompanhamento a tarefas externas, quando fazem parte da rotina de um idoso, também ficam sob a responsabilidade desse profissional, que pode ajudar em situações simples, como compras em lojas de roupas ou supermercados.

Até mesmo para os medicamentos, o cuidador de idosos deve estar atento, tanto quanto sobre a compra correta e a dosagem utilizada no dia a dia de uma pessoa que já chegou à terceira idade.

A prática de atividades físicas e a recreação também deve ser acompanhada e estar à disposição prontamente, pois nessa idade, não há tempo a perder.

Serviços especiais para os idosos

Algumas casas de repouso recebem um público-alvo exclusivo, sendo denominado asilo para senhoras, pois recebem apenas mulheres, por escolha própria, ou dos responsáveis por sua alocação.

Estes espaços não se diferenciam muitos de outros, com a mesma finalidade, tendo apenas a convivência só de mulheres como característica principal.

Nesses lugares, as atividades são voltadas para esse público específico, que se divertem praticando tricô e crochê, além de serviços de cuidados pessoais, como manicures, pedicures, cabeleireiras e maquiadores.

Caso seja preciso um serviço externo, como comprar produtos e ingredientes para uma receita culinária específica, ou equipamentos de ginástica e hidroginástica, a administração local pode contratar um motoboy terceirizado para atender de forma prática e eficiente.

A socialização que este espaço permite, com as facilidades de serviços essenciais tornam o asilo como a melhor solução para ter mais qualidade de vida, prolongada com muito carinho e dedicação dos profissionais e dos familiares.