Criptomoedas: 5 assuntos em torno do tema para ficar de olho

Os altos e baixos do mercado de criptomoedas em 2022 chamou bastante atenção de investidores. Devido a isso, diversos temas relacionados ao assunto entraram em pauta. 

Realizar a compra imediata de criptomoedas é o desejo de muitos investidores brasileiros, mas é preciso estudar o mercado e fazer as movimentações certas. 

Com o colapso da luna, projeto antes considerado promissor, e a quebra da FTX, uma das maiores corretoras de criptoativos do mundo, o mundo das criptomoedas ficou bastante agitado. Vários questionamentos surgiram, como a regulamentação dos ativos, a segurança e a proteção dos dados. 

Listamos os principais temas sobre criptomoedas para ficar de olho em 2023. Confira abaixo.

1 – Regulamentação de criptomoedas no Brasil 

A regulamentação do mercado de criptomoedas já é uma realidade no Brasil. A Lei nº 14.478 de 2022, também conhecida como Marco Regulatório de Criptoativos, foi sancionada em 22 de dezembro de 2022, pelo então presidente Jair Bolsonaro. 

Após a sanção, a lei entra em vigor em 180 dias e estipula regras e deveres dos investidores de criptoativos no mercado brasileiro. Além da regulamentação da comercialização, o projeto também traz penalizações para corretoras que fujam das regras ou atuem no país sem autorização do estado. 

2 – CBDC e Real Digital 

O Banco Central anunciou o lançamento do Real Digital, versão digital da moeda brasileira para 2024. A moeda deve passar por teste ainda em 2023, e a ideia é que o Banco Central passe a ter centralidade no mercado de criptomoedas do Brasil com a adoção da moeda digital brasileira. 

A instituição também anunciou a chegada da CBDC (sigla para Central Bank Digital Currency, que pode ser traduzido como “moeda digital do Banco Central”), que deve ser uma moeda do dia a dia, que possa ser utilizada de forma semelhante ao PIX para pagamentos e transferências. 

3 – NFT e a tokenização além de memes e imagens 

A previsão para os NFTs em 2023 é de que o modelo se encaixe em negócios tradicionais, como a comercialização de produtos exclusivos. 

O mercado gamer também deve explorar bastante o mercado de NFTs com a customização de personagens e outras possibilidades por meio dos tokens. 

Os NFTs têm atraído bastante atenção em diversos mercados, como o de games, entretenimento e esporte. Em 2023, a expectativa é que o mercado de NFTs deve ter amplo destaque em empresas tradicionais e startups para explorar o seu potencial. 

4 – Golpes e fraudes de criptomoedas 

Por conta de seu potencial lucrativo, o mercado de criptomoedas é alvo de criminosos que buscam aplicar golpes em investidores de criptomoedas. 

Segundo o relatório da Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC), 46 mil pessoas denunciaram golpes relacionados a criptoativos no primeiro semestre de 2021. Segundo os dados, o prejuízo foi de US$ 1 bilhão. 

E os golpes não são apenas nos Estados Unidos. Em 2022, a polícia federal desmantelou a quadrilha do “Sheik dos Bitcoins”, que causou um prejuízo de R$ 4 bilhões para os investidores.

Dentre os golpes e meios mais comuns para fraudes com criptomoedas, estão os:

  • Esquemas de pirâmides de investimentos;
  • Golpes de phishing;
  • Aplicativos falsos;
  • Sites que vendem criptomoedas abaixo do valor de mercado. 

Portanto, é fundamental que você fique de olho para que você não caia nessas armadilhas.

5 – Seguros para criptoativos 

Um mercado que vem crescendo no universo de criptomoedas é o de seguros. Isso mesmo! Com a adoção de instrumentos muito utilizados em mercados tradicionais de renda variável, como os derivativos, por exemplo, é preciso redobrar a proteção de transações e custódia dos ativos dos investidores. 

Bugs em códigos, por exemplo, podem ser um caminho para exploração, e isso traz vulnerabilidades a esse sistema. 

Em mercados como o DeFi, que permite rendimentos com tokens e empréstimos com criptomoedas, os seguros são uma forma de garantir confiança na aplicação e evitar golpes e prejuízos. 

Esses são alguns dos principais tópicos em debate no mercado de criptomoedas atualmente. É importante ficar atento a todas essas tendências e seus desdobramentos. Afinal, quem quer ter sucesso com criptomoedas, precisa estar por dentro de tudo sobre o assunto!