transformação

A Transformação Digital nas Empresas e Microempresas

Na era da conectividade, o impacto do digital é inegável e indispensável. Seja para uma grande e consolidada empresa ou para pequenos e micronegócios, a transformação digital é a garantia de que o empreendimento está caminhando no ritmo do mercado. 

De acordo com o Massachusetts Institute of Technology, o MIT, as empresas com maturidade digital são 23% mais lucrativas do que as concorrentes menos maduras. Só com esse dado, já dá para entender a dimensão da questão.

Diferente do que se pode acreditar, o conceito de transformação digital não diz respeito a esforços para o futuro e nem mesmo somente esforços de Tecnologia e Informação para garantir avanços tecnológicos específicos nos canais de comunicação da empresa. 

Esse é um conceito mais amplo e que não pode e nem deve ser esquecido ou ignorado por empreendedores de qualquer “tamanho”.  Saiba mais:

O que é transformação digital?

Devendo englobar todos os processos e cultura da empresa, a transformação digital é um processo de adesão da utilização da tecnologia como norte para a ampliação do desempenho da empresa em todos os aspectos – da otimização de recursos até a experiência do cliente. 

Representa, acima de tudo, uma mudança cultural e de mentalidade no negócio para garantir vantagem competitiva dentro do mercado em que atua. 

Pode ser fácil de compreender, mas nem sempre é fácil de colocar em prática, ainda mais dependendo de como a empresa já está habituada a atuar.

No caso das pequenas e microempresas, o processo de reinvenção digital pode ser um verdadeiro catalisador de resultados e poupador de recursos valiosos que poderiam ser desperdiçados. 

Veja as formas como isso impacta diretamente as empresas de pequeno porte. 

6 Benefícios da transformação digital para pequenas empresas

Pensando no caso da transformação digital nas pequenas e microempresas, existem 6 benefícios cruciais que prometem mudar radicalmente o jogo no que diz respeito a resultados.

#1 Sistema ERP – Integrando a gestão empresarial

Sistemas ERP de integração de gestão empresarial nada mais são do que sistemas/softwares que integram a gestão da empresa de ponta a ponta dentro do ambiente digital, de forma que exista não apenas um registro, mas um controle e monitoramento dos dados de forma analítica.

Unindo desde os dados de vendas, até os dados de produção, passando por estoque, CRM, financeiro e outros, os sistemas ERP garantem a possibilidade de automatizar e monitorar dados de forma segura e integrada.

#2 Experiência do usuário qualificada = ROI garantido

Por mais que pareça óbvio, muitas empresas ainda não investiram em otimizar a experiência do usuário nas plataformas digitais, que é onde a maioria dos potenciais clientes vão encontrar a marca.

Garantir a criação de um site (e constante otimização dele) com user experience qualificado pode ser responsável pelo aumento de conversões em vendas e até mesmo pela fidelização do cliente.

Depois da venda, garanta uma experiência agradável em qualquer plataforma de comunicação que utilizar com seu cliente, não se esqueça de garantir isso em todos os canais.

De acordo com o SEBRAE, não se pode inovar usando as mesmas ideias antigas em relação aos canais de entrega, estratégias e produtos. Por isso, garanta que a inovação seja uma realidade quando se trata de experiência do usuário com a sua marca e com certeza seu ROI te provará o quanto isso valeu a pena.

#3 Capacitação dos funcionários e da própria diretoria

Por se tratar de um conceito que abrange todos os processos de uma empresa, a transformação digital requer também o aprimoramento das hard skills dos funcionários e da diretoria para lidar com o dia a dia digital.

Para isso, cursos de capacitação voltados para o enfoque digital são elementares para garantir uma boa adaptação da empresa que deseja implementar a inovação tecnológica através do digital.

#4 Redução de gastos

A constante redução de gastos e desperdício de recursos é um objetivo comum a qualquer empreendedor, independentemente do porte do seu negócio. Medidas como a redução de energia, otimização do tempo e qualificação de processos são fundamentais para garantir que a transformação digital não se torne uma progressiva crescente gastos mal aproveitados.

#5 Simplificar e otimizar processos com o digital

Cada vez mais nos deparamos com softwares mais e mais preparados para facilitar nosso dia a dia gerindo uma empresa, simplificando e otimizando processos através de fatores como a inteligência artificial e a aprendizagem contínua desse mecanismo.

A transformação digital de qualquer empresa deve visar a otimização de todos os processos da empresa, das vendas até o processo de embalar e entregar produtos, ou, no caso dos infoprodutos, garantir a entrega facilitada e acessível para os clientes.

#6 Tomada de decisão guiada por dados

Também conhecidas como estratégias “data driven”, a tomada de decisão guiada por dados vem revolucionando a gestão empresarial a níveis estratosféricos. Se antes, trabalhávamos com pouquíssimos dados – até mesmo dados inconclusivos – e muitas suposições, hoje é possível trabalhar com dados coletados, analisados e resumidos por sistemas avançados.

Um outro fator interessante é que as empresas que trabalham com a transformação digital na prática não precisam temer a perda de arquivos e documentos mesmo que eles já estejam no formato digital, a recuperação de dados é cada vez mais fácil e sempre dentro do que determina a Lei Geral de Proteção de Dados.

Tudo isso permite a qualquer gestor tomar decisões que com certeza pouparão tempo, dinheiro e quaisquer outros recursos envolvidos no processo de vendas.

Impactos da transformação digital nas pequenas empresas: 3 tecnologias para ficar de olho

Considerando que os pequenos negócios geram o equivalente a um terço do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, fechando cerca de R$ 420 bilhões por ano em renda, é fundamental que a transformação digital esteja presente nessas mesmas empresas.

Isso porque são grandes catalisadoras da economia e quanto mais crescerem, melhor. E para crescer e garantir a tão almejada vantagem competitiva de mercado, é preciso estar atento aos impactos do digital nesses negócios.

Confira 3 tecnologias predominantes que os pequenos empreendedores devem ficar de olho:

#1 Inteligência artificial

Ao longo desse conteúdo, você já deve ter percebido a importância da inteligência artificial na era da conectividade, certo?

Todas as grandes empresas contam com apoio dessa tecnologia para garantir o bom manejo de dados e para entregar a demanda certa, na hora certa, para as pessoas certas, garantindo resultados mais assertivos para o empreendimento.

Dessa forma, garantir que seu negócio trabalha com ferramentas digitais norteadas pela Inteligência Artificial é uma ótima forma de garantir a inovação disruptiva e transformar digitalmente a empresa.

#2 Automatizando processos

Um exemplo básico de como a automatização de processos pode ser lucrativa são as portarias virtuais, que integram uma série de funções relacionadas ao prédio ou condomínio e garantem a automatização de um processo que antes era totalmente humano e “manual”.

Dentro de qualquer negócio, garantir que uma tarefa executada manualmente e, consequentemente, mais devagar ou mesmo com menos precisão, seja substituída por uma solução automatizada é sempre a melhor saída. E não importa se estamos falando do disparo de uma mensagem, até o controle de uma portaria.

Outro serviço que representa muito bem a importância da automatização de processos é o de administradora de condomínio, em que uma empresa presta o serviço de implementação de um sistema de controle de todo o funcionamento do prédio ou condomínio de ponta a ponta, integrado em um só lugar.

#3 Armazenamento de dados em nuvem

Por último, mas não menos importante, o armazenamento de dados em nuvem é algo que todo e qualquer empreendedor deve ter em mente. Armazenar dados na nuvem é garantir a segurança deles e garantir também que você não está ocupando espaço físico com um acervo de documentos, por exemplo.

Além disso, o manuseio analítico desses dados pode proporcionar estratégias extremamente mais assertivas e eficientes para negócios de diferentes nichos.

Dê o primeiro passo!

Seja responsável pela transformação digital inovadora que seu empreendimento precisa e dê o primeiro passo! Invista em novas formas de gestão empresarial que sejam pautadas e norteadas por princípios e ferramentas digitais. Essa mudança com certeza irá garantir melhores resultados, além de resultados mais rápidos.

Faça como os grandes players do mercado, como Netflix, Airbnb, Uber e outros, e garanta que seus processos sejam digitais, automatizados e que suas estratégias sejam totalmente data driven.

Esses são resultados comprovados e crescentes no mercado, então, ter a coragem de dar o primeiro passo mesmo em meio a dúvidas e poucos recursos como é comum em muitas pequenas e microempresas, pode ser a virada de chave que o negócio precisa para alavancar de uma vez por todas.