Consórcio ou financiamento: o que compensa mais para comprar um carro?

O momento da compra de um carro é bem importante e precisa ser feito com calma, afinal, é com ele que você vai se locomover ao trabalho ou até mesmo fazer uma viagem na época das férias. 

Por isso, precisa avaliar com calma, principalmente, quando não se tem o valor para pagamento à vista. E com isso vem a pergunta: “Consórcio ou financiamento: o que compensa mais para comprar um carro?”.

Depois de uma pandemia, em que muitos comércios ficaram fechados, vários setores estão começando a elevar a curva de vendas, e quando o assunto é carro os números não estão diferentes. 

Segundo dados de um relatório realizado pela B3, que acumulou os números até outubro de 2021, foram vendidos mais de 4 milhões de veículos financiados, sendo novos ou usados – representando um aumento de 12% na modalidade.

Já o setor de consórcio também teve alta. Um balanço feito pela Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio mostrou que houve um aumento de 10% a mais de contemplações no primeiro semestre de 2022 quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

E as compras não param por aí. De acordo com uma pesquisa feita pelo site de anúncios, OLX, os brasileiros estão com intenção de comprar um carro nos próximos 12 meses. 

Pensando nesta informação, é necessário listar o que compensa mais para comprar um carro: consórcio ou financiamento. Desta forma, você conseguirá decidir a melhor opção, caso tenha dúvidas. 

Diferença de Consórcio ou financiamento 

Pois bem, uma coisa é certa, antes de saber as vantagens e desvantagens de cada um, o ideal é saber a diferença entre eles. Dessa maneira, as principais são as seguintes: 

Consórcio

Esta opção é quando um grupo de pessoas físicas ou jurídicas se juntam para formar uma espécie de poupança com o objetivo de comprar um carro, um imóvel ou outro tipo de serviço. 

No caso consórcio, a gestão de todo o processo é realizada por administradoras de consórcios, que precisam ter a autorização do Banco Central para comercializar o produto em questão, seja:

  • Carro;
  • Apartamento;
  • Casa;
  • Entre outros.

Dessa forma, é importante que, antes de contratar o seu, você confira quais os melhores consórcios do Brasil para evitar quaisquer problemas.

Financiamento

Já a operação do financiamento é realizada por uma financiadora que irá te “emprestar” o dinheiro para você comprar bens especificados no contrato. A contratação pode ser feita tanto para pessoas jurídicas quanto físicas.

E agora? Comprar um carro por financiamento ou consórcio?

Esta dúvida fica na cabeça de algumas coisas quando vão comprar um carro, afinal, existem vários pontos bons e ruins dos dois lados. 

Uma das principais vantagens de escolher um financiamento é que, se for aprovado, você já sai dirigindo o carro da concessionária ou da loja especializada. Já se a sua opção é o consórcio, precisará esperar o fim do seu contrato ou ser campeão de um sorteio.

É legal pontuar também que, se a escolha for o financiamento, o seu carro ficará como alienado fiduciariamente na documentação até o pagamento final das parcelas. 

Outro ponto a ser avaliado é a burocracia para adquirir o serviço no momento da contratação. 

Para você ter um consórcio, não temos a obrigatoriedade de apresentar alguns documentos, inclusive, não precisa comprovar renda, mas algumas administradoras podem pedir uma lista de documentos a mais. No caso do financiamento, as coisas mudam, afinal, você tem que comprovar sua renda.

Vamos falar de juros. Quando o assunto é taxa, é melhor pegar uma calculadora e não decidir nada no calor do momento. Muitas pessoas olham apenas o valor da parcela e não calculam o valor final a ser pago.  

Neste quesito, o consórcio não tem cobrança de juros e é, por isso, uma das melhores opções. Já uma das desvantagens do financiamento é o valor dos juros e os reajustes de parcelas, que terá toda a cobrança, principalmente, quando atrasar o pagamento. 

Então, faça contas e veja o que será mais vantajoso para você. Muitas vezes este juro cobrado pelo financiamento, dependendo do prazo de pagamento escolhido, daria para comprar dois veículos. 

Agora que você já sabe um pouco das vantagens e desvantagens, é hora de escolher o carro que irá comprar. Conte aqui qual veículo você gostaria de ter?

Por Jeniffer Elaina