Confira as melhores dicas de cartão de crédito

O cartão de crédito pode ser o melhor amigo do seu bolso se você souber usá-lo de forma consciente com as dicas a seguir. Com esse meio de pagamento, você pode:

  • Fazer compras hoje e pagar depois; 
  • Comprar pela internet;
  • Parcelar em até 12x;
  • Assinar serviços;
  • Entre diversos outros benefícios. 

Neste texto, veremos como funciona o cartão de crédito, quais são suas vantagens e como solicitar um. Vamos à leitura?

Como funciona o cartão de crédito?

O cartão de crédito é um meio de pagamento que permite que você compre hoje e pague depois. Por essa razão, ele é classificado como um tipo de crédito pré-aprovado, ou seja, você tem um determinado limite para gastar.

Dessa forma, a operadora concede esse crédito para que você faça compras, e sua obrigação é pagar o valor total dentro do prazo de vencimento da fatura. Assim que você quitar a fatura do mês, o saldo é liberado novamente em forma de limite para novas transações.

Com um cartão de crédito, você pode fazer compras à vista ou parceladas, comprar pela internet, assinar produtos e serviços, entre outras facilidades. Por isso, ele é um dos meios de pagamento mais utilizados no Brasil.

Para você ter uma ideia, só no primeiro trimestre do ano de 2022 foram movimentados mais de R$ 478,5 bilhões em compras no cartão de crédito, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

Como usar o cartão de crédito?

Usar o cartão de crédito é muito simples: você faz compras presencialmente, passando ou aproximando o cartão na maquininha, ou online, informando os dados do cartão.

Você pode escolher pagar à vista, lançando o valor total para pagamento na fatura do mês, ou pagar parcelado, dividindo o valor da compra em até 12x (uma parcela por fatura nos meses subsequentes). Já a fatura mensal é o boleto onde são lançadas todas as suas compras.

Ao adquirir o cartão de crédito, você escolhe a data de vencimento da fatura, que deve ser conciliada com o recebimento do seu salário.

Entre 7 e 10 dias antes do vencimento, a fatura fecha, ou seja, as compras realizadas nesse período têm seu pagamento adiado para o mês seguinte — por isso existe o “melhor dia para compra”, que é o primeiro dia após o fechamento da fatura.

Então, você deve pagar o valor total da fatura para quitar sua dívida com o cartão de crédito e liberar o limite. Caso você não possa pagar o valor total, existem algumas opções:

Pagar o valor mínimo

Nesse caso, a fatura é considerada quitada, mas o saldo devedor restante é jogado para o mês seguinte dentro do crédito rotativo, que é uma das modalidades com a maior taxa de juros do país (mais de 300% ao ano);

Pagar um valor parcial

Você pode pagar um valor parcial que seja maior que o mínimo. Mas, da mesma forma que no exemplo anterior, o saldo devedor entrará no crédito rotativo para ser pago no próximo mês com juros acrescidos;

Parcelar a fatura

Se você não pode pagar o valor total e não quer arcar com os altos juros do rotativo, a saída é parcelar a fatura em várias vezes com uma taxa de juros menor.

Vantagens do cartão de crédito

O cartão de crédito proporciona várias vantagens importantes, tais como poder comprar hoje e pagar depois, ter a opção de parcelar compras para ter acesso a produtos e serviços mais caros, pode comprar facilmente pela internet com os dados do cartão de crédito ou um cartão virtual;

Além de utilizar o cartão para assinar produtos e serviços (ex.: serviços de streaming, planos de academia, clubes de assinatura, etc.) e ter um controle financeiro melhor concentrando os gastos no cartão de crédito.

Como fazer cartão de crédito sem anuidade

Hoje, você pode solicitar um cartão de crédito sem anuidade pela internet. Basta escolher um banco ou fintech que ofereça esse produto e libere o crédito para você. O processo funciona assim:

Você abre uma conta ou se cadastrar para solicitar o cartão de crédito. São solicitados dados como CPF, endereço e comprovante de renda, além de uma autenticação por selfie, biometria ou envio de documento.

Você passa por uma análise de crédito, se for aprovado, recebe o cartão de crédito em casa e pode começar a usá-lo por meio de um aplicativo.

Viu como é simples ter um cartão de crédito sem anuidade? Continue acompanhando nossos conteúdos para mais dicas úteis para sua vida financeira.