Fintechs e vida financeira na juventude

Conheça mais sobre as Fintechs a vida financeira na juventude 

A Global Money Week – Semana Mundial do Dinheiro (tradução livre), é uma campanha global feita pela OCDE para viabilizar a educação de crianças e jovens.

Em 2022, em sua 10ª edição, o evento aconteceu entre os dias 21 e 27 de março, atingindo, até essa edição, 40 milhões de jovens, em 175 países.

A atual edição contou com o tema: “Construa seu futuro: use seu dinheiro de forma inteligente”.

O objetivo é que jovens possam ter educação financeira de maneira que possam tomar decisões financeiras consistentes e possam, no futuro, obter o bem-estar e a resiliência financeiros.

Tecnologia, juventude e fintechs

As novas gerações estão totalmente inseridas nesse contexto tecnológico, sua vida financeira, não poderia ser diferente. 

A preferência é por serviços remotos por meio de seus smartphones, ao invés de contas tradicionais em banco com serviço presencial e burocrático.

Por isso, as soluções financeiras que as fintechs oferecem são tão atrativas à juventude. Com certeza, juventude e fintech deram match.

As contas digitais são a maioria entre os jovens adultos. Um estudo da Mambu registrou que 54% dos brasileiros entre 18 e 35 anos preferem contas digitais. 

Além de mostrar que 12% dos jovens brasileiros não possuem banco, o que é uma porta aberta às fintechs. Veja abaixo as fintechs que oferecem soluções especiais destinadas aos jovens:

PULPA

Começando com em torno de cem reais ao mês, é possível guardar dinheiro para os pequenos que podem crescer junto com os mesmos. Para assim:

  • Comprar coisas que queiram;
  • Entendam a importância das finanças;
  • Saibam como valores monetários funcionam;
  • Aprendam a economizar.

Além disso, é possível convidar familiares e amigos para contribuir.

BANCO INTER

Na conta Kids, que é gratuita e completa, conta com cartão de débito, investimentos e ensinamentos sobre educação financeira. Os responsáveis podem planejar e investir no futuro dos seus filhos.

NEXT

Aventura, personagens da Disney e educação financeira podem estar unidos, a conta é gratuita e possibilita gerenciar os gastos.

Na NextJoy, a conta digital da Next, pais e filhos podem contar com mesada programada, cartão de débito, benefícios exclusivos e educação financeira. 

NG.CASH

Carteira digital focada no público jovem e gratuita. A conta tem cartão pré-pago virtual, cartão físico, mesada programada, descontos em lojas parceiras e transferências via Pix.

SUPERDIGITAL

Com foco em menores de 18 anos, sua conta digital tem cartão mesada, funcionando como um cartão pré-pago. O controle das finanças do cartão pode ser feito através do aplicativo.

YOURS BANK

Sua conta digital voltada ao público jovem permite simulação de investimentos, envio e recebimento de dinheiro, colocar metas e cartão de crédito pré-pago. Outros benefícios são o gift card, recarga de celular e cartão virtual.

Z1 e MOZPER

Na Z1 a conta digital para adolescentes oferece cartão pré-pago, é gratuita.

Na Mozper conta com controle por meio de aplicativo, a conta digital auxilia os pais na educação financeira dos filhos. É possível escolher os locais e o valor que os filhos podem gastar. A conta possui cartão pré-pago.

TINDIN

Inovando, a startup traz um aplicativo que “gamifica” a educação financeira e permite que as crianças aprendam, na escola ou em casa.

PRAVALER

Plataforma digital de soluções financeiras para a educação. Fintech de financiamento estudantil privado.

PROVI

Solução de acesso à educação, possibilita o financiamento de cursos por meio de sua plataforma.

EUTBEM

Oferece consórcios e suas modalidades que enquadram nos sonhos dos jovens são festa de 15 anos, faculdade e intercâmbio. 

Por meio do consórcio é possível fazer contribuições mensais, até ser possível a utilização da carta de crédito.

BANCO BS2

A conta Blu é voltada para os adolescentes, integra educação financeira, por meio de gamificação e desafios que incentivam o jovem a poupar dinheiro, e conta digital, com cartão pré-pago gratuito, transferências e mesada programada. 

PREVKIDS

Por meio da plataforma, é possível investir em uma previdência privada, para o futuro da garotada, sendo viável que familiares e pessoas próximas possam ajudar.

Este artigo foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog da Fincatch. Lá você encontra diversos conteúdos sobre o universo das fintechs.