Trabalha em home office? Conheça dicas para ter um bom rendimento

A pandemia da COVID-19 acabou obrigando milhares de profissionais e empreendedores a trabalharem no formato home office. Diante desse contexto, muito se discute sobre como é possível ter um bom rendimento no dia a dia trabalhando em casa. Esse artigo vai te dar dicas bacanas sobre como você pode manter a produtividade em alta, mesmo com os desafios dessa modalidade de trabalho. Aproveite ao máximo a leitura! 

Tenha uma rotina de trabalho

Se você foi obrigado a trabalhar em home office por causa da pandemia, precisa ter uma rotina de trabalho bem definida, todos os dias. É necessário ter horário para começar a trabalhar, para almoçar, para fazer um lanche e até para encerrar o expediente. Estabelecer uma rotina saudável de trabalho pode deixar tudo mais fácil.

Não precisa ser o mesmo horário que você cumpria na sua empresa, mas é preciso que seja, pelo menos, a mesma quantidade de horas trabalhadas. Afinal de contas, é preciso dar tempo de cumprir a agenda do dia, certo? Por isso, nada de trabalhar 3 ou 4 horas por dia. Uma boa dose de bom senso nunca faz mal em nossa vida. 

 

Procure identificar o horário que você é mais produtivo

Você é mais produtivo pela manhã, no calor da tarde, à noite ou no silêncio da madrugada? Não importa. O mais importante é que você identifique o horário que tem um melhor rendimento. Quando trabalhamos nos momentos que estamos mais bem dispostos, a nossa produtividade fica nas alturas. Faça o teste e comprove! 

Investir em um bom curso de coaching pode aumentar a sua produtividade no dia a dia. Essa metodologia vai deixar todos os seus comportamentos mais assertivos e eliminar da sua mente todas as barreiras psicológicas que te impedem de alcançar suas metas e objetivos profissionais. Por isso, ela é usada pelas grandes organizações. 

 

Organize suas tarefas e não procrastine

Trabalhar via home office inclui ser um empreendedor organizado em relação às suas tarefas. Se você já começa o dia sem saber o que fazer e fica perdido em meio a tantos afazeres, seguramente não vai ser produtivo. No começo da semana, faça uma lista de tarefas que precisam ser cumpridas até o final da mesma e se esforce ao máximo para cumprí-las. 

A organização deve fazer parte da vida de todo empresário, seja no trabalho home office ou presencial. Além disso, nada de ficar procrastinando toda hora, pois as tarefas podem se acumular e atrapalhar a sua produtividade diária. A procrastinação, principalmente no formato de trabalho home office, deve ser evitada ao máximo. 

 

O seu local de trabalho também interfere

Não é só porque você está trabalhando via home office que precisa trabalhar de pijama, com o cachorro no colo ou em cima da sua cama. Um local de trabalho sujo e desorganizado também interfere negativamente na sua produtividade, mesmo que não possa parecer. Ser resiliente também é essencial no mundo dos negócios e pode ajudar a superar os obstáculos que aparecerem pelo caminho.

Por isso, tenha um espaço para trabalhar que seja limpo, arejado, silencioso, com móveis confortáveis que permitam uma boa ergonomia e bem iluminado. A sua produtividade pode ficar nas alturas se você adotar essas medidas. Pense que você está dentro da sua empresa e mantenha o seu local de trabalho intacto. 

 

Não se esqueça de fazer pausas regulares

Não adianta ser um empreendedor motivado e trabalhar 8 horas por dia sem ao menos parar para descansar a mente fazendo pausas regulares. Lembre-se de que você é humano e não uma máquina. Por isso, precisa fazer intervalos durante o expediente. A sua produtividade está diretamente ligada a isso. Mas só não vale fazer um break a cada meia hora de trabalho, combinado? 

Se você trabalhar sem fazer nenhuma pausa nem para almoçar direito, podem acontecer duas coisas: o estresse dar as caras em sua vida ou a sua produtividade vai despencar consideravelmente. E nenhuma delas é interessante para o seu negócio. Por isso, faça pausas regulares de 15 minutos a cada 2 horas de trabalho.

 

Fuja das distrações

Facebook, Instagram, Whatsapp, Tik ToK, dentre outras distrações do dia a dia, são perfeitas para acabar com a produtividade do empreendedor que trabalha home office. Se você não consegue ficar 5 minutos sem dar aquela espiada nas redes sociais, é bem provável que o seu negócio não vai decolar.

Fazer um bom curso de PNL pode deixar os seus comportamentos mais assertivos, aprimorar a sua comunicação e eliminar da sua mente todas as distrações que estão impedindo a sua produtividade. Elas não agregam nenhum tipo de valor em sua vida e podem fazer você perder um tempo precioso em seu dia. 

 

Não desvie o foco e mantenha a comunicação com sua equipe

Mesmo que seja complicado, você deve manter o foco exclusivamente em seu trabalho. A mínima distração durante a execução de uma tarefa pode comprometer a sua produtividade. Manter o foco e a concentração no que é importante é primordial para todo empreendedor que deseja fazer o seu negócio prosperar. A hipnose é uma metodologia que pode te ajudar com essa tarefa, pois tem foco direto em nossa mente.

Além disso, você também deve manter a comunicação com a sua equipe. Mesmo que todos estejam separados fisicamente, é necessário manter o contato constante para que o trabalho flua com a máxima naturalidade e sinergia. Para que uma empresa prospere no mercado é preciso que toda a equipe trabalhe na mesma sintonia, o que a deixará bem mais produtiva.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *