Conflitos no trabalho: como o empreendedor pode amenizá-los?

A convivência diária no ambiente de trabalho pode ser desafiadora. É preciso se munir de algumas habilidades para lidar com as imperfeições alheias e amenizar os inevitáveis conflitos. Por isso, elaboramos esse post que traz dicas sobre como o empreendedor pode fazer isso da melhor forma possível, para que a produtividade da equipe não seja afetada pelas brigas ou discussões. Fique conosco até o final e aproveite a leitura! 

Escute os dois lados primeiro

A primeira coisa que o gestor deve fazer antes de tomar qualquer providência, é escutar os dois lados. O coaching pode ser uma boa opção. Uma boa e franca conversa com os envolvidos pode dar uma noção da origem do conflito e o que pode ser feito para amenizá-lo, de uma vez por todas. 

Isso é essencial para que o líder não tome nenhuma atitude precipitada, o que pode acabar prejudicando todo o trabalho da equipe. Por isso, procure escutar atentamente a versão dos responsáveis pelo conflito, para só depois pensar em algo que seja plausível. Muita calma nesse momento! 

Atenha-se ao motivo do conflito

Um empreendedor experiente deve ater-se somente ao motivo real do conflito entre os colaboradores, sem se desvirtuar do que realmente importa. Antes da situação piorar ainda mais, é necessário que os colaboradores mantenham a sua atenção somente para o conflito em questão e tudo que se refere a ele. 

Quando o líder deixa outras pessoas ou assuntos atrapalharem, tudo pode virar uma verdadeira bagunça e deixar o conflito ainda mais difícil de ser solucionado. A hipnose é uma metodologia que pode auxiliar o empreendedor a resolver conflitos dentro do ambiente de trabalho, de uma maneira simples e rápida. Pode acreditar!

Imparcialidade sempre

Quando o assunto é amenizar os conflitos dentro de uma empresa, o empreendedor deve ser sempre imparcial, sem favoritismos. Demonstrar que você é imparcial e não está do lado de nenhum dos envolvidos, demonstra seriedade e foco na solução do conflito, que é o mais importante naquele momento. O bem-estar de toda a equipe é essencial. A PNL  pode te ajudar nisso.

Se você for parcial e ficar do lado de um dos envolvidos no problema, pode gerar um conflito ainda maior e afetar toda a produtividade da equipe. Deixar se levar por questões pessoais ou opiniões alheias pode demonstrar que você não tem maturidade suficiente para amenizar conflitos no trabalho. Mesmo que seja complicado, mantenha a imparcialidade! 

Dê um tempo para os colaboradores envolvidos

Brigas e discussões acaloradas no ambiente de trabalho podem deixar o clima tenso e desagradável. Para não prejudicar a produtividade do restante da equipe e o bom andamento dos processos, o mais indicado aqui é dar um tempo para os funcionários envolvidos no conflito. 

Se eles estiverem com os nervos à flor da pele, peça-os para se acalmarem e evitarem ficar perto um do outro, para que a discussão não se reinicie. O ideal é que cada um procure relaxar de alguma maneira, seja respirando um pouco de ar fresco ou fazendo uma pausa de 10 minutos no trabalho. 

Promova atividades relaxantes

Mais uma boa dica para amenizar os conflitos no trabalho em equipe. A correria do dia a dia para cumprir prazos e metas pode aumentar o nível de estresse de todos os funcionários, o que torna o ambiente propício para brigas e discussões. Por isso, que tal tirar um tempo e quebrar a cansativa rotina de trabalho para promover alguma atividade relaxante? 

Opções são o que não faltam: ginástica laboral, brincadeiras, filmes motivacionais e até palestras sobre algum assunto de interesse de todos, são boas opções de entretenimento. O fato é que as atividades relaxantes são uma excelente forma de evitar que os conflitos aconteçam no dia a dia. A sua empresa é a maior prejudicada. Pense nisso! 

Evite procurar culpados

Conflitos constantes no ambiente de trabalho tiram o sono de qualquer empreendedor. Por isso, para não piorar ainda mais a situação, evite procurar culpados. Ficar apontando dedos só vai deixar o conflito ainda mais acalorado e irritar quem for considerado culpado. Como já mencionamos, a imparcialidade é fundamental nesse caso. 

Investir em um bom curso de coaching pode te auxiliar a gerir melhor os conflitos em sua equipe, já que é uma metodologia que aprimora a sua comunicação e deixa as suas ações muito mais assertivas no dia a dia, pois tem foco direto na mente humana. Com essa técnica, você não vai ficar procurando culpados, mas sim possíveis soluções. 

Melhore a comunicação interna

Muitas vezes, as falhas na comunicação interna de uma empresa podem ser a grande responsável pelos conflitos no ambiente de trabalho. Por isso, cabe ao empreendedor fazer bom uso da tecnologia para melhorar a comunicação interna entre os setores. Boas opções no mercado é  o que não faltam. 

Se você investir em um  curso de PNL para os seus colaboradores, os conflitos dentro da empresa podem diminuir consideravelmente. Essa metodologia aperfeiçoa a comunicação, otimiza os comportamentos e elimina da mente todos os obstáculos emocionais que impedem de alcançar as metas e objetivos, sejam profissionais ou pessoais. 

Toda a equipe é responsável

Você deve deixar toda a equipe ciente de que ela também é responsável pelos conflitos no ambiente de trabalho, mesmo que indiretamente. Quando todos os colaboradores têm essa mentalidade, tudo pode ser mais tranquilo de ser resolvido. 

Uma equipe deve trabalhar em total sinergia, por isso, os conflitos são de responsabilidade de todos e não somente de um ou dois funcionários. Dessa forma, mostre para a sua equipe que os conflitos podem ser amenizados, pois depende exclusivamente dela.