Confira produtos para sinalização

Por definição, a sinalização se configura como ato ou efeito de sinalizar e, por isso, está diretamente ligada à segurança.

Seja nas estradas, em rodovias ou em prédios, placas de sinalização e outros artifícios são usados para indicar um cuidado especial com algum fator externo.

Um exemplo bem óbvio disso é a direção em dias chuvosos: para ter uma sensação de proteção na estrada.

É fundamental que haja iluminação e outros artigos que indiquem, de maneira eficiente, o que é necessário fazer até chegar ao destino.

Em estabelecimentos comerciais essa relevância não pode ser diferente.

Mesmo que o funcionário conheça o prédio em que trabalha todos os dias, possuir uma sinalização que passe por avisos de segurança são necessários para evitar que acidentes aconteçam.

Esses alertas podem ser feitos em diversas situações:

  • Alerta para alta eletricidade;
  • Saídas de emergência;
  • Substâncias tóxicas;
  • Dentre outros.

Para auxiliar nessa importante tarefa, são inúmeros os produtos que usam de diversos artifícios para chamar atenção de maneira eficaz e fundamental.

Seja através de cores ou outros materiais que o compõem.

Placa fotoluminescente

As placas fotoluminescentes se diferenciam das placas comuns por possuir a capacidade de emitir brilho em ambientes completamente escuros.

Especialmente em casos onde não há luz elétrica, tornando possível que as pessoas que lá se encontram leiam avisos e símbolos.

Podendo ser chamada de placa fotoluminescente rota de fuga, esse tipo de sinalização auxilia em situações nas quais indicar as saídas é o principal objetivo.

Além de proporcionar a indicação dos lugares onde se encontram extintores de incêndio ou mesmo hidrantes.

Sua aplicabilidade pode ser encontrada tanto em indústrias, comércios ou condomínios.

Sendo obrigatória em ambientes como escolas, mercados e cinemas, elas podem emitir brilho por até 30 horas.

Segundo a norma que regulamenta sua utilidade, a NBR 13434, a placa deve ser produzida por materiais que não propaguem chamas, além de serem resistentes a ambientes tanto internos quanto externos.

Fitas adesivas

Fornecida em diferentes variedades de funcionalidades, a fita adesiva também pode ser uma importante aliada para a sinalização.

Quando o assunto é proteção elétrica, tipos como a fita anticorrosiva são fundamentais.

Além de contribuir com a eletricidade, ainda é indicada em diversas outras situações.

No entanto, a fita adesiva de demarcação de solo é uma das mais importantes quando o assunto é delimitação de áreas propensas a riscos e acidentes.

Encontrada em diversas cores, ela pode indicar a área do extintor de incêndio, filas e até saídas de estabelecimentos.

Produzida em PVC e adesivo com base de borracha, é considerada altamente resistente e aderente.

Além disso, é ainda usada como instrumento de segurança em situações é exigida a sinalização para casos de incêndio.

Pode ser aplicada em bancos, comércio, empresas e em outros estabelecimentos.

Já a fita antiderrapante, auxilia em casos onde há risco de quedas e escorregões, como ambientes úmidos ou com presença de rampas e/ou escadas.

Garantindo a segurança tanto em áreas residenciais como, e principalmente, em estabelecimentos comerciais, ao serem aplicadas em superfícies lisas, tem fácil aplicação.

Para que haja uma boa colagem da fita, a limpeza é um dos primeiros passos

Outra sugestão é o tratamento do local de aplicação, eliminando qualquer revestimento sobre o piso, como ceras, vernizes e outros que possam comprometer a colagem.

Esse tipo de preparação oferece maior fixação, garantindo também maior durabilidade.

Já as fitas adesivas metalizadas, que também possuem cor chamativa, são usadas para isolamento térmico na construção civil, mas também pode ser utilizada para outros fins.

Esse tipo de fita é composto por polipropileno metalizado e com adesivo à base de resina acrílica, tornando-o totalmente impermeável e com alta resistência.

Em casos em que há a necessidade de utilização das fitas com maior agilidade, o aplicador de fita adesiva pode ser recomendado.

Geralmente usado para o fechamento de embalagem, essa ferramenta permite que o usuário não necessite das duas mãos para aplicar a fita adesiva, além de possuir uma área de corte.

O uso da sinalização correta e regulamentada é fundamental para oferecer maior segurança e bem estar a todos os que circulam pelo ambiente.

Nas empresas, ela garante a comodidade dos colaboradores, tornando claro os caminhos e os riscos que precisam ser chamar a atenção na estrutura e dependências da empresa, além de outras informações importantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *