Confira o que já foi moda e hoje é tido como brega

Os movimentos que acontecem na moda são um tanto quanto imprevisíveis. Isso porque aquela peça do look que você achava incrível quando tinha seus 15 anos, hoje, pode ser considerada absurdamente brega.

Claro, que existem itens que são atemporais e acabam sempre indo e vindo dentro dos nossos guarda-roupas e armários de casa. 

Mas têm aqueles que, com certeza, merecem o descarte imediato. Salve Nossa Senhora do Bom Gosto!

Brincadeiras à parte, vale a pena conferir quais peças do vestuário e objetos de decoração pessoal e de casa foram sucessos algumas décadas atrás e hoje, bem, você vai ver.

Já foi chic, hoje é brega

A moda tem lá seus mistérios, trazendo tendências e renovando peças que já foram sucessos em décadas passadas. Isso não é nenhuma novidade.

Ao mesmo tempo em que renova, ela também descarta algumas coisas que, com o tempo, passam a ser consideradas bregas. Esse processo é totalmente fluido e não tem parâmetros que o determinem.

Isso não quer dizer que tais itens não tenham sido considerados, em algum momento, como algo chic. Na verdade, a maioria das coisas que, hoje, consideramos brega, já foram super tendências em épocas passadas.

Por conta disso, é sempre bom relembrar essas peças e objetos que marcaram uma fase da história da moda, de alguma forma.

Pinguim de geladeira

Esse é um verdadeiro clássico nas casas das nossas avós. 

O pinguim era, geralmente, uma peça de cerâmica ou porcelana que ficava no alto da geladeira. Um enfeite que, com certeza, você já viu ou teve.

Alça de silicone

Nada confortável e, muito menos, esteticamente bonita, a alça de silicone era considerada uma super solução para quem desejava usar roupas sem mangas ou de costas nuas. 

O problema é que elas chegavam a machucar, já que não eram feitas de tecido, e não permitiam a transpiração da pele. 

Ou seja, ao invés de serem práticas e discretas, essas alças eram, na verdade, o completo oposto.

Anel-pulseira

Essa moda veio com tudo no ano de 2001, graças à novela O Clone, com a personagem Jade (Giovana Antonelli). 

Toda adolescente tinha que ter um anel-pulseira e de quebra soltar um “Insha’Allah!” (“se Deus quiser”), imitando a personagem Khadija (Carla Diaz).

All star com salto

Esse, com certeza, foi um dos ícones da juventude dos anos 2000. Que garota não queria desfilar com seu all star de salto, uma mistura do clássico tênis com um salto fino?!

Com bico, geralmente, fino, esse modelito nada confortável aparecia em versões de tecidos, como jeans, e até com aplicações de renda e babado. Um luxo só! Só que não!

Chinelo plataforma

Modelo que se dizia confortável, o chinelo plataforma foi um dos grandes sucessos, principalmente, para as mais baixinhas, já que oferecia, pelo menos, dez centímetros a mais.  

O único problema é que esse “tamanco” de plástico não tem absolutamente nada bonito.

Tamanco de salto transparente

Outro hit dos calçados femininos, sem dúvida alguma, foi o tamanco de salto transparente. Uma verdadeira obra de arte que mesclava um sapato “elegante” ao estilo Cinderela com algo inovador e popular. 

Caiu nas graças da mulherada, mas olhando agora, é melhor que eles tenham ficado apenas no passado.

Biquíni de coco

Bate forte o tambor, eu quero é tic, tic, tic, tac: com esse hit, a banda Carrapixo lançou, em 1996, uma verdadeira tendência de moda: o biquíni de coco. Uma verdadeira obra de arte que transformava cocos em sutiã.

Mas a verdade é que o negócio não dava sustentação suficiente, era incômodo, já que as alças eram de cordas, e nem sequer davam um formato legal aos seios. Bom que ficaram para trás!

Texto: Gear Seo