contas

Confira dicas para não se atrapalhar com as contas do início do ano!

O início do ano sempre vem com muitas expectativas, mas também com contas a pagar: IPTU, IPVA, matrícula da escola das crianças, material escolar…

Tudo isso se soma às outras despesas que já temos, como o aluguel, o cartão de crédito, a alimentação da família e o transporte.

Não é incomum que muitas pessoas tenham dificuldade de fechar as contas nos primeiros meses do ano, portanto. Isso não significa que devemos apenas “lidar com isso” e acumular dívidas: essa é uma postura perigosa, porque contas não pagas tendem a gerar bolas de neve.

Algumas pessoas, pensando em quitar dívidas e com objetivos de manter uma vida financeira mais estável no futuro, optam por investimentos de previdência privada (plano vgbl ou pgbl). Pode ser uma excelente ideia, de fato!

Explicamos o porquê: embora a previdência privada seja geralmente um investimento a longo prazo, feito para que as pessoas possam realizar um sonho ou adquirir uma segunda fonte pagadora na melhor idade, ela também pode ser resgatada com menos tempo. 

Para que valha a pena, porém, é preciso optar por um plano específico e fazer aportes de um valor um pouco mais alto. Para saber qual é a melhor opção para o seu caso, converse sempre com um especialista.

Além disso, existem outras coisas que podem ser feitas para que você consiga se organizar melhor com as contas do início do ano. Falaremos mais sobre isso a seguir.

Contas a pagar: como ter controle?

Se você sabe que os próximos meses serão mais difíceis, não espere para começar a poupar dinheiro. Reúna a família, converse com todos e, juntos, façam uma lista das coisas fundamentais e das coisas supérfluas.

O que é fundamental? As contas que não podem ser deixadas para depois, a alimentação, as despesas com medicamentos. Pedir em deliveries de comida, comprar presentes de Natal muito caros e similares são, como sabemos, coisas supérfluas.

Não estamos dizendo que é necessário abrir mão do que nos faz bem e da celebração natalina; é preciso, porém, saber quando é a hora de economizar e quais benefícios isso pode nos trazer a curto e longo prazo.

Feito isso, faça uma lista de gastos diários e estimule os membros de sua família a fazerem a mesma coisa. Existem muitos aplicativos que permitem ao usuário rastrear os valores que gasta e, geralmente, eles são muito úteis. 

A maioria das pessoas fica surpresa com o quanto gasta com bobagens, como lanches na rua, jantares encomendados pela internet e roupas das quais não precisava.

Começando isso agora, você pode economizar boas cifras para lidar melhor com as contas que chegarão nos primeiros três meses de 2021. 

Acostume-se a pagar à vista

Pode parecer um conselho estranho, mas faz todo o sentido: quanto mais você se acostuma a parcelar as coisas, maiores ficarão as suas faturas do cartão de crédito. É claro que existem coisas que não podem ser pagas de uma vez, mas sempre que possível, tente quitar as suas despesas no ato da compra.

Além de permitir que você se programa melhor, já que você, ao acessar a sua conta, sabe exatamente o dinheiro que tem disponível, pagar à vista faz com que você não se acostume a contar apenas com o cartão de crédito (o que, como sabemos, é o primeiro passo para o endividamento).

Utilize a sua reserva de emergência

Uma coisa se liga à outra: pagar à vista é uma ótima ideia para quem não quer acumular despesas. Se com o seu salário você não consegue fazer isso, é a hora de acionar a sua reserva de emergência (a qual, aliás, também pode ser mantida com a ajuda da previdência privada).

Quando você tem o costume de guardar um pouco de dinheiro todos os meses, sempre conseguirá lidar melhor com as contas inesperadas ou com os chamados gastos sazonais (os gastos de início de ano, por exemplo). Se você não tem isso para o próximo ano, não desanime: você pode começar uma reserva para o ano que vem.

Na pior das hipóteses, cogite um empréstimo

Empréstimos não devem ser feitos de forma impensada, porque têm impacto direto na nossa qualidade de vida e no dinheiro que temos para gastar cotidianamente. Se você tem contas muito altas, porém, e dívidas com instituições diferentes, pode ser interessante pegar um empréstimo para quitar tudo de uma vez.

Embora você tenha que pagar taxas altas, as quais geralmente ficam mais caras do que o valor total das suas dívidas, pegar um empréstimo funciona para que você tenha apenas uma conta a pagar e possa, assim, reorganizar a sua vida financeira.