aposentar

Como você vai pagar suas contas depois de se aposentar?

Você deve ter notado que sua renda irá diminuir assim que se aposentar e que a probabilidade de você perder o padrão é grande. 

Proprietários de Imobiliária também têm preparado os seus clientes para as vantagens do investimento em imóveis.

A expectativa de vida no Brasil chegou a 76 anos, é uma média, com a evolução da medicina, e os novos cuidados, além de uma visão diferente de como viver a velhice, os brasileiros ganharam onze anos de vida, apesar da boa notícia, uma preocupação é geral a todos os brasileiros: como se aposentar e não perder renda? Como planejar um futuro confortável e sem dependência financeira dos filhos?

Será que é possível viver de aluguel na aposentadoria?

Sem dúvida um dos investimentos mais seguros, o imóvel, pode sim ser uma excelente opção para complementação de renda através do aluguel. 

Mas além de viver de aluguel, é importante saber que este imóvel precisa ser administrado para que não se corra o risco de ter mais dor de cabeça, do que renda.

Além do planejamento financeiro é preciso entender as leis do inquilinato, seus direitos e deveres, bem como os do seu locatário. 

Ou se preferir contratar uma imobiliária que o administrará, garantido um gerenciamento profissional.

Como viver de aluguel quando se aposentar?

Considerando que é provável que você tenha uma queda nos rendimentos, e consequentemente, no seu padrão de vida, pois a maioria dos salários de aposentadoria são baixos e não correspondem a 100% do valor que você recebia quando na ativa. 

A alternativa de complementar essa renda com aluguéis sempre foi segura e uma ótima opção.

Com a demanda por imóveis para locação em alta, há ainda uma tendência da nova geração que prefere a locação a compra, além disso segundo especialistas a locação de imóveis tem se mostrado a longo prazo, mais atrativa do que os ativos de renda fixa. Há várias formas.

Uma das mais comuns, é a locação do imóvel maior (residência da família) e a mudança para um menor, assim que a família diminui com os filhos seguindo suas vidas. 

Além de ganhar qualidade de vida, pois este pode ser planejado para responder ao novo estilo de vida. 

Quais são as vantagens deste tipo de investimento?

 Já compreendemos que é uma ótima opção, agora vamos ver suas principais vantagens em relação a outras fontes de renda.

O aluguel é uma fonte de renda recorrente.Além de você ter uma renda mensal certa você também aumenta o seu patrimônio trazendo mais segurança para seu futuro e de sua família.

Nos últimos anos a demanda pelo aluguel vem numa crescente e torna-se algo mais seguro e constante  como fonte de renda. 

E por outro lado você corre menos riscos do que colocar esse valor num fundo de investimento. 

O cenário atual não tem mostrado rentabilidades atrativas nessas aplicações, desta forma o aluguel sai na frente com mais vantagens e lucratividade.

 Por que a renda fixa de aluguel é vantajosa?

Quando falamos em investimento é natural pensar em taxas de juros, e retorno, quando as taxas de juros estão baixas, o retorno do aluguel se torna ainda mais vantajoso, se comparados a CDI e Tesouro Direto IPCA. 

Pois estes investimentos mais tradicionais perdem rentabilidade.

Outro fator é o risco, muito baixo. Dificilmente se perde a longo prazo. Resumindo, aqueles com perfil conservado, que preferem a segurança, encontram nos imóveis uma opção sempre segura.

Como se planejar para alugar o imóvel depois de aposentado?

Fazer um planejamento é o primeiro passo. Verifique seu orçamento, sempre com foco em aumentar sua renda e não as despesas. 

Pense no tempo ocioso do imóvel, o tempo que você levará para alugar. Você encontra estas informações na internet ou falando com uma imobiliária que pode esclarecer para você como está o momento.

Se você já tem o imóvel, você tem duas opções. Fazer todo investimento para alugar através de estratégias de marketing como anúncios ou contratar uma imobiliária que por uma taxa em média de 10% do valor do aluguel, cuidará  das despesas e tomará conta da parte burocrática, incluindo análise de crédito e em alguns casos a garantia do aluguel.

Inclua no seu planejamento as manutenções e possíveis períodos de vacância e desvalorização.

O que considerar quando pensar em público-alvo para o seu imóvel?

Como todo produto o imóvel tem seu público-alvo. Considere a localização, infraestrutura e as características do imóvel. 

Assim você direciona ou acompanha a imobiliária responsável, na busca do inquilino ideal para o seu imóvel. 

Em alguns casos, pequenos reparos, ou melhorias podem ajudar na agilização do processo e na valorização do imóvel.

E agora, como calcular o preço justo do aluguel?

São muitos os fatores que influenciam no valor, como: preço de mercado; localização; tamanho; idade do imóvel; tempo de uso; acessibilidade; infraestrutura.

Há ainda a consultoria da imobiliária que tem experiência na avaliação, e as calculadoras digitais, que são plataformas de locação que podem ajudar a dar uma visão geral. 

Tudo isso deve ser levado em conta.

Quanto à legislação, o ideal sempre é falar com um advogado ou uma imobiliária. As leis podem ser alteradas e os seus direitos e obrigações são tão importantes quanto as do inquilino. 

Estas normas nortearão o seu contrato de locação de acordo com a lei. Isto envolve, recebimento de aluguel, devolução do imóvel, vistoria, inadimplência entre outros.

Para Rosalvo Barreto, consultor especializado em mercado imobiliário, “o aluguel em 10 ou 12 anos, representa mais um imóvel no mesmo padrão”. 

Ou seja, você pode iniciar usando o próprio imóvel como poupança para a compra de outro, até que realmente necessite do valor de aluguel para a sua renda mensal.

Espero ter ajudado, se você é proprietário de uma imobiliária conheça nossa palestra para investidores “Investindo em Imóvel Como Alternativa de Aposentadoria”

Os proprietários de imobiliária contam com uma palestra específica para seus clientes investidores. Sempre lembrando que as palestras são atualizadas de acordo com o momento do mercado e perfil dos clientes da imobiliária.

https://www.rosalvobarreto.com.br/palestras-mercado-imobiliario/investindo-em-imovel-como-alternativa-de-aposentadoria/