Como um curso de excel pode aprimorar sua carreira

Ao contrário do que muitos profissionais pensam, um bom curso de excel pode aprimorar sua carreira de uma maneira diferente.

Pensando nisso, e em diversas áreas que requerem esse conhecimento, separamos esse post especialmente para você.

Afinal, se você ainda está na dúvida sobre começar ou não os seus estudos, vamos mostrar porque deveria começar. Preparado?

1. Você será um profissional diferenciado no mercado

A princípio, a verdade é que ter algum diferencial no currículo é essencial no mercado. Principalmente se você vai competir com outras pessoas por uma vaga.

Esse diferencial funciona como algo a mais para os olhos de quem faz a seleção de pessoal. Ou seja, se tiver que escolher entre você e alguém que não tenha o curso, é provável que escolha você.

Claro que, pensar nisso também traz à tona outras questões do currículo e até da sua imagem. Entretanto, não há como negar que esse curso vem como um diferencial cada vez mais importante.

Isso porque, os contratantes não querem perder tempo ensinando os funcionários a formatar e lidar com tabelas. Ao contrário, eles imaginam que você já saiba fazer isso, como um requisito mínimo.

Portanto, se você realmente sabe e mostrar que sabe fazer a formatação e criação de tabelas, bem como inserir e lidar com dados, já está um passo mais próximo do sucesso.

2. Um bom curso de excel facilita a análise de dados

Durante muitos anos, as empresas ficaram presas a relatórios em papel e dados que eram passados no boca a boca. Agora, tudo está na rede e pode ser compartilhado em poucos cliques.

Desse modo, um curso de excel, mesmo que básico, torna a vida de todos mais rápida, simples e até sustentável. Uma maneira simples de entender isso é observando o dia a dia de trabalho.

Suponha que você e toda uma equipe precise analisar de maneira contínua os dados de uma empresa. A partir desses dados, será necessário criar gráficos que representem a ideia geral, ou seja, o que foi observado.

Na teoria, isso tudo pode até parecer simples, mas a prática só será fácil se você souber o que está fazendo. Caso contrário, será impossível entender ou criar algo a partir daquelas informações que estão em tela.

Logo, o curso mostra exatamente como você pode fazer tudo isso, através do seu computador mesmo, e com cliques gerais e atalhos de teclado. Além de não precisar usar nenhum papel, você consegue ter mais agilidade, o que é essencial para os negócios.

3. Otimização de processos

Pensando na questão de acelerar e melhorar o trabalho, um bom curso de excel pode aprimorar sua carreira devido à otimização.

Na prática, otimizar significa criar condições mais favoráveis, tirar o melhor partido ou mesmo estabelecer um valor maior.

Dessa forma, otimizar um processo é o mesmo que dizer que ele será melhor e mais rápido.

É importante destacar que todos os negócios possuem um fluxo. Geralmente, esse fluxo precisa ser o mais eficiente e rápido possível. Entretanto, com o volume de dados, análises e cálculos, isso pode se tornar um desafio.

Para lidar com tudo isso, são utilizadas ferramentas de apoio, como o excel. Então, o excel traz a possibilidade de otimizar todo o processo de trabalho. 

Com isso, a conclusão será mais rápida e correta, evitando erros. Logo, tudo o que um contratante busca em um colaborador.

4. A chance de conhecimento a longo prazo

 Você já parou para pensar quantos anos faz que o excel existe e quanto tempo é usado? Pois bem, o programa foi desenvolvido em 1985 para competir com um outro programa, chamado Lótus 1-2-3.

Como era da Apple, o programa só foi criado para o Windows dois anos depois. Vale destacar que, depois do seu lançamento, o programa passou por diversas atualizações e versões. Até chegar ao que temos hoje.

Ou seja, são mais de 35 anos de história e a previsão é de que continue na história por muitos outros anos.

Isso porque, mesmo que surjam programas parecidos, nenhum deles é capaz de substituir o excel.

Como resultado, este continua sendo o queridinho dos negócios, empreendedores e do público em geral.

Desse modo, ao escolher este curso para a sua carreira, você garante um avanço de longo prazo. Afinal, daqui a cinco anos, é possível que este ainda seja um diferencial que você tem e outros não.

Pensando na questão custo-benefício, essa é uma das melhores opções para agregar valor ao seu currículo hoje e futuramente.

5. Networking – pensando na rede de contatos

O networking se caracteriza como a ação de criar uma rede de contatos voltada para o campo profissional.

Essa rede funciona para troca de experiências, informações, melhoramentos e oportunidades.

Essa ação de criar uma rede é de extrema valia, já que traz maiores chances de sucesso. Portanto, ao mesmo tempo que você se aperfeiçoa com um curso, você cria uma nova rede.

Afinal, passa a fazer parte de um novo grupo de profissionais e pode até ajudar outras pessoas.

Um curso de excel pode aprimorar sua carreira através da garantia de crescimento, tanto no âmbito pessoal, bem como no profissional.

Outros aspecto bem importante

É importante destacar que o curso pode valorizar a sua carreira, independentemente de onde você atua. Logo, você é considerado como “superior” e com algum diferencial.

Não à toa, existem muitas empresas que buscam profissionais que atuem unicamente com este programa.

Exemplo disso são os analistas de excel, que podem ganhar mais de R$ 2 mil ao mês. Outros exemplos incluem aqueles analistas que atuam focados na manufatura. Sendo que os salários podem ultrapassar os R$ 5 mil ao mês.

Dessa forma, além de ser uma maneira de crescer dentro da sua carreira, ainda traz novas oportunidades de profissão.

 Por fim, você ainda ficou com alguma dúvida ou gostaria de saber mais sobre como um curso de excel pode aprimorar sua carreira? Comenta aqui embaixo para que eu possa ajudar você.

Aproveite também para compartilhar as suas dicas ou experiências com nossos leitores. Caso tenha alguma dica de conteúdo para as próximas páginas, não deixe de nos contatar. Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *