Como separar vida profissional e pessoal durante o home office

Fazer home office envolve uma série de cuidados para que a vida pessoal e profissional não se confundam. Muitas pessoas enfrentam dificuldade na separação dos âmbitos da vida, já que muitas vezes precisam se dividir entre os cuidados da casa e as entregas do trabalho.

Dessa forma, se perdem no ritmo do dia e na organização de cada tarefa, deixando a rotina bem mais pesada. É natural sentir esse estremecimento causado por uma mudança brusca no formato de trabalho.

Porém, é importante entender que a forma de olhar para o trabalho remoto também pode mudar. Alterar a iluminação, comprar a escrivaninha que há tempos está na lista e não era prioridade ou, ainda, trocar os móveis de lugar para adaptar melhor o espaço fazem parte do processo. 

É possível pensar em vários detalhes para transformar a experiência do home office em uma tarefa mais prazerosa, que possibilite essa separação da vida pessoal de forma saudável. Confira algumas dicas para que sua rotina de trabalho e atividades pessoais caminhem em harmonia.

Um home office para chamar de seu

Encontre um ambiente na casa que você possa chamar de escritório. Dessa forma, sempre que precisar direcionar sua atenção para a rotina do trabalho, saberá para onde ir.

O mais importante é que você esteja confortável para realizar suas tarefas rotineiras relacionadas ao trabalho. Dessa forma, você saberá que pode se dedicar inteiramente ao que precisa ser feito e sua família poderá se adaptar com você.

Depois de escolher o espaço, procure deixá-lo adequado à sua rotina. Perceba como está a iluminação e a disposição dos móveis, veja se a cadeira é confortável para passar o dia sentado e se possui bons móveis. Toda essa avaliação é importante para criar um ambiente saudável, que colabore para uma rotina mais leve e ajude na produtividade.

Separe a vida pessoal da profissional

A organização da rotina começa com a definição clara das atividades pessoais e profissionais. Comece o dia cuidando de você e de questões práticas que precisam ser resolvidas no âmbito pessoal. Para isso, acorde mais cedo, tome um café da manhã e coloque as ideias no lugar. Se possível, tente envolver a família neste ritual.

Antes de começar a rotina do trabalho, faça um escaneamento das tarefas pessoais que precisam ser feitas.

Depois, determine em qual momento do dia você pode se dedicar a elas. Se você mora com alguém, planeje o dia e divida tarefas. Dessa forma, você não precisará parar o que está fazendo durante o expediente para realizar alguma atividade que tire seu foco. 

Dedique tempo a você

O home office pode tomar mais tempo do que planejado. Muitas vezes a ideia de que trabalhar mais horas é ser mais produtivo gera ainda mais exaustão.

O cansaço causado por uma rotina sem pausas ou momentos de autocuidado pode ter consequências mentais graves. Por isso, uma parte fundamental do dia é tirar um tempo para si.

Durante esse momento, encontre uma atividade que goste e traga prazer. Movimente seu corpo, respire por alguns instantes e busque desligar a sua mente das responsabilidades que a vida pede, voltando a atenção para si. Dessa forma, você poderá ganhar espaço para retomar suas atividades com mais vitalidade e energia.

Saiba o momento de parar o home office

Saber o momento de parar com as atribuições profissionais e voltar à programação pessoal é um movimento importantíssimo. Para isso, procure ferramentas que ajudem a desligar a chave do trabalho para fazer outras coisas sem acionar a “culpa de parar”.

A ideia de trabalhar em casa muitas vezes é confundida com disponibilidade integral. Porém, isso pode roubar a harmonia entre trabalho e vida pessoal, gerando conflitos familiares ou mentais.

Para evitar isso, procure fazer uma lista de entregas do trabalho. Estabeleça prioridades, perceba quantas reuniões já foram feitas no dia e quantos e-mails já foram respondidos. Faça uma análise do que ainda precisa ser feito e pergunte-se: “Isso pode ser feito amanhã?”, ou “ao invés de fazer essa entrega cansado depois do horário do trabalho, posso entregar melhor e bem feito amanhã?”.

Reconheça o quanto já produziu no dia e o quanto sua vida pessoal pede atenção. Assim, você poderá se dedicar mais à família e encontrar mais tempo para dedicar à saúde mental.

Texto: Gear Seo