Como limpar a máquina de lavar roupas

Quando o assunto é higiene, existe uma máxima que muita gente ignora, mas não deveria: “tudo o que você usa para a limpeza também precisa ser limpo”. Isso quer dizer que a sua máquina de lavar deve ser higienizada periodicamente e, se você não tem esse hábito, precisa começar o quanto antes.

O motivo é que a cada lavagem o eletrodoméstico vai acumulando resíduos deixados pelas roupas sujas, que não vão embora apenas com a troca de água. Por isso, para garantir a qualidade do trabalho, a máquina deve ser higienizada pelo menos uma vez ao mês.

Isso sem falar que a sujeira acumulada também pode, no longo prazo, danificar o aparelho. Sendo assim, as limpezas periódicas fazem parte das recomendações para um bom uso de todos os modelos e marcas de máquina de lavar roupas. Fazer isso é também uma forma de aumentar a vida útil da sua.

Nunca limpou sua máquina ou não sabe se está fazendo isso do jeito certo? Preste atenção nas dicas a seguir.

Lave as peças que se soltam

Sabe aquelas pecinhas que saem, como as gavetinhas para sabão e amaciante? Você pode retirá-las e lavar normalmente, com água e sabão. Depois, seque com um pano e recoloque no lugar. Uma dica é também passar nessas peças um pano umedecido com vinagre.

Em muitos modelos o filtro também se solta. Você pode retirá-lo, jogar fora os resíduos e lavar com água corrente. Se alguns fiapos ou poeira ficarem grudados, você pode utilizar uma escova (de roupas ou de dentes) para te ajudar a tirar tudo. Não é necessário usar nenhum outro produto para limpar essa peça.

Limpe a parte externa com água morna e sabão (ou vinagre)

A parte externa da máquina também deve ser limpa, pois acumula poeira, gordura e outras sujeiras do ambiente. Uma dica é usar um pano embebido em água morna e sabão neutro. Se preferir, use vinagre. Em seguida, finalize com um pano seco.

Use um programa de lavagem para limpar a parte interna

O jeito mais fácil de limpar a parte interna da sua máquina é usando seus próprios programas de lavagem, de preferência o mais longo, para sujeira pesada. O motivo é que o molho terá uma duração maior, o que é uma boa ideia para que higienização seja eficiente.

Com água sanitária e/ou vinagre

O melhor jeito de fazer essa limpeza é despejando um copo de água sanitária diretamente no cesto da máquina. Depois, escolha o nível de água alto e programe um ciclo para roupas sujas/muito sujas. Daí é só deixar a máquina trabalhar sozinha.

Se você não tinha o hábito de limpar a sua máquina ou não faz uma higienização há muito tempo, pode ser o caso de fazer uma dupl a limpeza. Como? Utilizando água sanitária e vinagre, por exemplo. Faça como na orientação acima, com o produto à base de cloro, e em seguida repita o processo, dessa vez utilizando vinagre.

Com bicarbonato e vinagre 

Para esse processo, primeiro você programa a máquina para encher no nível alto. Quando isso acontecer e a máquina começar a “bater”, despeje um litro de vinagre, de preferência à base de álcool. Deixe o ciclo seguir por cinco minutos e, em seguida, pause o processo para que a mistura fique de molho na máquina.

Após 30 minutos, adicione uma xícara de chá de bicarbonato de sódio e deixe agir por outros 30 minutos. Depois é só programar para continuar e deixar a máquina terminar o ciclo de lavagem. Você também pode fazer uma pasta com duas colheres de vinagre e uma de bicarbonato para limpar a parte externa da máquina.

Texto: Gear Seo