Como se vestir para entrevista de emprego

Como se vestir para uma entrevista de emprego é sempre uma decisão difícil a ser tomada. A primeira coisa que se deve levar em consideração é que sua roupa não é o foco da entrevista, mas tem um papel importante.

Em uma entrevista de emprego, o objetivo é nos mostrarmos de uma maneira profissional, ou seja, ideal para preencher uma vaga. Cada pessoa tem seu próprio estilo, mas alguns pontos vão te ajudar a fazer a melhor escolha.

Quer saber como se vestir para uma entrevista de emprego? Aqui vão as dicas:

Perfil da vaga: formal ou informal?

Antes de escolhermos as peças para montar o look para sua entrevista de emprego, é importante compreender o perfil da empresa e da vaga, para que a escolha faça sentido.

O perfil pode ser formal ou informal, mas fique atento, pois mesmo que o perfil da empresa seja formal, por exemplo, dependendo da vaga, a escolha de uma roupa social feminina para a entrevista de emprego pode variar.

Como se vestir para entrevista de emprego: perfil formal

No caso de o cargo ou a empresa tiver perfil formal, você pode optar por vestidos e saias abaixo do joelho e cores não chamativas para a entrevista de emprego. 

Saias e vestidos midi são os mais adequados para essa ocasião, são mais confortáveis e você pode complementar o look com acessórios discretos, como brincos pequenos e colares delicados.

Outra opção é a calça social acompanhada de camisa e blazer. Em qualquer um dos casos, o ideal é optar por complementar o look com um sapato sem salto ou que tenha altura mediana. 

Essa dica é adequada para entrevistas de emprego em grandes corporações, bancos, empresas de grande porte e para cargos administrativos.

Como se vestir para entrevista de emprego: perfil informal

Caso a vaga e a empresa permitam uma composição mais informal, pode-se optar por uma camisa ou blusa social feminina acompanhada de calça jeans ou saia midi. 

Novamente, para o calçado, o ideal é sapatilha, oxford ou salto de altura mediana, ainda que, depois de contratada, você seja autorizada a usar tênis no trabalho.

Na entrevista o foco não é a roupa (mas ela ajuda muito!)

Mesmo quem é cheio de estilo deve optar por looks mais básicos no momento da entrevista. O que precisa e vai ser avaliado neste momento é seu currículo e sua pessoa e, embora sua roupa seja parte disso, ela não é o foco.

Estampas muito chamativas e roupas que destacam e expõem bastante o corpo, por exemplo, não são interessantes para entrevistas de emprego, já que não irão comunicar interesse profissional, além de tirar o foco do entrevistador do que realmente é importante.

Outra dica excelente é procurar roupas confortáveis, não apenas por tornarem o processo da entrevista de emprego mais agradável para o entrevistado, já que ele ficará mais confortável e portanto focado, mas por mostrar ao recrutador que essa seria uma roupa que você usaria no dia a dia.

Outros cuidados na hora de compor o look para uma entrevista de emprego

Não é somente escolhendo blusas da moda para a entrevista de emprego que vai te ajudar a transmitir que você é adequada para o cargo que está buscando. É muito importante ter alguns cuidados pessoais e se atentar também à maquiagem.

Outros detalhes como comprimento da unha e a cor do esmalte também devem ser pensados quando se vai à uma entrevista de emprego. Unhas limpas, lixadas e discretas são mais recomendadas.

Como se maquiar para uma entrevista de emprego

Tanto para a entrevista de emprego quanto para o ambiente de trabalho, o mais adequado é uma maquiagem leve e básica, apenas para unificar a tonalidade da pele, seja por conta de olheiras, acne ou hiperpigmentação, que são pequenas manchas escuras no rosto.

Maquiagem nos olhos

Nos olhos, além de corrigir as olheiras, é interessante aplicar uma máscara nos cílios, para acentuar o olhar. Caso opte por maquiar os olhos, o ideal é escolher cores de sombras neutras ou até mesmo um delineado clássico.

O blush

Outro cuidado importante que você deve ter na hora de se maquiar para uma entrevista de emprego é não pesar no blush. 

A intenção é mostrar que você é uma pessoa saudável e acrescentar alguma cor no rosto, uma vez que o tom foi uniformizado pelo uso da base e do corretivo.

O truque para aplicar o blush corretamente é sempre limpar o pincel após pegar o produto e aplicá-lo com delicadeza na região das bochechas que se destacam quando você sorri.

Essa dica não vale só para se maquiar para entrevistas de emprego, mas para a vida.

E o batom

Por último, o indispensável batom deve ser em tons suaves para se maquiar para uma entrevista de emprego. 

Cores que dão a impressão de que apenas acentuam o tom natural dos lábios são a melhor pedida, sendo assim, o ideal é optar por batons nas cores rosadas, bege e marrom claro, dependendo do seu tom de pele.

E aí, com essas dicas já sabe como se vestir para uma entrevista de emprego? Qual seria seu look escolhido?