design

3 maneiras inesperadas de design de coworking para seu local de trabalho

O design de escritórios corporativos está suavizando suas arestas para criar locais flexíveis, sociais e criativos para se estar. 

Conversamos com o Diretor do Beework de Ribeirão Preto/SP, sobre como os espaços de coworking mudaram a maneira como pensamos quando começamos a projetar um escritório.

 

Quando você pensa em “design de escritório tradicional”, seja Mad Men: opulência genérica, cubículos sem rosto do: The Office ou mesmo layouts de plano aberto mais recentes, vêm à mente um local de trabalho que demonstra rigidez.

 

São sistemas burocráticos construídos sobre uma base sólida de mesas estáticas (com pilhas altas de papel) e forradas com cadeiras grossas, todos sabem onde se sentam e todos sabem onde estão na estrutura da empresa.

 

Mas, há um novo disruptor no bloco. Uma empresa iniciante social, flexível e de alta tecnologia chamada de “espaço de coworking”. 

 

Esse espaço ao invés de se encaixar em modelos padronizados de escritório, buscaram outra perspectiva, gerando tiveram um grande impacto no design de escritório convencional. 

 

A mudança se origina na forma como o espaço de escritório é usado, a tendência é acabar com a mobília de escritório estática (até mesmo o mais robusto: a mesa) e o resultado é o fluxo.

Design democrático

O modelo de negócios do espaço de coworking prosperou em ambientes urbanos onde startups, up-started criativos e nômades digitais prosperam. 

 

O design para o novo local de trabalho é um modelo ágil que vê os usuários do espaço menos como ‘ocupantes’ e mais como ‘consumidores’. 

 

Isso inspirou novos sistemas operacionais impulsionados por trabalhadores que rejeitam a ideia de uma carreira tradicional, exigindo a tecnologia para evitar o desktop. 

 

O design de coworking é para pessoas que querem trabalhar em qualquer lugar, a qualquer hora, do seu jeito. 

 

O diretor do Beework diz: “Os designs de escritório de hoje estão seguindo o exemplo. A inovação e a tecnologia estão democratizando o local de trabalho”. 

 

Sendo ele: “os trabalhadores estão exigindo ambientes onde tenham autonomia para atender às suas necessidades, seja criativo, baseado no tempo ou na tecnologia”. 

 

O diretor acrescenta: “um ótimo exemplo disso é o próprio Beework. Mesmo em uma cultura de banco tradicional, um ambiente ágil foi adotado com tecnologia de hot-desking e uma política de mesa limpa”. 

Design dinâmico

O design do local de trabalho de coworking é menos comprometido, é adaptável com 

espaços dinâmicos que mudam de forma, cientes das necessidades de curto e longo prazo. Os designers de escritório, agora, pensam em flexibilidade ao invés de fixo. 

 

Arquitetos e designers estão projetando o local de trabalho para criar comunidades que colaborem. E ao reconectar as interações sociais, a cultura organizacional está evoluindo. 

 

O escritório do Beework, a título de exemplo, possui espaços abertos e fechados para reuniões, espaços de colaboração.

 

Além de espaços de trabalho nômades e comunitários que estabelecem um ambiente de trabalho verdadeiramente ágil que imita um espaço de coworking.

Design de designer

Como os hotéis, os escritórios inspirados no coworking se destacam pelo design de interiores vívido e criativo. Existem vários recursos que oferecem suporte a uma variedade de estilos de trabalho. 

 

O escritório de hoje segue o exemplo (ou não, conforme o caso). Foi a abordagem ‘tamanho único’. O resultado final são escritórios que são esteticamente distintos e funcionalmente mais variados. 

 

Nesse ambiente, os designers de escritório têm mais liberdade criativa do que nunca, para criar espaços que fortaleçam a interação e a comunicação, responsivos às necessidades da equipe.

 

Espaços inovadores abrem novas formas de compartilhamento, mesmo entre diferentes disciplinas. 

 

Acredite que sejam esses lugares criativos e flexíveis que levam a ideias novas e estimulantes. 

 

Crie seu espaço de escritório com tema digital, criativo e dinâmico é modelado com muito sucesso em coworking orientado por design e tecnologia.

A forma de coworking corporativo

À medida que o coworking continua a ganhar popularidade e as ideias que o definem se tornam mais amplamente aceitas, seu design e influência cultural serão sentidos em todos os tipos de escritórios, em todos os lugares e em todos os sentidos. 

 

O layout do escritório, assim como a cultura do escritório, agora é democrático, dinâmico e extremamente bem projetado. A era do coworking corporativo nasceu.

 

Espaços de escritório que ajudam as organizações a obter uma vantagem competitiva, alinhando a cultura do local de trabalho com a transformação digital e práticas de trabalho modernas tornaram-se fundamentais.