Como respirar corretamente melhora a qualidade de vida

Quando falamos que é preciso respirar corretamente, parece uma contradição, não é mesmo? Afinal, respirar é algo que fazemos sem pensar, automaticamente. No entanto, com o passar dos anos, podemos, sim, acabar alterando esse ato.

Respirar livremente também pode ser um desafio para pessoas com problemas respiratórios, como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), hipertensão pulmonar, bronquite e asma, já que isso compromete a qualidade de vida e o dia a dia.

O que acontece para afetar e alterar a forma como o ar entra e sai no nosso corpo? Entenda, a seguir, e aprenda como corrigir a respiração para ganhar mais qualidade de vida.

Motivo do erro

Apesar de ser algo que fazemos inconscientemente, alguns acontecimentos podem alterar o ritmo da nossa respiração e até a forma como executamos essa ação. É aí que surge a forma errada de respirar.

Há muitas formas de fazer isso. Durante a prática de exercícios físicos, por exemplo, tem gente que se concentra na atividade e pode acabar “se esquecendo” de respirar adequadamente, prejudicando a performance e se cansando mais rápido.  

Gripes, resfriados e até problemas na arcada dentária podem fazer com que a pessoa respire pela boca. Isso afeta a concentração e a imunidade, porque resseca as mucosas e permite que agentes infecciosos adentrem o organismo mais facilmente.

O estresse, a ansiedade, a pressa e outras emoções nocivas também fazem com que o ato de inspirar e expirar seja alterado. Nesses momentos, muita gente acaba respirando de forma acelerada, elevando o peito, por exemplo, e reduzindo a quantidade de oxigênio do corpo.

Já os problemas respiratórios alteram a capacidade do corpo de lidar com o ar que é inspirado ou expirado, prejudicando a realização de atividades cotidianas por conta do cansaço e da falta de ar que causam.

Para os casos extremos, o uso de medicação e fisioterapia pode ajudar a recuperar a qualidade de vida. Se houver qualquer desconforto quanto à respiração, o médico deve ser consultado para uma avaliação criteriosa.

Respiração diafragmática

A forma considerada correta de respirar é a diafragmática, ou seja, trabalhando um músculo abdominal chamado diafragma. Para corrigir o ato, pode ser preciso se concentrar nos movimentos de inspiração e expiração por alguns minutos.

Deitado ou sentado, com a coluna reta, coloque a mão sobre o abdômen, inspire contando até quatro e sinta a barriga se elevar. Segure o ar nos pulmões, contando até quatro e, aos poucos, expire o ar pela boca, contando mentalmente até quatro.

Enquanto expele o ar, sinta o abdômen abaixar totalmente. Segure a respiração por mais quatro segundos e reinicie, tomando cuidado para não deixar o peito elevar na respiração em vez da barriga.

Benefícios da prática

Respirar corretamente é importante, fazendo muito bem para a saúde física e mental. Mesmo sendo algo automático, podemos corrigir o que está errado para ganhar qualidade de vida.

A respiração diafragmática ajuda a oxigenar o cérebro e, com isso, melhorar o fluxo sanguíneo, desenvolvendo as ideias. A técnica também promove o relaxamento profundo, acalmando do estresse e da ansiedade, tão nocivos para todo o organismo.

Ao respirar corretamente, todos os tecidos recebem a quantidade necessária de oxigênio da qual o corpo precisa. Dessa forma, há menos cansaço e até melhora na imunidade, prevenindo diversas enfermidades.

O sono, a memória e a concentração também saem ganhando, e isso acaba se refletindo no humor, nos relacionamentos interpessoais e até no desempenho profissional ou escolar. 

Praticar a respiração correta pode demandar algum esforço no início, mas é algo totalmente possível. Com alguns dias de dedicação, logo, o corpo se acostuma com os benefícios e volta ao ritmo certo.

Texto: Gear Seo