quarto

Como montar o quarto dos sonhos para os seus filhos: veja algumas dicas

Praticidade, diversão e muita personalidade: estes são os principais requisitos que os pais buscam na hora de planejar o quarto dos filhos.

Muitos contratam arquiteto e decorador para personalizar o ambiente e comprar os itens para o quarto, de acordo com algum tema específico que escolheram.

Outros preferem lançar mão da criatividade, usando móveis e objetos de família para deixar o quartinho cheio de memórias e histórias. Você quer saber como montar um dormitório digno das páginas de revista? Então, confira as dicas a seguir.

Tema

O primeiro passo é definir se o quarto será temático e o tema será algo temporário ou definitivo. Muitos pais optam por um cômodo atemporal, que possa ser usado sem grandes mudanças conforme a criança cresce. Outros preferem mudar a decoração de tempos em tempos e, dessa forma, alteram a temática do ambiente.

Há temas neutros, como bichinhos, natureza e formas geométricas, e outros que são mais pontuais, como balé, aviação, etc. Optar por algo que tenha a ver com o casal pode ser uma boa ideia para o primeiro cômodo do bebê.

Estilo

Este é outro ponto importante a ser definido, pois, dará o direcionamento da compra dos móveis e dos objetos decorativos do espaço. Os estilos mais comuns são:

  • provençal: romântico, lança mão de móveis de madeira, em pátina branca, e detalhes florais entalhados. A estampa prioriza flores miúdas e delicadas. Pode ser usada para meninas e meninos, apenas alterando a coloração e o tipo de estampa;
  • montessori: inspirado nos preceitos da educadora Maria Montessori, este estilo prega que a criança tenha autonomia desde cedo. Por isso, tudo estará ao alcance das mãos dela. A cama, por exemplo, é bem baixinha ou no chão. Há espelho, para que a criança se observe, e tudo fica fácil de ser acessado por suas mãozinhas curiosas;
  • lúdico: abusa das cores e dos elementos divertidos. Os móveis são planejados, remetendo aos brinquedos. A cama pode ter escorregador, formato de barco ou casinha,
  • clássico: abusa de madeira, linhas retas e cores neutras. O lúdico aparece em elementos da decoração e toques de cor, mas tudo com muita sutileza.

Segurança no quarto

Após definir o tema e o estilo, os pais devem se atentar a um ponto essencial do quarto dos sonhos: a segurança.

Por mais divertido que seja um beliche com casinha, por exemplo, é preciso checar se há grades e até rede de proteção para evitar quedas.

Pequenos detalhes podem fazer toda a diferença no dia a dia, como quinas, posição dos móveis em relação às janelas e até presença de tapetes, por exemplo. 

Praticidade no quarto

O quarto pode ser lindo, mas também deve ser fácil de limpar e manter ao longo dos dias. Neste quesito, são os detalhes que podem fazer grandes diferenças. 

Uma cama montessoriana, por exemplo, é bastante interessante para o estímulo da criança, mas para a mãe que acabou de passar por uma cesárea, abaixar para amamentar pode ser bastante complicado.

O papel de parede com textura dá um charme a mais ao cômodo, mas também pode acumular poeira e comprometer a saúde da criança. Persianas ainda podem ser mais difíceis de higienizar do que uma cortina de pano, por exemplo.

A cama com design diferenciado é fácil para a criança subir e descer sozinha? É preciso um banquinho ou apoio para ela ter essa autonomia? Muitas vezes, consultar um profissional especializado acaba sendo um investimento que vale a pena, ajudando até a economizar em médio e longo prazo.

Texto: Gear Seo