De onde vem o cobertor tipo futon?

Quem já dormiu com um cobertor futon dificilmente quer trocá-lo por qualquer outro tipo. O motivo é que, além de ser ótimo para a proteção contra o frio, ele é muito fofinho, flexível e confortável. Você sabia que o futon, originalmente, era um colchão?

Esse tipo de colchão é utilizado na cama oriental tradicional. Há quem diga que ele é usado há mais de três mil anos em países asiáticos, como China, Japão e Indonésia.

Um futon típico costuma ter cerca de cinco centímetros de espessura, sendo preenchido com algodão, lã ou algum material sintético. Em suas origens, o recheio do colchão era feito de palha de arroz, mas os modelos comercializados hoje evoluíram para esses outros materiais.

Tradicionalmente, o futon é feito à mão, mas hoje em dia, mesmo no Japão, a produção já foi industrializada para que cada vez mais unidades possam ser confeccionadas.

Utilidades variadas e muito conforto

Cada vez mais populares entre os brasileiros, os futons têm diversos usos por aqui. Além de colchão, eles se transformaram em almofadas, cadeiras, assento de sofás de pallet e, claro, cobertores.

O acolchoado do futon é quentinho e confortável. Diferente da maioria dos colchões comuns, ele é flexível o suficiente para ser dobrado e guardado facilmente, em qualquer lugar, quando não está sendo utilizado.

É essa característica que permite que ele seja usado para tantos fins diferentes. Isso também tem a ver com a cultura japonesa, em que quase tudo é portátil e ocupa pouco espaço, já que as casas e os apartamentos por lá não costumam ser grandes.

Outra curiosidade é que o futon foi a base para praticamente todos os sofás-camas existentes na atualidade. O primeiro móvel desse tipo foi criado pelo designer americano William Brouwer, na década de 70, utilizando um futon. Até hoje, quase todos os modelos populares se aproveitam do fato dele ser dobrável.

No entanto, não é por isso que os japoneses deixam o conforto de lado. Pelo contrário, o povo oriental também é famoso por valorizar essa característica em quase todos os seus produtos de uso diário. Por isso, o futon é, acima de tudo, muito confortável.

Por ser toda essa praticidade, o futon também tem ganhado espaço fora da Ásia. Desde a década de 70, ele vem sendo incorporado à cultura ocidental, chegando, primeiro, em países da Europa e nos Estados Unidos.

Por aqui, as características orientais, com a criatividade do brasileiro, fazem com que exista uma enorme variedade, não só de usos, mas também de tamanhos, cores e modelos.

É possível encontrar futons lisos e com todo tipo de estampa. Embora as tradicionais lembrem a cultura oriental, também temos muitos desenhos divertidos e com elementos da nossa cultura, como temas tropicais.

Uso em conjunto com futonkansōki

No Japão, é comum que as pessoas utilizem o futon junto de um aparelho elétrico, que leva o nome de futonkansōki. Trata-se de um aquecedor, que força a entrada de ar dentro do acolchoado para secá-lo ou simplesmente deixá-lo ainda mais quentinho.

Como no Brasil não faz tanto frio, não utilizamos esse aparelho. No entanto, ele pode ser muito útil em cidades em que o inverno é mais rigoroso, como São Paulo e região Sul do país.

Para quem ainda fica receoso em usar a eletricidade na hora de ir para a cama, uma alternativa para deixar o futon mais quentinho é utilizá-lo junto de outros tipos de cobertores. Em geral, por serem gostosos ao toque, o ideal é utilizar o futon diretamente em contato com a pele e a outra coberta por cima.

Texto: Gear Seo