Como os refrigeradores funcionam? Saiba todas as informações

Os refrigeradores são os principais eletrodomésticos de uma casa. Além da conveniência de oferecer água gelada o tempo todo, a geladeira colabora com a nossa saúde, uma vez que conserva os alimentos frescos por mais tempo.

Na hora de adquirir uma geladeira para a cozinha, é preciso levar em consideração o estilo de vida, a quantidade de pessoas que vivem na residência e o orçamento que pode ser usado nesta aquisição.

Famílias pequenas ou que vivem em locais menores, por exemplo, podem não se beneficiar com a compra de uma geladeira grande, que vai ficar com espaços vazios e ainda consumir muita energia elétrica.

Entender como funciona o eletrodoméstico também é essencial para saber usá-lo corretamente no dia a dia, garantindo a durabilidade e até a economia de energia. Confira, a seguir, um pouco mais sobre o assunto.

Frio e calor

Basicamente, o refrigerador funciona retirando o calor dos alimentos por meio da “injeção” de ar frio no aparelho e da redução da pressão atmosférica interna da geladeira.

É um princípio físico: o calor é transferido do mais quente para o mais frio. Então, para resfriar um alimento, a geladeira utiliza um compressor, que sopra ar frio e acelera a troca de calor.

Quando todos os produtos na geladeira atingem a mesma temperatura, o motor desliga, e a temperatura se mantém estável. É por isso que abrir muito a porta do eletrodoméstico ou colocar algo quente em seu interior gasta mais energia.

Quando fazemos isso, o ar quente entra na geladeira, fazendo com que ela tenha que ligar o motor mais vezes para estabilizar a temperatura.

Fluido refrigerante

A parte de trás da geladeira contém tubos em que o fluido refrigerante circula. Trata-se de um líquido que é submetido à alta pressão. Quando passa por um orifício pequeno, ele é vaporizado. Com isso, perde força e temperatura.

Esse é o famoso “gás da geladeira”, que resfria drasticamente e circula por uma serpentina no eletrodoméstico, absorvendo o calor interno e transferindo o ar frio para a câmara de refrigeração.

O gás aquecido volta para os tubos e é submetido a nova compressão, retornando ao estado líquido e indo para outra serpentina, na qual o seu calor é transferido para a parte externa.

Se você tocar a parte de trás da geladeira, vai perceber que ela está sempre quente. Isso ocorre justamente pela transferência do calor que o fluido refrigerante absorveu no interior do eletrodoméstico. Esse processo é repetido várias vezes ao longo do dia.

Durabilidade

A primeira geladeira da história data de 1856. Ela revolucionou a vida doméstica e até a medicina, uma vez que vacinas e alguns medicamentos precisam ser refrigerados. Antigamente, era preciso colocar grandes cubos de gelo na câmara para garantir a baixa temperatura. 

A geladeira costuma ser um dos eletrodomésticos mais caros de uma casa. Se for bem utilizada, ela vai durar vários anos e auxiliar a conservação dos alimentos direitinho. Para ajudar seu eletrodoméstico a durar mais tempo, fique atento a alguns detalhes importantes de uso, como:

  • garantir que o aparelho seja fechado apropriadamente após o uso;
  • não ficar muito tempo com a porta do refrigerador aberta, pois isso acaba gerando maior gasto de energia e força o motor a trabalhar mais;
  • certificar-se de que a borracha de vedação das portas está em bom estado. Se ela estiver ressecada, quebradiça ou muito velha, substitua-a;
  • não colocar roupas para secar atrás da geladeira, pois isso força o motor e atrapalha a troca de calor do aparelho com o ambiente,
  • evitar colocar panelas e alimentos ainda quentes no refrigerador.

Texto: Gear Seo