Como montar um negócio com pouco investimento e retorno em médio prazo

Com a crise econômica que o Brasil está enfrentando, muitas pessoas estão procurando alternativas para ganhar dinheiro. Uma das opções é montar um negócio.

Porém, muitos desistem da ideia de abrir um negócio porque acreditam que precisam de muito dinheiro para isso. Não é verdade!

Existem muitas formas de montar um negócio com pouco investimento

Com a criatividade e o planejamento certos, é possível iniciar uma empresa sem precisar de muito capital. Uma das maneiras de fazer isso é utilizando recursos da internet, como plataformas de crowdfunding e marketing digital. 

Outra opção é estabelecer parcerias estratégicas com outras empresas que possam fornecer os produtos ou serviços necessários para o seu negócio. 

Pesquisar e estudar o mercado é fundamental para encontrar boas oportunidades e saber como tirá-las do papel.

No entanto, será listado a seguir 8 dicas para que possa te inspirar:

1. Analise seu mercado

O primeiro passo para montar um negócio com pouco investimento é analisar seu mercado. Faça uma pesquisa de mercado para saber quais são as tendências, quais são os produtos/serviços com mais demanda e quais são as suas principais concorrentes.

Com essas informações, você terá um norte para seu negócio e saberá como investir o seu dinheiro.

2. Escolha o modelo de negócio certo

Após analisar o mercado, é hora de escolher o modelo de negócio certo. Existem diversos modelos de negócios, cada um com suas vantagens e desvantagens. Escolha aquele que melhor se encaixa no seu perfil e nas suas necessidades.

3. Invista em marketing digital

O marketing digital é uma ótima forma de divulgar o seu negócio sem precisar gastar muito dinheiro. Crie uma estratégia de marketing digital e invista em ações como SEO, Marketing de Conteúdo e Redes Sociais.

4. Seja criativo

Na hora de montar um negócio, você precisa ser criativo. Encontre formas inovadoras de fazer as coisas e de oferecer produtos/serviços de qualidade aos seus clientes.

5. Seja rentável

Uma das principais preocupações de quem monta um negócio é a rentabilidade. Por isso, é importante que você escolha um modelo de negócio rentável e que saiba como gerenciar o seu dinheiro.

6. Controle os custos

Outro ponto importante para montar um negócio com pouco investimento é o controle dos custos. Crie um orçamento detalhado para saber onde você pode economizar dinheiro e invista apenas em aquilo que é realmente necessário.

7. Busque parceiros

Para montar um negócio com pouco investimento, você também pode buscar parceiros. Entre em contato com outras empresas e proponha parcerias para dividir os custos e as responsabilidades.

8. Tenha persistência

Por fim, é importante que você tenha persistência. Os primeiros meses de um negócio são sempre os mais difíceis, por isso, é importante que você se mantenha focado e continue trabalhando para conquistar os seus objetivos.

Bônus: Dicas de como conseguir empréstimo para ter capital de giro 

A crise financeira que assola o mundo desde 2008 realmente pegou muita gente desprevenida. Muitas empresas, inclusive, tiveram que fechar as portas porque não conseguiram mais capital de giro para manter as suas atividades. 

Para evitar que isso aconteça com você, preparamos a seguir algumas dicas para conseguir um empréstimo para capital de giro.

Antes de mais nada, é importante analisar a sua situação financeira. Você precisa saber qual o valor que precisa para manter as suas atividades em dia e, também, avaliar se a sua empresa está apta a receber um empréstimo.

Outro ponto importante é pesquisar os juros de diversas instituições financeiras. Algumas podem oferecer condições mais vantajosas que outras e, por isso, é importante comparar as opções antes de tomar uma decisão.

Uma dica para conseguir um empréstimo para capital de giro é fazer uma lista dos bens que possui e que podem ser usados como garantia. Isso pode facilitar o processo e te ajudar a conseguir um empréstimo com menores juros.

Se a sua empresa não possui bens suficientes para garantir o empréstimo, uma alternativa é buscar um investidor anjo. Essas pessoas podem investir no seu negócio e, assim, ajudá-lo a conseguir o capital de giro necessário.

Por último, mas não menos importante, é preciso ter em mente que o empréstimo para capital de giro deve ser usado somente para essa finalidade. Não use o dinheiro para pagar outras dívidas ou fazer investimentos em outras áreas, caso contrário, você pode ter sérios problemas no futuro.

Com essas dicas, você estará mais preparado para solicitar um empréstimo para capital de giro quando precisar. Lembre-se sempre de pesquisar bastante e de analisar as condições de cada opção antes de tomar uma decisão.

Considerações finais

Com a criatividade e o planejamento certos, é possível iniciar uma empresa sem precisar de muito capital. Uma das maneiras de fazer isso é utilizando recursos da internet. 

Além disso, é importante ter em mente que é possível ter um retorno financeiro em médio prazo a partir de um negócio bem estruturado e com planejamento adequado. Compartilhe esse conteúdo nas redes sociais e ajude outras pessoas a iniciarem o seu próprio negócio!

Artigo criado pela equipe do Site Será Que Pode. Neste mês o conteúdo em destaque do site fala sobre o que vender para ganhar dinheiro com pouco investimento.