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Como montar planejamento estratégico empresarial: 7 passos para o seu modelo de negócio alcançar o sucesso

Muitas empresas não fazem ou não levam a sério a criação do planejamento estratégico do negócio, que acaba se tornando uma peça decorativa, um documento sem utilidade prática na organização e que só consome tempo e recursos, mas não traz resultados.

Mas a verdade é que a falta de planejamento é um dos principais motivos que levam as empresas a encerrarem suas atividades precocemente. Tendo isso em vista, a criação de um plano estratégico de negócios se faz extremamente necessária.

Ao elaborar esse tipo de documento, a empresa passa a contar com um guia para orientar suas tomadas de decisão e para mostrar que ações deverão ser implementadas a fim de atingir objetivos de médio e longo prazo, melhorando o desempenho empresarial.

Além disso, o planejamento estratégico favorece a distribuição eficaz dos recursos que a empresa tem disponíveis, oferece uma visão mais clara sobre os processos, favorece o engajamento dos colaboradores e ajuda a antecipar cenários.

Se você deseja saber como montar planejamento estratégico empresarial, fique tranquilo que a gente vai te ajudar.

Convidamos você a continuar a leitura para conferir nas próximas linhas deste conteúdo um passo a passo descomplicado com as etapas fundamentais para elaborar o planejamento estratégico da sua empresa:

  1. Faça um diagnóstico do seu modelo de negócio;
  2. Analise a realidade do seu mercado de atuação;
  3. Defina seus objetivos estratégicos;
  4. Crie um plano de ação para cada área do negócio;
  5. Escolha os indicadores-chave de desempenho;
  6. Implemente o planejamento estratégico;
  7. Revise o seu planejamento estratégico e faça os ajustes necessários.

Passo a passo: como montar planejamento estratégico empresarial

Para que o seu modelo de negócio alcance o sucesso, é indispensável saber como montar planejamento estratégico empresarial e definir aonde você quer chegar.

Confira agora as 7 etapas fundamentais para elaboração do planejamento estratégico.

Você vai ver que se forem seguidas adequadamente, é fácil definir o que sua empresa tem que fazer para superar a concorrência e se manter ativa e lucrativa no mercado.

Passo 1 – Faça um diagnóstico do seu modelo de negócio

O primeiro passo de como montar planejamento estratégico empresarial consiste em fazer um diagnóstico para entender a atual situação em que a empresa se encontra.

Procure avaliar aspectos de saúde financeira, como o nível de endividamento e o fluxo de caixa, e a forma com que os processos-chave são conduzidos.

Uma ferramenta que pode te ajudar muito nesta etapa inicial é a análise SWOT. Com ela, você conseguirá entender melhor suas forças e fraquezas e identificar ameaças e oportunidades.

Passo 2 – Analise a realidade do seu mercado de atuação

Também é importante que você faça uma análise do mercado em que a sua empresa atua e da posição que ela ocupa em meio a concorrência.

Para isso, há duas ferramentas que podem te ajudar muito. A primeira delas são as 5 Forças de Porter, que busca avaliar as forças competitivas do mercado:

  1. Rivalidade entre os concorrentes;
  2. Poder de barganha dos clientes;
  3. Poder de barganha dos fornecedores;
  4. Entrada de novos players;
  5. Produtos substitutos.

Já a Matriz de Ansoff te ajuda a decidir que estratégias adotar com seus produtos considerando a relação entre eles e o mercado:

  • Penetração de mercado
  • Desenvolvimento de produto
  • Desenvolvimento ou ampliação de mercado
  • Diversificação

Este vídeo passa mais detalhes de como usar a matriz de Ansoff em seu negócio:

https://www.youtube.com/watch?v=UrWy9gDuqWc 

Passo 3 – Defina seus objetivos estratégicos

Nesta terceira etapa do planejamento, você deverá definir quais os objetivos estratégicos do seu modelo de negócio. Eles se referem aonde você quer chegar com a sua empresa olhando para médio e longo prazo.

Lembre-se de que seus objetivos devem ser alcançáveis e coerentes com a realidade da sua empresa e do mercado, seguindo a regra SMART, isto é:

  • eSpecíficos;
  • Mensuráveis;
  • Atingíveis;
  • Relevantes;
  • com Tempo definido.

Passo 4 – Crie um plano de ação para cada área do negócio

O desenvolvimento do plano de ação é a etapa em que ficam definidos os aspectos operacionais do seu planejamento estratégico. 

Você deverá apontar as ações a serem implementadas para que se consiga atingir os objetivos pretendidos, bem como seus respectivos responsáveis.

Além disso, é importante também preparar um cronograma para estabelecer os prazos de execução do plano.

Passo 5 – Escolha os indicadores-chave de desempenho

Todo bom planejamento estratégico empresarial precisa contar com indicadores-chave de desempenho (KPI). Essas métricas servem para que a empresa consiga mensurar o progresso de suas estratégias em direção aos objetivos traçados.

Passo 6 – Implemente o planejamento estratégico

O próximo passo é implementar o planejamento estratégico. Divulgue para os colaboradores as metas, os objetivos e as estratégias que serão adotadas, buscando esclarecer as dúvidas que eles apresentarem.

Passo 7 – Revise o seu planejamento estratégico e faça os ajustes necessários

Por fim, encerrando o nosso passo a passo de como montar planejamento empresarial, você deverá revisar periodicamente esse documento e efetuar os ajustes necessários, tendo em vista as coisas podem mudar no meio do caminho.

Bom, agora que você já tem uma noção de como montar planejamento estratégico empresarial, que tal elaborar um para o seu modelo de negócio? Faça isso e fortaleça a sua empresa no mercado.

 

Este artigo foi escrito pela equipe da Setting Consultoria, especializada em ajudar empresas a estabelecerem o melhor caminho entre sua situação atual e seus objetivos futuros.