pele

Como cuidar de cada tipo de pele?

Você sabia que a pele é o maior órgão do corpo? Este revestimento é essencial para a proteção do corpo e o controle da temperatura. Portanto, manter um cuidado diário é fundamental para quem desejar uma pele linda e vistosa, independente da idade e da época do ano.

Contudo, existem alguns fatores, na maioria das vezes, internos, que acabam deixando a nossa pele mais ou menos oleosa ou com acne, por exemplo. Isso porque cada pessoa tem um tipo de pele, o que acaba exigindo cuidados específicos.

Outro ponto importante é saber identificar adequadamente o seu tipo de pele para, a partir daí, poder escolher os produtos mais adequados, que vão suprir suas necessidades da melhor maneira possível.

Cuidar da pele, principalmente, a do rosto, que acaba sendo mais exposta à luz, ao vento e à poluição, não significa, simplesmente, lavá-la com sabonete, passar cremes e usar protetor. Na verdade, isso é o mínimo a se fazer ao adotar uma rotina de cuidados diários com a pele.

No entanto, de nada adianta fazer isso se os produtos utilizados não são adequados para o seu tipo de pele. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), de modo geral, existem quatro tipos: a normal, a seca, a mista e a oleosa.

A pele normal tem os níveis de oleosidade equilibrados, por isso não tem excesso de brilho, nem chega a ficar ressecada. Nela, os poros tendem a ser menores e menos visíveis. Já a oleosa é o oposto: tem poros dilatados e excesso de sebo, o que pode desencadear os temíveis cravos e espinhas.

Por sua vez, a pele seca é caracterizada pela perda excessiva de água, sendo mais sensível e propensa a situações como vermelhidão e descamação. O último tipo de pele, e o mais comum no Brasil, é a mista, que tem partes secas, a exemplo de bochechas e extremidades, e oleosas, como a “zona T”, formada por testa, nariz e queixo.

A seguir, veja mais informações sobre cada um dos tipos. Na dúvida, o mais recomendado é procurar por um médico especialista no assunto, como o dermatologista, que vai te ajudar a identificar qual é o seu tipo de pele e quais são os produtos mais indicados para você.

seca

A pele seca precisa de um cuidado maior no quesito hidratação, por isso, pode abusar de cremes, óleos e até pomadas. Outra dica é beber mais água, porque a falta dela pode trazer consequências para a derme.

Tudo o que ajuda a desidratá-la, como banhos quentes, sol em excesso e até sabonetes muito adstringentes, deve ser evitado. Nunca compre produtos que tenham álcool e ácido salicílico na composição, pois podem elevar o ressecamento. 

normal

Para limpar a pele do tipo normal, o recomendado é usar sabonetes neutros e sem óleos. O fato dela ter um equilíbrio de oleosidade não significa que você possa abusar de cremes pesados, nem mesmo de produtos adstringentes. O interessante é tentar manter essa característica com produtos específicos.

mista

Já a pele mista exige os dois cuidados: adstringência e hidratação ao mesmo tempo. A diferença é que isso será feito em partes diferentes do rosto. Nas regiões mais oleosas, invista em adstringentes e tônicos para remover o excesso de sebo, principalmente, na zona T, mas não espalhe para os locais mais secos.

Para a limpeza, invista em produtos mais leves, como mousses, espumas em formato de gel. Por terem essa característica, eles acabam cumprindo a dupla função de controlar o brilho e hidratar as partes mais ressecadas.

oleosa

A pele do tipo oleosa precisa de produtos que removam o excesso de sebo, sem deixar aquela textura ressecada, então, nada de lavá-la várias vezes ao dia! Por isso, vale a pena investir em itens com uma composição mais adstringente e sem óleos. Hidratantes mais leves, em gel, são os mais recomendados.

Geralmente, quem tem pele oleosa tende a ter mais espinhas. Nesse caso, o uso de produtos secativos é recomendado, assim como uma limpeza profissional, pelo menos, a cada seis meses.

madura

Com o tempo, a pele pode sofrer algumas alterações, perdendo ou ganhando oleosidade e, principalmente, tendo redução da viscosidade própria da juventude. Para quem pretende manter esse aspecto por mais tempo, o indicado é usar dermocosméticos que ajudem a restaurar a firmeza da pele.

Para todos os tipos, um dos cuidados mais importantes é usar o protetor solar diariamente, prevenindo manchas, sardas, linhas de expressão e até câncer de pele.

Texto: Gear Seo