6 maneiras criativas de melhorar seu currículo

Seu currículo é o seu anúncio pessoal, incluindo informações suficientes para vender suas habilidades e experiência e irá determinar se você será convidado para uma entrevista de emprego ou não.

Pense num panfleto publicitário, o principal objetivo de um panfleto é fornecer ao leitor informações relevantes. O mesmo se aplica ao seu currículo. Seu currículo deve destacar os detalhes mais atenciosos, impressionantes e únicos sobre você, seu trabalho e suas habilidades. 

O seu currículo não tem tempo suficiente para causar uma grande impressão no empregador. Um recrutador profissional pode determinar rapidamente quando seu currículo precisa ser notado.

Assim, o seu currículo deve ajudar os empregadores a determinar se as suas competências satisfazem as suas necessidades.

Neste mercado altamente competitivo, é importante que o seu currículo e seja especificamente orientado para uma oportunidade específica, também muito importante ter cursos de qualificação profissional, você pode encontrar na plataforma de cursos profissionalizantes Cursos Online Inovar

A seguir vamos apresentar 6 maneiras criativas de melhorar significativamente o seu currículo.

1. Cause uma ótima primeira impressão

A primeira seção do seu currículo mostra uma imagem clara do valor que traz a um empregador. A seção de manchetes e resumos pode ser utilizada para atrair a atenção supérflua do leitor, destacando realizações, experiência e qualidades profissionais notáveis.

Vamos dar um exemplo de uma manchete criativa e resumo:

  • Manchete: Gerente de Marketing com experiência em marketing e Relações Públicas.
  • Resumo: Gerente de Marketing com sete anos de experiência em publicidade, relações públicas e branding para múltiplas marcas multinacionais.

2. Use um formato reverso-cronológico

Este é de longe o formato preferido dos recrutadores, gestores de recrutamento e sistemas de acompanhamento dos candidatos. O formato cronológico inverso apresenta seu fundo em uma linha de tempo fácil de entender.

Embora alguns especialistas discordem, o meu conselho é não usar o chamado formato “funcional”. Isto é geralmente insultado tanto por gestores de contratação e recrutadores. 

Enquanto um currículo funcional apresenta suas habilidades e competências, ele não se concentra em sua trajetória de carreira, então os empregos são geralmente agrupados sob as habilidades mais importantes.

Uma vez que não existe um calendário para a sua história de emprego, este formato é por vezes recomendado aos candidatos com lacunas de emprego para “esconder” tais lacunas.

Se o seu objetivo é melhorar o seu currículo, escolha um estilo que o venda, mas torna a sua progressão de carreira fácil de entender.

3. Selecione empresas e disciplinas específicas

Você não pode enviar o mesmo currículo para diferentes empresas para trabalhos diferentes. Em vez disso, você deve personalizar cada aplicação para cada empregador. A sua procura de emprego deve centrar-se nas áreas-alvo nas indústrias, empresas ou no setor dos serviços.

4. Destaque suas experiências e habilidades

Considere seus interesses, experiências, habilidades e realizações que você gostaria de apresentar a um potencial empregador.

Tente adicionar as características óbvias, mas essenciais deles para se tornar único e impressionar o empregador. Para ter uma carreira satisfatória, é importante entender seus interesses e qualidades.

5. Quantifique as realizações da sua carreira

Tente quantificar e rentabilizar suas conquistas na carreira, emprego, trabalho e vida, bem como a complexidade de sua responsabilidade. Mencione sempre números, reais e percentagens em vez de apenas descrever as suas responsabilidades.

6. Mostre suas realizações

Reflita sobre suas conquistas passadas e ilustre o valor que você traz para uma empresa potencial. O seu currículo deve destacar os resultados que entregou com exemplos precisos. Você deve usar esta seção com frases concisas para destacar estes resultados.

Espero muito ter ajudado com essas 6 dicas práticas para melhorar seu currículo. Grande abraço! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *