Tudo que você precisa saber: Como iniciar um pequeno negócio

Deseja tirar seus sonhos do papel para iniciar um projeto que pode mudar sua vida? Precisa saber como iniciar um pequeno negócio? Confira aqui neste artigo tudo o que você precisa saber para começar seus projetos e alcançar os objetivos determinados.

Diferente de um negócio de grande porte, pessoas que iniciam seus projetos como microempreendedores, normalmente tem um capital menor. Portanto, os métodos de gerenciamento desses planos podem variar um pouco.

A seguir, daremos algumas dicas simples, porém que são muito importantes para quem deseja saber como iniciar um pequeno negócio:

Dicas essenciais para iniciar um pequeno negócio

Etapa 1: O que eu quero alcançar com esta pequena empresa?

Antes mesmo de decidir em qual o segmento irá investir, você deve saber o que deseja alcançar, e digo isso porque nem todos querem começar pelos mesmos motivos:

– Há quem deseje iniciar uma pequena empresa para que a mesma alcance uma ótima posição no mercado. Por exemplo, começando como um editor freelancer e depois montar uma ótima empresa de Marketing Digital.

– Outros querem apenas recursos para fazer algo muito diferente de seus pequenos negócios. Por exemplo, começar com a venda de doces caseiros para reunir dinheiro suficiente para viajar para a Europa ou qualquer outra parte do planeta.

Etapa 2: Selecione a empresa que você deseja trabalhar

Se tudo que você quer é ganhar dinheiro em curto prazo sem se preocupar com o crescimento (como mencionamos, juntar dinheiro para outra finalidade), tente escolher algo que você goste. Nós nunca sabemos se, com o passar dos dias, podemos mudar de ideia e decidir seguir com o negócio, a fim de transformá-lo em uma grande empresa.

Mas, se objetivo é iniciar para ter uma grande empresa, é quase obrigatório que sua escolha seja algo por qual você seja apaixonado ou pelo menos que tenha alguma afinidade. Pois, escolher algo só pela sua influência no mercado, pode se tornar cansativo e frustrante, tornando-se prejudicial para o crescimento. Sabemos que quando trabalhamos de mau humor ou fazendo algo desagradável, a produtividade, criatividade, visão e outras habilidades importantes não são alcançadas e o rendimento da empresa cai.

Exemplo de uma ideia de pequena empresa com uma ótima visão:

Para que você compreenda melhor a importância de entrar em um segmento que gosta, cito o seguinte exemplo: imagine que você quer ter um restaurante com muitas filiais dentro e fora do seu país, mas atualmente não pode fazer isso.

O que deve ser feito é começar com um esquema menor que esteja alinhado a essa grande visão, como vender o café da manhã em um quiosque, almoço ou qualquer outro tipo de comida.

Aqui, o importante é que você tenha uma boa administração e implemente estratégias de tal forma que seu pequeno negócio cresça diariamente para alcançar as metas.

Se fosse ao contrário e você não gostasse do nicho de atuação, com certeza iria deixar que os empecilhos prejudicassem sua visão diante da empresa, levando a ideia ao fracasso.

Etapa 3: Quão lucrativo é o negócio que deseja começar?

Aqui não é necessário fazer um super estudo, trata-se apenas de uma questão realista e ver se o nicho que fora selecionado vai gerar receita. Para isso, é importante investigar um pouco e conferir se as pessoas estão dispostas a comprar seu produto ou serviço.

Você pode fazer pesquisas, visitar empresas semelhantes para saber o quanto elas vendem, conferir estatísticas feitas por profissionais, etc.

A etapa na qual perguntamos “o que você deseja de seu negócio?” aparece outra vez!

Se o que deseja é um pouco de dinheiro e só, o seu pequeno negócio deve ser muito lucrativo. Até porque, o que você precisa é de resultados rápidos, uma vez que estamos interessados apenas no lucro. Portanto, se pesquisar a lucratividade e perceber que ela não é boa, volte à etapa anterior.

Mas, se o que deseja é uma ótima empresa, temos que analisar um pouco mais. Nesse caso, não é necessário que o negócio seja muito lucrativo no momento, pois o objetivo está em um futuro próximo.

Não é bom que você selecione algo que não seja lucrativo a longo prazo. Ao contrário do primeiro caso, não é preciso ganhar muito dinheiro agora. Mas, também não precisamos ir ao extremo oferecendo um produto ou serviço que ninguém vai comprar.

Etapa 4: O negócio X o Empreendedor

Para continuar aprendendo como iniciar um pequeno negócio lucrativo, podemos seguir em frente e pesquisar o que ele exige para funcionar corretamente.

Feito isso, devemos compará-lo com nossas capacidades e recursos. Eles são suficientes? Alguns exemplos para saber por onde começar envolvem:

  • Orçamento;
  • Maquinaria, ferramentas;
  • Empregados (somente se necessário);
  • Capacidade, compreensão, profissionalismo;
  • Produtos de qualidade;
  • Divulgação de serviços e produtos;
  • Planejamento para possíveis prejuízos;
  • Localização;
  • Ambiente;
  • Fornecedores;
  • Website;
  • Entre outros recursos que podem ajudar a impulsionar o seu pequeno negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *