Como funciona o mercado de afiliados?

Você está interessado em entrar para o mercado de afiliados?

Neste artigo explicaremos como funciona o mercado de afiliados. O conceito não é difícil de entender. Ao final dessa postagem, você terá melhor entendimento de como essa estratégia funciona. Confira!

O que é mercado de afiliados?

O mercado de afiliados é uma forma de marketing na internet. As empresas, chamadas de anunciantes ou comerciantes, pagam às pessoas (afiliados) com base em seu desempenho, promovendo uma oferta por meio de um link de afiliado.

Em suma, se você for um afiliado, você usa suas habilidades como profissional de marketing para indicar um produto ao seu público-alvo.

Quando alguém decide comprar um produto ou realizar uma ação com base em sua recomendação, você recebe uma comissão pela venda.

Exemplificando, você possui um blog de moda feminina e divulgou dentro dele uma blusa de tricot de uma marca conhecida, com link para o site que vende o produto, neste momento, se o cliente finalizar a compra, você ganha a comissão definida no acordo.

Quem são afiliados?

Um afiliado pode ser tanto um indivíduo, quanto uma empresa. Na maioria das vezes, os afiliados são blogueiros ou outros criadores de conteúdo. Eles geralmente estão em setores que são iguais ou intimamente relacionados com o da empresa cujos produtos estão promovendo.

Afiliados são pessoas que ajudam a promover um produto ou serviço escrevendo postagens, fazendo vídeos e conduzindo outras formas de marketing. Quando o visitante de um afiliado faz uma compra ou envia um formulário de lead no site da empresa afiliada, o afiliado é pago.

O produto pode ser um objeto físico, como um higienizador nasal, ou um serviço, como tutoriais de maquiagem.

Quanto o afiliado é pago depende dos termos do programa de afiliados.

Os afiliados também podem promover empresas afiliadas publicando peças como banners e links de texto. Sempre que um lead é gerado, o editor recebe uma comissão. Geralmente, é uma porcentagem do valor vendido, mas também pode ser outro valor acordado entre o anunciante e o editor.

Quem são as empresas?

Uma empresa afiliada, também conhecida como comerciante, anunciante, varejista ou marca, é qualquer empresa disposta a pagar comissões aos afiliados que promovem seus produtos ou serviços. Essas empresas fazem parceria com afiliados com a intenção de gerar mais leads e vendas.

Empresas afiliadas pagam seus afiliados para ajudá-las a cumprir suas metas e expandir os negócios. Os pagamentos são geralmente determinados em uma base de pagamento por clique, pagamento por lead ou pagamento por venda. Essa estrutura também pode ser chamada de marketing de desempenho.

Os pagamentos de comissão geralmente ocorrem mensalmente. Mas isso varia dependendo dos termos do programa de afiliados.

O marketing de afiliados é considerado muito mais vantajoso para as empresas quando comparado à publicidade paga por clique tradicional, em que uma tonelada de dinheiro pode resultar em poucos leads ou vendas.

Como funciona o marketing de afiliados

Como afiliado, você é pago pelo desempenho. A seguir estão os três tipos de modelos baseados em desempenho comuns ao marketing de afiliados:

  • Pagamento por clique (PPC) – Um afiliado é pago por todos os cliques válidos gerados, independentemente de esses cliques resultarem em vendas ou leads.
  • Pagamento por lead (PPL) – As empresas pagam uma comissão fixa para cada ação qualificada gerada por um clique. Esta ação pode incluir a instalação de um aplicativo, inscrição de avaliação gratuita, envio de formulário online ou conclusão de uma breve pesquisa.
  • Pagamento por venda (PPS) – as empresas pagam uma porcentagem de todas as vendas qualificadas. Esse percentual é discutido entre a empresa e sua afiliada. Entre os programas de PPS mais comuns está a Associados Amazon, onde um editor pode ganhar até 15% dependendo dos produtos vendidos.

Links de afiliados

Depois de se inscrever em um programa de afiliados, você receberá um link de afiliado, um URL especial que contém seu nome de usuário ou ID de afiliado. Use este link sempre que mencionar o produto do anunciante em seu site ou em outras plataformas de marketing, como nas redes sociais.

Sempre que um dos membros do seu público clicar em seu link de afiliado, um cookie é colocado em seu navegador para rastreá-lo. Se ele se tornar cliente, a empresa saberá que recebeu esse cliente de você e você receberá o crédito.

Qualquer produto pode obter bons resultados com essa estratégia, desde uma blusa social feminina até produtos para a saúde e bem-estar.

Comece a ganhar mais hoje!

Não há limite para o que você pode ganhar com marketing de afiliados. Depende de você aprender como funciona o marketing de afiliados e ver até onde você pode dimensionar este incrível modelo de negócios.

O valor que você ganha dependerá de vários fatores:

  1. O programa que você está promovendo;
  2. A taxa de conversão;
  3. Quantos visitantes você está enviando por meio de seus links;
  4. A motivação do comprador.

Mas quando você atinge o ponto ideal e tudo se alinha, é uma ótima sensação.

Agora que você sabe como funciona o mercado de afiliados, por que não testar?