Como fazer remarketing no Google Ads

O remarketing no Google Ads consiste em imagens estáticas, imagens animadas, vídeos, anúncios responsivos e anúncios de texto que são colocados na Rede de Display do Google e na Rede de Pesquisa do Google. 

O que diferencia isso da publicidade padrão é a segmentação, pois ele usa um código de rastreamento especial para colocar cookies nos navegadores das pessoas que visitam seu site e, em seguida, veicula anúncios para aqueles com esse cookie. 

Ou seja, até mesmo a sua empresa de bomba centrífuga, pode se beneficiar muito com essa estratégia.

O remarketing é a forma como o Google chama sua própria ferramenta de retargeting. Ambas as estratégias são bem parecidas, o retargeting aparece mais de uma vez para o usuário que acabou de pesquisar pelo tema.

Já o remarketing funciona ao entrar em um site específico, onde os anúncios de uma marca que você pesquisou irão aparecer com recorrência.

O ponto principal do remarketing é encontrar as pessoas que demonstraram interesse suficiente em seus produtos ou serviços, pois elas são mais propensas a realizarem qualquer atividade que esteja considerando.

Ficou curioso e deseja entender melhor sobre tudo isso? Então, vem com a gente!

A divisão da estratégia de remarketing

Assim como a montagem de uma caixa de pizza personalizada é dividida em etapas, o remarketing também tem essa construção.

Portanto, devemos ficar atentos, pois esse processo é fundamental para o sucesso da estratégia. Essa divisão começa com a verificação do tipo de remarketing, seja ele:

  • Pesquisa;
  • Display;
  • Vídeo; 
  • Entre outros.

Depois passamos para a forma de segmentar os visitantes do site em públicos separados, e por último, a otimização das campanhas.

Opções de remarketing do Google Ads

Existem diversas maneiras de efetuar o remarketing no Google Ads, por conta disso, iremos pontuar as principais para que você tenha conhecimento dessa ferramenta tão útil no dia a dia de qualquer empresa.

Remarketing padrão

Esse recurso do Google Ads permite que você exiba anúncios para seus visitantes anteriores enquanto eles navegam em sites e aplicativos.

Remarketing dinâmico

Um recurso que exibe anúncios para visitantes anteriores de qualquer um de seus produtos ou serviços.

Remarketing para aplicativos

Se alguém usou seu aplicativo ou seu website para dispositivos móveis, o Google Ads permitirá que você exiba essas propagandas para eles quando usarem outros apps ou estiverem em outros endereços (como o próprio nome já diz, é válido apenas para smartphones).

Listas de remarketing para anúncios de pesquisa

Ele permite que você segmente visitantes anteriores na Rede de Pesquisa, ou seja, isso é tão imprescindível de se ter em sua estratégia quanto os equipamentos de combate a incêndio para o corpo de bombeiros.

Remarketing de vídeo

O Google Ads permitirá que veicule anúncios para pessoas que interagiram com seu canal do YouTube ou outros vídeos.

Remarketing de lista de e-mail

Também conhecido como Segmentação por lista de clientes, se tiver uma lista de e-mails deles, poderá enviá-los para o Google Ads. Esse recurso permite que veicule anúncios para eles se estiverem conectados à Pesquisa Google, Gmail ou YouTube. 

Comparativamente, é como se inserisse o nome de sua marca num display de acrílico para visualização mais ampla e dinâmica.

Selecionando seus públicos

Em seguida dos parâmetros vistos acima, você precisará decidir quais visitantes do site deseja redirecionar com anúncios. Há um número infinito de maneiras de atingir esses públicos, incluindo:

  • Com base na página do produto visitada;
  • Com base na visita a uma determinada página;
  • Com base em não visitar uma determinada página;
  • Tempo no local;
  • Número de páginas visitadas;
  • Segmentação demográfica;
  • Segmentação geográfica.

Há também combinações personalizadas, que permitem segmentar pessoas que visitaram uma página sem visitar outra. A estratégia aqui seria, por exemplo, conferir quais pessoas visitaram a primeira página do seu processo de checkout sem acessar a página de agradecimento. 

Isso significaria que detalhamentos devem ser inseridos para que, quem estava interessado em seu produto para adicionar um item ao carrinho, não vá embora antes de concluir todo o processo. Enfim, há a possibilidade de segmentar qualquer público com base em URLs.

No caso, se tiver uma página de agradecimento depois que as pessoas enviarem o endereço de e-mail para se inscreverem e obterem mais informações ou se registrarem para ver uma oferta especial, você irá inserir a URL para obter uma lista de remarketing.

Por isso, faça reuniões constantes com sua equipe de marketing e analise todas as possibilidades dentro e fora do Google. Ao longo do tempo sua empresa irá perceber que a retenção aumentará e, possivelmente, os lucros também.

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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais