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Técnicas para melhorar o serviço e entrega do restaurante

Oferecer um bom serviço de delivery é mais que um diferencial para quem trabalha no setor de alimentos, então trabalhar para melhorar o serviço e entrega do seu restaurante é muito importante.

O número de clientes que preferem pedir comida em casa já representa quase metade do mercado de food service, ou seja, investir nas entregas é fundamental para restaurantes de todos os portes.

No entanto, não basta se cadastrar em algum aplicativo de entregas ou contratar um entregador, é preciso se organizar para oferecer um serviço de qualidade, caso contrário você pode perder ao invés de ganhar clientes.

Preste atenção nas dicas da nossa lista antes de começar a anunciar seu serviço de delivery.

1. Faça um planejamento para o restaurante

Essa é uma dica importante, mas que muitos proprietários de restaurantes esquecem. Antes de mais nada, é preciso lembrar que o objetivo da operação é gerar lucro, e para isso ela tem que ser bem pensada.

Conhecer o seu público-alvo é fundamental nessa etapa (se você não tem certeza disso, comece nesse ponto).

2. Comece pequeno

Você precisa ter uma noção realista do seu negócio, público-alvo e demanda antes de começar a entregar por toda a cidade. Que tal delimitar uma região próxima para começar e fazer uma avaliação dos resultados antes de expandir?

3. Preze o atendimento ágil e educado no restaurante

É interessante que você receba os pedidos por vários meios diferentes, como:

  • WhatsApp;
  • Ligação;
  • Aplicativo;
  • Site.

Antes de começar a usar todos esses meios, no entanto, avalie se a sua equipe vai conseguir responder às demandas com agilidade.

É importante responder todo mundo, não só os pedidos, mas também as reclamações e elogios. Treine alguém para fazer isso com gentileza, inclusive para lidar com os pedidos de exceções e clientes insatisfeitos.

4. Considere os feedbacks

O seu foco deve ser manter os clientes satisfeitos, para isso os feedbacks são valiosos. Tanto os elogios, para que você mantenha o que está bom, quanto as reclamações, que são importantes para vocês enxergarem os gargalos e pensarem em soluções.

5. Invista na embalagem

A embalagem ideal depende do tipo de comida que você serve, mas é importante que ela seja apropriada para o tipo de comida que você vende, seja bem vedada e ajude a manter a temperatura. Se possível, opte por materiais sustentáveis, evitando o plástico e o isopor.

Uma caixinha personalizada com a sua marca pode ser uma boa solução. Não se esqueça da sacola que vai por fora, que também soma na apresentação, já que é a primeira impressão que o cliente vai ter ao receber.

6. Impressione nos detalhes

O mercado de delivery é concorrido e você precisa se diferenciar. Cada detalhe importa: desde a forma como a comida é montada na embalagem, até mandar algum brinde ou um bilhete carinhoso para o cliente.

Muitos gostam tanto que postam, ajudando a divulgar a sua marca e o seu restaurante. 

7. Pense em fidelização

Para que o seu serviço continue dando certo, você precisa pensar em formas de fazer os clientes pedirem não só uma vez, mas várias.

Entregar com qualidade já é uma forma de fazer isso, mas também é válido pensar num programa de fidelização para clientes assíduos – um cartão fidelidade, por exemplo.

8. Divulgue o serviço do seu restaurante

Se o seu restaurante é novo, a divulgação é fundamental para que ele sobreviva, mas mesmo que sua marca já esteja consolidada, é preciso avisar aos seus clientes que você agora tem um serviço de entregas.

De preferência com alguma promoção para os primeiros pedidos ou para quem indicar seu restaurante.

Os melhores canais dependem do seu público-alvo, mas pode ser uma boa ideia investir em anúncios pagos nas redes sociais, onde é possível delimitar o público pela sua região ou perfil de cliente.