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Como escolher o melhor site para fazer compras? Veja quais são os principais critérios

O ato de comprar em um site está cada vez mais desmistificado. Se, no passado, era comum que as compras feitas pela internet gerassem bastante insegurança entre os potenciais usuários, hoje, elas tornaram-se, inclusive, uma alternativa viável para diversas situações. 

Muitas vezes, não encontramos um produto específico em lojas físicas, por exemplo, mas, ao pesquisar na internet, nos damos conta de que ele existe em estoque em alguma loja on-line. Entre tantos outros fatores, isto tem motivado o consumidor a comprar cada vez mais por meio de e-commerces.

Prova disso é que, só no Brasil, o comércio digital cresceu aproximadamente 81% no primeiro semestre de 2020, quando comparado com o mesmo período do ano passado. Os dados são da Compre&Confie, organização brasileira que pesquisa o comportamento de consumo no país.

De todo modo, a compra na internet, bem como a presencial, exige sempre alguns cuidados. Utilizando certos critérios simples e fáceis de aplicar, você não corre risco e garante que a sua compra seja um negócio satisfatório. 

Confira a reputação do site de uma loja

O primeiro passo na hora de comprar algo pela internet é verificar a reputação da plataforma pela qual se deseja efetuar o pedido. No caso de empreendimentos maiores, este processo é bastante fácil. Sites como o próprio Confie&Compre e o Reclame Aqui vão te dar um panorama sobre a satisfação dos clientes com uma determinada loja.

Vale lembrar que imprevistos acontecem. Assim, muito dificilmente você encontrará alguma loja sem reclamações. O que vale, na verdade, é analisar de que forma a empresa recebeu a queixa, se ela foi respondida, resolvida e, principalmente, se o cliente ficou satisfeito com a resolução.

Uma boa maneira de verificar a reputação de pequenos negócios é por meio das redes sociais da marca, em especial, o Instagram. Isso porque clientes são bastante ativos nessa rede e, geralmente, utilizam a ferramenta de comentários para darem seu parecer sobre a experiência com a loja. Use este recurso a seu favor.

Entenda as políticas de devolução e cancelamento

A troca, o cancelamento e a devolução são práticas comuns em qualquer tipo de compra. Além disso, são direitos do consumidor, desde que dentro dos prazos legais referentes a cada tipo de produto. Empresas sérias vão ter isso claro em seu site ou informarão sobre como isso se dá, caso necessário, por e-mail.

Tenha certeza de como a empresa lida com esses fatores, entendendo quem paga o frete nessas situações. Muitas vezes, o valor será pago pelo cliente e, apesar de isso não ser necessariamente errado, é melhor que você tome conhecimento das condições para não ser surpreendido caso precise de um desses serviços.

Verifique os canais de atendimento ao cliente

O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é particularmente importante em compras feitas pela internet, uma vez que representa o canal de comunicação entre você e a loja. 

Por esse motivo, verificar as dinâmicas dele é um ponto essencial para garantir a confiabilidade da loja. Mesmo que você não precise do serviço, lojas que não tenham e-mail, telefone e nenhum tipo de canal de comunicação ao cliente não são confiáveis.

Prefira pagar com cartão de crédito em um site

O ideal em compras feitas pela internet é pagar com cartão de crédito. Isso porque a transação mediada pelo seu banco vai te possibilitar segurança e, se preciso, o dinheiro poderá ser facilmente estornado. 

Para que isso aconteça, é necessário o número do cartão, o nome do titular, o vencimento e o código de quatro números que fica na parte de trás do cartão. Caso a loja ou o vendedor peça a senha, não a forneça, pois, essa não é uma prática correta. Jamais compre de lojas que te exijam essa informação e denuncie a prática.

Texto: Gear Seo