Antes de comprar móveis novos, confira estas dicas

A mobília é parte fundamental da configuração de um lar. Além de dar função aos cômodos vazios, ela é um item importante nas decisões sobre a decoração.

Por isso, pesquisar por móveis é uma das tarefas mais apreciadas por quem está se mudando, reformando ou mesmo querendo renovar apenas alguns itens.

Apesar de divertido, comprar móveis novos é algo sério. Uma compra mal feita pode gerar muita dor de cabeça, além de representar uma perda significativa de dinheiro. Para te ajudar nesta função, separamos dicas para que você não cometa erros. Confira a lista a seguir.

Anote as medidas

Uma das premissas básicas para que a compra de um móvel seja satisfatória é que ele caiba em sua casa. A única forma de garantir que isso aconteça é tendo certeza das medidas tanto do móvel, quanto do cômodo que o receberá. Como não é possível testar os objetos no espaço antes da compra, utilize as precisões métricas como suas aliadas.

Além de considerar o tamanho dos cômodos e dos móveis, tenha em mente o espaço que deve existir entre um item e outro. Isso vai garantir conforto, bem como potencializar a função de cada objeto comprado. Para isso, utilize as ferramentas que estiverem a sua disposição.

Se estiver sendo acompanhado por um profissional, peça a ele que elabore uma planta baixa e até uma maquete eletrônica para que você visualize como cada item ficará no cômodo. Quem dispor de menos recursos pode simplesmente marcar o chão da casa com as medidas dos móveis a serem comprados, utilizando fita adesiva, para ter uma noção da extensão da casa.

Realize diversas pesquisas

Não são raros os casos em que compras feitas sem pesquisa geram arrependimentos, e isso acontece por diversos fatores. Qualidade do produto, credibilidade da loja, melhor preço encontrado em uma empresa concorrente, cores disponíveis e uma infinidade de variantes podem influenciar sua decisão.

Por esse motivo, pesquise bem antes de fechar um negócio. Investigue todas as opções que existem ao seu dispor, converse com os vendedores, pergunte a amigos e, é claro, utilize a internet para explorar novas possibilidades no que diz respeito aos móveis desejados.

Preste atenção na garantia

A garantia te dá seguridade de que o produto poderá ser trocado caso algum defeito de fabricação ou qualidade do material comprometam o objeto adquirido. Por este motivo, tenha certeza de que a garantia oferecida atende às suas expectativas. 

De maneira geral, móveis de qualidade vão te oferecer uma garantia maior porque a durabilidade não é um risco para o fabricante.

No caso de móveis comprados pela internet, a garantia pode te proteger, inclusive, de cores que aparecem com tons diferentes na tela do computador quando comparadas fisicamente com o produto.

Analise o material

A composição material de um móvel é um dos fatores que influencia a durabilidade dele. Por este motivo, tenha certeza do que foi utilizado na confecção de cada item. Objetos de metal, por exemplo, duram mais se forem feitos de inox. Seguinte este mesmo raciocínio, itens de madeira duram mais que os compensados.

Considere a decoração

Em especial, para quem está adquirindo um novo item ou substituindo um antigo para ser incorporado a um ambiente pronto, a decoração existente deve ser fortemente considerada. Isso porque, muitas vezes, gostamos de um produto que pode não cair tão bem no ambiente em que desejamos colocá-lo.

Nesse sentido, principalmente, a cor e o estilo devem ser analisados. Dê preferência para a compra de objetos que se comunicam visualmente com o espaço destinado a eles.

Teste antes de comprar

É essencial testar um móvel antes de efetuar um negócio, sobretudo, itens que envolvem conforto, como camas e sofás. Lojas maiores têm show-rooms que vão te permitir fazer isso, mas mesmo as menores costumam ter objetos de mostruário que vão te ajudar a entender melhor a peça que você pretende adquirir.

Texto: Gear Seo