Como encontrar a mesa ideal para a sua sala de estar

Na sala de estar, você contará com dois tipos de mesa: a de centro, para apoiar pequenos objetos, como livros e revistas, e a de canto, para servir de base para luminárias e flores.

Claro que você também poderá definir outros usos ao encontrar a mesa ideal para sua sala de estar, mas antes de tudo, é preciso entender o que deseja e se esta é a melhor escolha para o ambiente.

Abaixo, veja dicas para escolher uma mesa para a sala de estar.

Espaço disponível

O primeiro fator a ser analisado antes de selecionar uma mesa nova é o espaço disponível no ambiente. Uma sala de estar pequena exige móvel menor e discreto, enquanto um cômodo maior permite uma mesa média ou grande.

Tire medidas, avalie se o cômodo não vai ficar poluído e guarde todas as informações. Também tente imaginar como ficará a sala após a chegada da mesa.

Formato ideal

O formato também é importante, e você pode considerar o que mais gosta. Dá para escolher entre redondo, oval, retangular e quadrado, mas lembre-se de ter uma ideia de onde vai colocar a mesa.

É interessante pensar no formato depois de analisar o espaço, até porque mesas redondas costumam ser maiores, enquanto as quadradas e as retangulares podem se encaixar perfeitamente naquele cantinho esquecido ao lado do sofá.

Estilo da mesa

Mesas fazem parte da decoração do ambiente, então, será necessário pensar em seu estilo. Há aquelas com tampo de vidro, pedra, madeira natural e compensada, cada uma com seu toque de elegância.

O tampo de vidro é interessante para quem busca um ambiente mais jovial, especialmente, se as pernas forem de metal. Já a madeira é ótima para complementar uma sala com um toque retrô.

Função da mesa

Não se esqueça de analisar qual será a função da mesa na sua sala de estar. Ela vai servir apenas para apoiar o controle remoto da TV e decorar o ambiente, ou a ideia é aproveitar o espaço pequeno e investir em um item funcional?

Nesse caso, além de guardar revistas e livros ou apoiar os controles da TV, a mesa pode servir para receber pequenas refeições. Algumas vêm com gavetas, para que você possa guardar objetos.

Altura adequada

A altura também deve ser considerada, até para que a mesa não chame atenção demais do ambiente. O ideal é que tenha, no máximo, a altura dos joelhos, cerca de 55 centímetros, quando falamos das mesas de centro. Você também pode considerar a altura do assento do sofá como base.

Já as mesas de canto podem ser um pouco mais altas. Ainda assim, evite modelos que ultrapassam a altura do braço do sofá. A ideia é a mesma: por mais que a função seja decorativa, o foco não deve ser somente a mesa, mas todos os móveis da sala.

Conforto do ambiente

A sala de estar precisa ser confortável para que você consiga aproveitar ao máximo o espaço, assim, tome cuidado com a posição dos móveis. A mesa de centro não pode ficar muito perto do sofá, para evitar que você e seus convidados batam os pés nelas.

Para a mesa de canto, também é importante alguns cuidados, já que ela não pode atrapalhar a passagem. Por isso, em ambos os modelos, é tão importante prestar atenção ao espaço disponível no cômodo.

Pets e crianças

Você tem filhos ou pets em casa? Isso também vai influenciar a hora de escolher a mesa da sala de estar. Até porque será necessário investir em um material mais resistente e que não suje com facilidade.

Apostar em tons mais escuros também é indicado, afinal, com os pequenos e os animais de estimação pela casa, mesas em cores mais escuras não deixam a sujeira em evidência com tanta facilidade.

Texto: Gear Seo