carros

5 documentos envolvidos na compra de carros que você não conhecia

Se você pretende comprar carros novos ou usados, precisa se certificar dos documentos necessários para adquiri-lo. Garantir que a documentação do veículo esteja completa e ordenada é fundamental para evitar dores de cabeça no futuro.

Comprar um carro é um processo burocrático. Assim, cumprir todas as etapas sem erros é fundamental para colocar a propriedade do automóvel em seu nome. Confira, abaixo, alguns dos documentos envolvidos, mas pouco lembrados, no momento da compra de um veículo.

Comprovante de pagamento do IPVA dos carros

Na hora de comprar um carro, um documento bastante importante é o comprovante de pagamento do IPVA. Ele é fundamental para garantir que o automóvel não esteja em dívida com o principal imposto relacionado aos veículos. 

Desse modo, peça ao vendedor do carro que lhe mostre o comprovante de pagamento de IPVA, pelo menos, dos últimos três anos. Para verificar se o documento é verdadeiro, faça uma pesquisa no Detran, referente ao imposto. 

DUDA de transferência de propriedade do veículo

Este é um documento que deve ser emitido e pago pelo novo dono do veículo. O DUDA de transferência de propriedade do carro pode ser solicitado no site do DETRAN e quitado em qualquer lotérica ou instituição financeira, incluindo as agências bancárias, até a data do vencimento. 

Ele é um documento importante para fazer a vistoria no DETRAN e passar o carro para o seu nome, em definitivo. Sem a apresentação do comprovante do DUDA pago, não é possível agendar o processo de transferência. 

Desse modo, trata-se de um documento fundamental para finalizar a compra de um veículo, já que o DETRAN estipula o prazo de 30 dias após o procedimento em cartório. 

Nada Consta do DETRAN

Se você quer ter a certeza de que o veículo não possui nenhuma multa, é fundamental que você emita o Nada Consta do DETRAN. Para ter acesso a ele, é bem simples: basta que você visite o site oficial do órgão responsável e faça uma pesquisa por meio do número de Renavam do veículo. 

Verificar isto é importante para que você não seja surpreendido no futuro com alguma dívida relacionada às multas contraídas pelo antigo dono do carro.

DUDA de emplacamento  

O DUDA de emplacamento é outra taxa cobrada pelo DETRAN para a transferência de carros. Porém, ela não é obrigatória em todos os casos, apenas quando alguém compra um automóvel de outra cidade ou estado e precisa emplacar o carro em seu município. 

Para isso, é preciso apresentar o comprovante do DUDA de emplacamento no dia da vistoria de transferência. Assim, no mesmo período, o carro é transferido e emplacado. 

CRV dos carros

Muitos motoristas se confundem entre o Certificado de Registro do Veículo (CRV) e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). O último é o mais conhecido, já que ele é obrigatório. Sendo assim, todo motorista deve estar com este documento original para andar com seu carro pelas ruas, avenidas e estradas. 

Já o CRV é um documento um pouco menos conhecido, mas muito importante, principalmente, para a aquisição de um carro. Ele também é chamado de recibo do veículo. No CRV, constam informações como: as especificações do automóvel, o número do Renavam, a placa, o chassi, entre outros. 

Na parte de trás do CRV, está localizado o recibo de transferência, que deve ser preenchido pelo antigo e o novo proprietário, sendo apresentado no cartório, com o valor da transação, para ser feito o reconhecimento de firma de ambas as partes.

Texto: Gear Seo