Check in online vira tendência no mercado de turismo

Foi-se o tempo em que a gente precisava telefonar para fazer reservas e ter contato com atendentes, em vários momentos da nossa estadia, em algum local, hoje toda esta burocracia pode ser substituída pelo check in online.

Hoje em dia, é possível não só planejar a viagem, mas fazer tudo pela internet, em sites ou aplicativos, à disposição em qualquer lugar, nos nossos próprios smartphones.

Esta é uma tendência global, que já vinha sendo experimentada em vários destinos, mas que virou praticamente regra depois das orientações de distanciamento social, impostas pela pandemia. 

Agora, além das companhias aéreas e de transporte terrestre, que já vinham popularizando seus próprios aplicativos, as redes hoteleiras e os destinos turísticos estão investindo nessa possibilidade.

Menos contato, mais tecnologia

O check-in on-line, assim como o check-out e a compra ou a solicitação de qualquer serviço adicional pela internet, durante a estadia, fazem parte de uma nova tendência no mercado do turismo: menos contato e mais tecnologia.

Estes serviços diminuem a necessidade de contato entre hóspedes e funcionários, reduzindo as chances de contágio do novo coronavírus. Como ainda não sabemos até quando precisaremos nos preocupar com isso, nem se virão novas ondas da doença, estas são novidades muito bem-vindas.

Pelos aplicativos, também é possível consultar regulamentos e protocolos de segurança dos estabelecimentos, assim como tirar dúvidas, por canais como os chats.

Nada será como antes

Para os especialistas em turismo, muitas atividades devem ser normalizadas assim que grande parte da população estiver vacinada. No entanto, a expectativa é que algumas não voltem mais a ser como eram antes. Os serviços on-line devem estar nesse segundo grupo.

O principal motivo é a comodidade oferecida pelos aplicativos. O hóspede não precisa ligar ou descer na portaria para solicitar um serviço, fazer uma reserva no restaurante ou visitá-lo no dia seguinte, por exemplo. Dá para fazer tudo deitado na cama, pelo celular.

Alguns consumidores ainda experimentam dificuldades para operar as novidades, mas a maioria já está se habituando. Quem se acostuma com tanta praticidade, dificilmente, quer voltar ao jeito antigo.

Experiência personalizada

Além de permitir a solicitação do que quiser, a qualquer hora e em qualquer lugar, os aplicativos costumam oferecer outra vantagem: a memória. Muitas dessas ferramentas usam os seus dados para personalizar a sua experiência.

Um bom aplicativo consegue prever e te oferecer serviços que você pode precisar, de acordo com o seu perfil, como cadeiras de bebê, cofres e lavanderia. Há ferramentas que sugerem até pratos ou atividades que você pode gostar. 

Essas sugestões são boas para os hotéis, que conseguem vender mais, mas também para os consumidores, que podem ter uma experiência mais completa. A ideia podem ser especialmente boa para aquelas pessoas que têm dificuldades para escolher o que pedir ou fazer.

Aviva Experience

O Aviva Experience é um desses aplicativos, desenvolvido para oferecer mais comodidade e segurança aos hóspedes. Além das solicitações de serviços, check-in e check-out, todo o consumo durante a hospedagem pode ser acompanhado pela tela do celular.

Funciona assim: o hóspede procura e baixa o aplicativo, disponível gratuitamente na Play Store ou na Apple Store. Em seguida, faz um cadastro com os seus dados pessoais e recebe uma senha para validar as informações por e-mail.

Depois desse processo de autenticação, é só navegar e aproveitar todas as funcionalidades do aplicativo. Tudo isso só precisará ser feito da primeira vez, em todas as outras, as suas informações já estarão salvas, o que torna o processo ainda mais prático.

Texto: Gear Seo