Como comprar casas para alugar e gerar renda

Você sabia que, comprar casas, com o objetivo de alugá-las, pode ser um ótimo investimento?

Isso mesmo, o aluguel, pode ser mensal ou por temporada, pode gerar altos rendimentos mensais sem precisar de sua dedicação integral. 

Pode servir como um investimento para o futuro, um complemento de renda ou, até mesmo, da fonte principal de renda, dependendo do caso. Quer saber como? Tem dicas quentes abaixo pra você.

Comprando casas para alugar e gerar renda

Quem pretende comprar casas em campo grande ms com o objetivo de gerar renda, não pode ter pressa. A ideia é conseguir boas oportunidades de negócio na hora da compra e na hora de alugar. 

Por isso, pesquisar e se manter atualizado de como anda o mercado imobiliário é crucial, pois boas oportunidades de negócio costumam surgir e são captadas com muita velocidade. 

Assim como é preciso uma pesquisa prévia dos melhores locais para se comprar imóveis na cidade, de acordo com o seu objetivo. 

O melhor são sempre imóveis bem localizados, centrais, onde as pessoas podem encontrar de tudo bem perto, como por exemplo, próximo a grandes centros empresariais ou a universidades. 

Uma outra localização que também deve ser levada em consideração são próximos a centros de eventos ou alguma atração turística da sua cidade. 

Ainda há os locais mais afastados dos centros urbanos que são excelentes para estadias curtas de quem mora na cidade para sair um pouco da rotina. 

Vale lembrar que, imóveis que precisam de reforma também costumam ser boas oportunidades de negócio. Por isso mesmo, é importante ter uma reserva financeira para esses reparos que serão necessários. 

Aluguel mensal ou por temporada? 

A não ser que você more em um local onde o fluxo de turistas seja muito grande, você não precisa descartar nenhuma das duas hipóteses. 

Uma opção pode complementar a outra: em épocas de grande fluxo aluguel por temporada, e nos outros meses, ofereça o aluguel mensal por um custo mais baixo. 

Aqui também entra a questão da localização do imóvel. Há aqueles que terão sim mais fluxo durante a temporada que foram comprados com essa intenção, mas nada impede de oferecer e receber uma proposta de um aluguel fora dos grandes picos de gente na cidade. 

Prepare o imóvel

Junto com a escolha do imóvel, você precisa definir o tipo de aluguel que irá investir: se será por temporadas curtas, como festas e férias, ou se será mais longas, para universitários. por exemplo. 

Isso irá direcionar não só o seu contrato de aluguel que deve estar condizente com seus objetivos, como também te ajudará a preparar o imóvel para as locações. 

Eletrodomésticos como fogão, microondas e geladeira são indispensáveis para qualquer um dos segmentos. Já o restante da mobília vai depender mesmo do tipo de inquilino que você quer atrair.

Outros itens que podem ser importantes são cama, sofá e televisão e até mesmo uma máquina de lavar. 

Não esqueça que itens como panela, pratos, copos e talheres, assim como roupas de cama, podem ser um diferencial e permitem ao seu locatário não ter que se preocupar com isso. 

Já serviços como internet, TV e telefone também podem ser bons diferenciais, já que poupa um grande trabalho do novo morador ter que contratar pessoalmente tais serviços que podem ser inclusos no valor. 

Assim como dependendo do tempo de aluguel, você também pode incluir os custos com IPTU e condomínio.

Faça as contas

Mas para ser, de fato, um bom negócio, os valores cobrados precisam ser justos e compensar todo o investimento e custos de manutenção. 

Por isso, todos os valores investidos devem estar contabilizados para que o cálculo final esteja correto e você realmente passe a contar com essa renda que virá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *