redes sociais

Como aumentar seu engajamento em redes sociais

Nos dias de hoje é cada vez mais importante a presença nas redes sociais, e cada vez mais é desejado um maior engajamento com a marca.

Quer saber como aumentar seu engajamento? Continue lendo e veja dicas que irão te ajudar a melhorar a sua rede social!

Saiba com quem irá falar

Para toda e qualquer estratégia traçada, é necessário saber com quem você vai falar, sem saber a sua persona, não há como traçar estratégias.

Então, conhecendo a sua persona, você descobre:

  • Dores;
  • Objetivos;
  • Tom de voz que deve utilizar;
  • Quais assuntos deve abordar;
  • Qual canal é o mais adequado;

E, tendo essas informações todas, é mais certo de que irão criar uma estratégia mais assertiva e direcionada a quem deve receber.

Compartilhe conteúdos relevantes

O que você irá compartilhar, faz parte do marketing de conteúdo, portanto, é a hora de apostar em excelentes copys e imagens, pois é com o conteúdo que irá conquistar leads.

Para criar conteúdo relevante, é necessário saber com quem está falando e todos os pontos abordados acima. 

Assim, você consegue oferecer uma solução, com o seu produto ou serviço, resolvendo o problema dela.

Portanto, compartilhe conteúdos próprios e de boa qualidade, que irão ajudar ou ensinar o leitor. 

E assim, você irá aumentar seu alcance nas redes sociais, otimizar conversões para outros canais de comunicação que possua, e então, aumentará o seu tráfego.

Caso ache que algum conteúdo antigo é relevante para o leitor, também é possível reciclá-lo, fale do mesmo assunto mas de uma forma diferente.

Aposte no visual

Às vezes as pessoas preferem ler, por conta de estar em lugares que não podem escutar áudios, mas isso não quer dizer que não deve apostar no visual, inclusive, fotos e vídeos são mais consumidos e possuem um maior alcance.

Invista em vídeos, infográficos e fotos de qualidade, que de alguma forma também possam vir a acrescentar ao usuário, assim você pode atingir um número maior de pessoas. O conteúdo visual atrai muito mais o usuário, fazendo total diferença na sua timeline.

Crie copys chamativas e que prendam a atenção do usuário

Além dos conteúdos de textos e visuais, é indispensável o uso das legendas para aumentar seu engajamento.

Como você já sabe as dores, problemas e objetivos da pessoa com quem vai falar, você pode abusar disso e apelar para o lado emocional, cativando o usuário.

Apresente ao leitor com o que ele pode se beneficiar, conte o que ele irá aprender caso consuma o seu conteúdo, mas em hipótese alguma prometa algo que não poderá cumprir.

Outra parte da legenda que não pode faltar de forma alguma, são os CTAs (call to actions ou chamada para ação). 

Os call to actions devem estar sempre presentes, pois são eles que irão indicar o que o leitor deve fazer relacionado com aquele post, como uma curtida, comentário ou compartilhamento.

O uso das hashtags é um assunto bastante discutido. 

Porém, sim, elas ajudam no seu alcance, mas não coloque em excesso e fora de contexto, utilize poucas e que façam sentido com a sua linha de conteúdo, ou crie a sua própria.

Interaja com os usuários

Para gerar engajamento, você deve interagir com os usuários.

A sua empresa deve produzir conteúdos e copys com CTAs que incentivem a participação do público com as publicações.

Após essa interação, é interessante que você responda, deixando claro que você valoriza as participações e opiniões. E assim o relacionamento com o cliente fortalece a imagem da marca também.

Faça um atendimento de qualidade

Em casos como suporte ou esclarecimento de dúvidas, é importante que você seja sempre ágil, rápido e gentil com o consumidor.

Nunca demore ou deixe de responder uma solicitação de mensagem. 

Você deve se mostrar sempre a disposição para interagir com quem entrar em contato, independente do motivo, deixe claro que você se importa.

Outra dica, é que faça também um atendimento humanizado, que irá causar uma boa impressão no cliente. Fale com ele, de acordo com o tom de voz, mas como se fosse alguém íntimo seu.

Tenha um calendário editorial

Depois de todas as dicas para desenvolver uma publicação melhor e ter uma interação legal com os clientes, é necessário organizar tudo antes de colocar em prática.

Por isso, é indicado que você use um calendário editorial, assim você consegue ter controle de tudo que estará rolando nas suas redes sociais, quais temas já foram falados, além de ter uma organização que facilite na hora de mensurar os seus resultados, entendendo quais dias e posts deram mais engajamento.

Entretanto, seja flexível. Se permita postar conteúdos que não estão no calendário!

 

Gostou do conteúdo? Agora você já está preparado para deixar a sua marca mais engajada nas redes sociais! Para ler mais posts como esse, entre no blog da Amura Comunicação.