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Como aumentar o engajamento no Instagram usando Reels?

O Instagram cresce cada vez mais no Brasil, sendo o segundo país com maior número de usuários ativos no mundo. Dentre os seus recursos, destaca- se Reels, que é considerado o rival do TikTok. E como ter engajamento no Reels?

A verdade é que o Reels do Instagram é um tesouro para marcas e empresas. Segundo pesquisa da Opinion Box, 82% dos usuários no mundo seguem alguma marca ou empresa. Dentre os formatos do Instagram, o Reels tem um ótimo alcance.

Mas como promover um Reels no Instagram e ter esse alcance? Como fazer um Reels? Prossiga com a leitura e veja como aproveitar desse recurso da rede social!

 

  • O que é o Reels do Instagram e por que é tão poderoso para quem busca engajamento digital?

 

“Parecido com o TikTok, o Reels do Instagram se trata de uma aposta na recente tendência de vídeos mais curtos.”

O Reels do Instagram se trata de uma ferramenta recente da rede social que permite a criação de vídeos curtos de até 60 segundos. Esses vídeos são adicionados ao feed do perfil e até na aba Explorar/busca.

Ele tem um funcionamento semelhante ao dos Stories, mas com um tempo maior e um leque mais extenso de ferramentas: edição de vídeo e áudios, efeitos visuais e sonoros, controle de velocidade e a possibilidade de realizar cortes.

Isso permite que crie pequenos clipes, com transições mais criativas e chamativas. E esses clipes podem ser compartilhados por outros usuários, assim como ocorre com os outros formatos do Instagram.

 

  • Por que apostar no engajamento do Reels do Instagram?

 

Por fornecer um conteúdo curto e criativo, o engajamento no Reels do Instagram é enorme. É maior a chance de produzir um vídeo viral, que chamará interesse e criará identificação com o público, gerando muito compartilhamento.

Além disso, como dito anteriormente, os vídeos no Instagram costumam aparecer na aba de Explorar/busca, o que aumenta as chances de serem encontrados. 

Junto disso, o Reels tem um funcionamento semelhante ao do TikTok: o usuário recebe vídeos baseados nas curtidas. Se ele curte algo similar ao que oferece, aumenta ainda mais a chance de você ser achado.

E para terminar, a própria plataforma do Instagram vai focar na publicação de vídeos, o que os tornará mais relevantes que as fotografias. Nisso, ganha quem realiza a produção de conteúdo por vídeo!

 

  • Como fazer o Reels no seu Instagram?

 

Criar um Reels é bastante simples e realizado em poucos passos. O primeiro é o mais óbvio: tenha o Instagram instalado na sua conta e tenha uma conta criada na rede social, seja com o e-mail ou com o seu número de telefone.

Em sua conta, abra a câmera (como faz com os Stories) e selecione a opção Reels. Você pode gravar num único take, gravar vários cortes para juntar depois e/ou adicionar vídeos da sua galeria.

Depois, use dos recursos para a produção de conteúdo, de forma a criar um vídeo imersivo, criativo e interativo. Há diferentes recursos disponíveis no Reels, mas depois entraremos em detalhes.

Após terminar a edição de vídeo, você pode compartilhar o conteúdo ou salvá-lo como rascunho para depois. É possível compartilhar o Reels no Feed, nos Stories e até em mensagens via Direct.

 

  • Quais são os recursos disponíveis no Reels?

  • Áudio: é possível adicionar músicas e sons nos seus vídeos, assim como gravar os seus próprios áudios. Se quiser, dá para adicionar apenas trechos específicos do áudio;
  • Efeitos: permite adicionar diferentes filtros e efeitos nas suas gravações;
  • Velocidade: dá para acelerar ou desacelerar os vídeos, de forma a encaixá-los com o ritmo do áudio ou fazer câmera lenta;
  • Duração: é possível ajustar o tempo do vídeo, tendo as opções de 15, 30 e 60 segundos, o que permite o uso com mãos livres;
  • Alinhar: com esse recurso, é possível elaborar a melhor transição entre diferentes clipes!

 

 

  • Engajamento no Reels: como promover um Reels no Instagram?

 

Agora que sabe como fazer um vídeo, é momento de entender como promover um Reels no Instagram. Apenas gravar o vídeo não vai render muito, é necessário que a produção de conteúdo seja muito bem feita para ter o alcance que busca.

E como ter o seu engajamento no Reels do Instagram?

 

  • Tenha um planejamento antes de tudo

 

Para que o vídeo tenha sucesso, você deve ter um planejamento na gravação e criar um roteiro. O roteiro facilita na hora de produzir, pois você consegue entender perfeitamente o conteúdo que está entregando.

 

  • Busque pelas melhores hashtags

 

Hashtags são um elemento essencial em qualquer um dos formatos do Instagram. Ele classifica a sua publicação e aumenta a sua visibilidade – se o usuário buscar pela hashtag, sua postagem pode aparecer.

Porém, é importante que a hashtag se relacione com o seu vídeo – não tente enganar o algoritmo botando hashtags apenas porque são populares.

 

  • Escolha uma música que contribua para a sua popularidade

 

A sua produção de conteúdo deve sempre ter uma música ou um fundo com som – se escolher pela música, ela deve ser uma bem popular. Muitas vezes as pessoas encontram a sua postagem pela música que definiu.

 

  • Sempre busque tornar o seu conteúdo o mais profissional

 

Ao produzir conteúdo, não tenha medo de investir em ferramentas complementares de edição que tornem o seu vídeo mais profissional. Se quiser, edite os vídeos fora do Instagram e depois os adicione no Reels.

 

  • Conte com influenciadores digitais

 

Influenciadores digitais fornecem o aumento de engajamento que sua marca precisa e dão um rosto para o seu conteúdo!

 

  • Tenha constância e qualidade para manter o engajamento no Reels

 

Criar o engajamento nos vídeos do Instagram é até simples em relação a manter esse engajamento vivo. Para o algoritmo continuar lhe privilegiando, é necessário que mantenha a constância de postagens e, claro, a qualidade dos vídeos.

Por isso que é relevante contar com especialistas em engajamento no Reels. Fale com um profissional na área e veja o que pode ser feito!

Esse artigo foi desenvolvido pela equipe de conteúdo da Agência Gentileza.

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