Como aumentar as vendas no seu restaurante: 5 dicas poderosas

Um dos principais problemas enfrentados por empresários do ramo alimentício, é descobrir como aumentar as vendas do restaurante de maneira sistemática e reproduzível. 

Em outras palavras, é saber como vender mais em qualquer lugar e a qualquer momento.

Muitos chefs entregariam as receitas dos seus maiores sucessos se tivessem esse conhecimento.

É fato que vender mais não é tão fácil quanto fazer um omelete, além disso, não há uma receita pronta para essa questão.

No entanto, é um objetivo alcançável com um pouco de planejamento e dedicação.

Quer aprender como aumentar vendas do seu restaurante? Então veja 5 poderosas dicas a seguir!

1 – Crie um cardápio vegano e vegetariano para atender mais clientes

Um fato importante que todo empresário do setor deve entender é que veganos e vegetarianos podem não comer carnes ou produtos derivados de animais, mas isso não significa que eles não gostem de comer. 

No entanto, há uma ausência de oferta de boas opções de restaurantes para eles, especialmente um em que os consumidores possam aproveitar uma refeição ao lado dos amigos que não partilham dos mesmos hábitos alimentares.

Por isso, é interessante ter pelo menos uma opção vegetariana ou vegana em seu cardápio. O ideal é ter mais do que uma, claro, para oferecer variedade. Dessa forma, você não exclui nenhum potencial cliente e pode arranjar mais vendas.

Além disso, é importante ter em mente que o movimento vegano e vegetariano vem crescendo bastante no Brasil. 

Por isso, os restaurantes devem levar isso em conta para se posicionar de maneira adequada para não perder vendas para os concorrentes.

2 – Descubra como aumentar vendas do restaurante com o cross-sell e o upsell

Existem dois conceitos que todo empresário, especialmente do setor alimentício, precisa dominar: o cross-sell e o upsell

O primeiro deles consiste em vender um produto que é complementar ao que o cliente quer levar.

Já o segundo deles é tentar vender uma mercadoria que é melhor do que aquela que o cliente originalmente levaria. Existem dois exemplos fáceis de entender:

Se você já foi ao McDonald’s alguma vez, você provavelmente já chegou e pediu por um Big Mac. A atendente deve ter perguntado: “Acompanha batata e bebida por mais X reais?”.

Esse é um típico exemplo de cross-sell. Afinal, nele você está oferecendo produtos complementares (batata e bebida) ao que o cliente quer levar (Big Mac).

Suponha que você diga que quer batata e bebida. Agora, a atendente pergunta: “Quer levar o Big Mac duplo por mais x reais?”.

Nesse caso, trata-se de um upsell, ou seja: em vez de vender o item original (o Big Mac), a atendente oferece uma versão melhor e mais cara.

Para aprender como vender mais no restaurante, você precisa dominar o segredo do cross-sell e do upsell.

Nem todo estabelecimento alimentício oferece as mesmas oportunidades e, portanto, é importante analisar quais as as chances usar essas duas estratégias você tem.

3 – Ofereça delivery para conquistar mais clientes

Uma das maneiras que muitos restaurantes encontraram de atingir um público maior é ao oferecer serviço de delivery. No entanto, o sistema pode ser um pouco caro demais.

Além de montar um aplicativo ou linha telefônica, o estabelecimento precisa de entregadores.

Uma alternativa para deixar tudo mais barato são os aplicativos de entregas, como o iFood, Rappi ou Uber Eats. 

Ao se cadastrar neles, seu restaurante passa a poder servir todos os usuários dos sistemas, que são milhões e milhões de pessoas.

Os aplicativos ajudam a economizar, principalmente, na oferta de delivery, pois começaram a surgir restaurantes digitais, que são estabelecimentos que só oferecem comida por delivery.

Eles nem mesmo contam com um endereço fixo, já que usam cozinhas compartilhadas para produzir os alimentos e enviar pelos entregadores.

4 – Use ferramentas de geomarketing para atrair clientes

Quantas pessoas passam pelas ruas ao redor do seu restaurante? Dependendo do tamanho da sua cidade, dá para presumir que algumas milhares. Provavelmente, todas elas com um celular no bolso.

Esses smartphones estão todos conectados ao sistema GPS, o que permite que os algoritmos do Google e do Facebook saibam onde estão aquelas pessoas. 

Por isso, dá para enviar anúncios localizados por essas plataformas para quem está a 50, 100 ou 200 metros do seu estabelecimento.

Essa estratégia se chama geomarketing e é usada para atrair as pessoas que estão por perto de algum estabelecimento.

Para um restaurante, o melhor horário de utilizá-la é na hora do almoço ou do jantar.

5 – Crie eventos especiais e programas de fidelidade

Muitos restaurantes cometem o erro de confundir fidelidade com monotonia e, por isso, não conseguem fazer mais vendas. 

É importante que o estabelecimento tenha um projeto de fidelidade dos clientes para poder vender mais no dia a dia.

Uma ideia interessante pode ser firmar acordos com empresas da região para que seus funcionários almocem lá com desconto. Outra boa sugestão é criar eventos especiais para atrair as pessoas. 

Um restaurante por quilo pode, por exemplo, fazer a Terça da Feijoada ou a Quinta do Churrasco para chamar a atenção do público.

Aprendeu como aumentar as vendas do restaurante? Após aplicar essas 5 dicas, seu estabelecimento alimentício ficará mais perto de começar a ter mais vendas e uma saúde financeira melhor.

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