Como a visibilidade contribui para o SCM?

Já se foram os dias em que o gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM) global era linear e simples. A quantidade cada vez maior de dados, pessoas, processos e tecnologia, deu origem a uma grande complexidade neste mercado.

O compartilhamento de informações dentro das complexas redes globais de suprimentos com todas as camadas do supply chain, bem como o rastreamento e monitoramento das mercadorias, está ficando cada vez mais difícil de gerenciar. 

De acordo com um relatório da Geodis 2017 Supply Chain Worldwide, uma pesquisa realizada com 623 profissionais da cadeia de suprimentos em 17 países, 70% das empresas descreveram sua cadeia de suprimentos como “muito” ou “extremamente complexa”.

Além disso, 74% disseram usar de quatro a cinco modos de transporte diferentes em sua cadeia de suprimentos. Esses números mostram claramente o quanto a cadeia de suprimentos global está se tornando extensa e complexa. 

Neste sentido, a visibilidade da cadeia de suprimentos pode ser a resposta para as complexidades que surgem recentemente.

Talvez seja isso que tenha motivado os resultados de um estudo da Gartner, que aponta que até 2023, 50% das empresas líderes globais terão investido em soluções de real-time visibility.

Para entender mais sobre esse assunto, recomendamos que leia também esse conteúdo: O que é Supply Chain? Qual a importância de ter visibilidade?

O que é SCM?

Sigla para Supply Chain Management, o SCM nada mais é do que a gestão da cadeia de suprimentos. Ou seja, é o gerenciamento do fluxo de bens e serviços, incluindo todos os processos que transformam matérias-primas em produtos finais. 

Envolve a racionalização ativa das operações de uma empresa em termos de fornecimento, a fim de maximizar o valor do cliente e obter uma vantagem competitiva no mercado.

Como funciona o SCM?

O SCM representa os esforços dos fornecedores para desenvolver e implementar as cadeias de suprimentos mais eficientes e econômicas possíveis. 

 A cadeia de suprimentos se estende desde a produção até o desenvolvimento do produto, além dos sistemas de informação necessários para direcionar esses esforços. Normalmente, o SCM tenta controlar ou centralizar a produção, transporte e distribuição de produtos. Ao gerenciar a cadeia de suprimentos, as empresas podem reduzir os custos excessivos e colocar os produtos nas mãos dos consumidores mais rapidamente.

Isso é feito mantendo um controle mais rígido dos estoques internos, da produção interna, da distribuição, das vendas e dos estoques dos fornecedores da empresa.

O SCM se baseia na ideia de que praticamente todo produto que chega ao mercado é resultado do esforço de diversas organizações que compõem uma cadeia de suprimentos. 

Ainda que a cadeia de suprimentos exista há muito tempo, a maioria das empresas só recentemente prestou atenção a elas como um valor agregado às suas operações, entendendo a importância de um gerenciamento efetivo.

Visibilidade e SCM: por que aliar esses dois é tão importante?

Ter total visibilidade sobre o trânsito internacional das mercadorias é um dos maiores desafios do supply chain.

Confira a seguir alguns dos motivos mais importantes pelos quais ter visibilidade em seu SCM ao longo das cadeias de suprimentos globais é mais importante do que nunca:

1. Reduz interrupções na cadeia de suprimentos

Nos últimos anos, a gravidade e a frequência das interrupções na cadeia de suprimentos parecem estar aumentando. 

De acordo com um relatório do Fórum Econômico Mundial, interrupções significativas na cadeia de suprimentos reduzem o preço das ações das empresas afetadas em até 7%, em média. 

Uma das principais razões para o aumento das interrupções na cadeia de suprimentos de muitas empresas é a falta de visibilidade adequada sobre sua cadeia de suprimentos.

Situação essa que tem impacto negativo nas organizações, levando à perda de produtividade, aumento do custo de capital de giro, além de danos à reputação da marca. Portanto, para tentar evitar esses prejuízos, as empresas precisam de visibilidade imediata em seu SCM.

2. Diminui impactos negativos

Em nossa economia global — que está em constante expansão — as cadeias de suprimentos geralmente estão espalhadas por países, regiões e continentes.

Como resultado, as empresas podem ter dificuldades em monitorar cada etapa do trajeto de suas mercadorias e ter uma previsão exata de quando elas vão chegar.

A princípio, parece um aspecto simplório. Mas revela-se um desafio quando lembramos que as cadeias de suprimentos atuais são multicamadas.

Assim, quando surge alguma complicação no embarque, uma série de problemas pode acontecer — por exemplo, em casos de atrasos e demurrage.

(Para entender melhor sobre o que Demurrage se trata, confira esse conteúdo que preparamos especialmente para você: Demurrage de contêiner: o que é? Quanto custa? Como evitar?)

Por isso, contar com uma plataforma de visibilidade em tempo real, que permita reduzir ao máximo impactos negativos na linha de produção, no estoque e prejuízos financeiros é fundamental para seu SCM.

3. Reduz ineficiências

A visibilidade da cadeia de suprimentos de ponta a ponta fornece uma plataforma única onde tudo, desde a logística internacional até o desembaraço aduaneiro, pode ser rastreado em tempo real em escala global. 

Com uma plataforma de visibilidade como a que oferecemos aqui na Logcomex, por exemplo, é possível localizar mercadorias, bem como controlar o status de qualquer embarque, em qualquer dispositivo, com informações atualizadas em tempo real. 

O que ajuda a lidar com interrupções, tomar ações proativas, medir impactos e desenvolver estratégias de contingência, reduzindo ineficiências. 

Benefícios de uma plataforma de visibilidade

Além de tudo o que vimos acima, podemos citar como alguns dos maiores benefícios da visibilidade para a gestão da cadeia de suprimentos, eles são:

  • Redução em 20% de custos desnecessários; 
  • Liberação 40% mais rápida das mercadorias;
  • Agilidade do processo de transporte em 5%;
  • Maior eficiência no giro de estoque (evitando a ruptura);
  • Melhora da experiência do cliente e dos níveis de satisfação;
  • Planejamento financeiro mais eficiente.

Portanto, se torna fundamental para o seu negócio contar com uma plataforma de visibilidade para o SCM.

Como o LogManager pode prover visibilidade para seu SCM?

O LogManager é a plataforma de visibilidade da Logcomex que fornece rastreamento e monitoramento de carga em tempo real habilitados para IoT (Internet das Coisas).

Assim, a plataforma fornece visibilidade das suas mercadorias em trânsito, permitindo o desenvolvimento de operações de cadeia de suprimentos mais inteligentes, eficientes e responsivas. 

A solução conecta contêineres, cargas, embarcações e reboques intermodais com sistemas de TI por meio do uso de sensores de geolocalização, dados do armador e uma plataforma baseada em nuvem. 

Esses sensores captam e transmitem sinais e dados para fornecer uma imagem mais próxima da localização geográfica das mercadorias em trânsito para as empresas, 100% online e em tempo real. 

Ao ter a possibilidade de acessar esses dados a qualquer momento e a partir de qualquer lugar, os líderes da SCM podem realizar ações proativas e tomar decisões mais rápidas e inteligentes quando se trata de eventos e atrasos não planejados e distrativos na cadeia de suprimentos.

Graças à solução inteligente de monitoramento de carga LogManager, mais de 1.600 empresas ao redor do mundo têm o poder de tomar decisões operacionais melhor informadas e baseadas em informações sólidas, mantendo o controle de suas cargas desde a origem até o destino. 

Se ficou interessado nesse assunto e quer saber mais, clique aqui. Acessando esse link será possível entender melhor como todo esse serviço funciona.