Como a energia solar nos permite poupar dinheiro?

Com grande parte da população mundial falando sobre sustentabilidade, a forma como produzimos energia não poderia ficar de fora dessa. A energia solar é uma fonte de energia limpa e uma das mais promissoras para obtenção energética, pois poupa muito dinheiro. 

Como funciona a energia solar? 

A energia solar se dá de duas formas: fotovoltaica e solar térmica. A fotovoltaica usa placas solares, que são uma das formas mais eficientes de poupar dinheiro com energia, além de serem totalmente sustentáveis. Elas convertem raios solares em energia solar

A solar térmica é usada para aquecer a água, reduzindo em até 80% de energia, quando usada, por exemplo, para aquecer água do banho ou em questões industriais. Já imaginou o tamanho da economia nestes casos?! 

O Brasil ainda não é líder de mercado desse tipo de energia, porém algumas empresas já estão investindo muito na mesma, pois sabem do grande potencial financeiro que elas têm. Inclusive, a maior usina fotovoltaica da América Latina fica em Minas. 

Essa usina fica localizada em Pirapora, norte de Minas, onde faz muito calor. Lá estão instalados mais de 1 milhão de painéis fotovoltaicos, com potencial para fornecer energia solar para 420.000 residências, além de empresas, que reduziram muito sua conta de luz. 

Por que a energia solar é mais barata? 

Primeiro que a produção de energia solar exige mínima manutenção, o que já é uma redução de gastos enorme. Segundo que não é necessário grandes áreas para instalação de coletores e placas solares. 

A energia solar é uma tendência no mercado mundial porque ela une dois fatores muito importantes: sustentabilidade, pois é uma energia renovável de uma fonte inesgotável (o Sol) e é totalmente econômica. 

Ela atende a todos os públicos. É atraente tanto para empresas privadas quanto para o poder público e residências. 

Benefícios da energia solar em casos específicos 

Se analisarmos principalmente às questões agrícola e industriais, vamos perceber o quanto a energia solar pode ser mais barata. Pois, por exemplo, é necessária muita energia elétrica para bombear ou reusar a água e tratá-la em caso de efluentes. 

O bombeamento solar faz parte de um kit de instalação e acompanha a tecnologia das placas solares. O consumo de energia da bomba é muito econômico e poucas placas solares são suficientes para dar conta do serviço.

Comunidades também podem se beneficiar com essa tecnologia para obter água potável de forma muito mais barata. Principalmente em comunidades mais carentes, quando é necessário bombear água dos reservatórios próximos ou tratá-las. 

Além de ajudar o meio ambiente, você estará investindo em economia energética, que reflete diretamente no seu bolso! Você encontra os recursos de energia solar em empresas como a Emap Solar, na qual você pode solicitar um orçamento com a garantia do melhor custo x benefício.